Comunicação Interna Conteúdos

Como Garantir que Ninguém irá Ler seus Comunicados Internos em 7 PassosTempo de Leitura: 6 minutos

comunicados internos
Escrito por Daniéli Closs

Está sem tempo para ler ou prefere ouvir o artigo? Experimente o player abaixo:


Um amigo compartilhou sua experiência comigo de que todos os dias tinha o desafio de conquistar a atenção da equipe. Disse que já havia tentado várias coisas, mas que na maioria das vezes os comunicados eram ignorados ou então esquecidos facilmente pelos colegas.

Sentamos para discutir o que estava influenciando e deixando os colaboradores apáticos perante as informações que recebiam. Identificamos que a cultura da organização em que ele trabalhava influenciava muito na forma de comunicar, mas também que várias características do método que ele usava estavam prejudicando o ciclo da comunicação.

Boas práticas de como fazer e dicas para realizar uma comunicação interna eficaz estão por toda a parte. Inclusive aqui em nosso blog já divulgamos diversos artigos e materiais para contribuir com a comunicação das empresas, já que esse é o nosso objetivo principal.

Mas hoje vou apresentar o contrário, vou dar dicas de ações que vão garantir a ineficácia de seus comunicados. Afinal, sabendo o que não devemos fazer, teremos o primeiro passo para alcançar sucesso em alguma tarefa.

Então se você quer assegurar que ninguém leia seus comunicados, assim como meu amigo fazia, é só seguir estes 7 passos:

1 – São só 1500 palavras

comunicados internos - seja breve

Todos os dias seus colaboradores recebem milhares de emails. Dependendo do cargo, eles leem vários outros textos diariamente.

Os “textões” são odiados nas redes sociais. Todo mundo prefere assistir um vídeo ou olhar uma imagem.

Então, para garantir que ninguém leia seus comunicados internos, use muito texto. Sempre escreva parágrafos densos e explicativos, seja bastante prolixo e nunca inove nos formatos.

Se utilizar apenas textos, sem imagens ou vídeos, vai garantir que o colaborador perca o interesse assim que souber que você está tentando se comunicar com ele (uhuuul).

Como melhorar: 6 Tendências em Comunicação Interna

2 – Capitão Caverna

comunicados internos - multicanal

Utilize apenas um canal de comunicação interna.

Envie tudo por e-mail, por exemplo, assim a informação “morre” no momento que o e-mail é fechado.

Melhor ainda, utilize canais impressos. Coloque tudo somente no jornal mural ou apenas no periódico da empresa, e somado ao texto denso que você vai utilizar, dificilmente alguém vai notar que tem algo importante lá.

Como melhorar: Vantagens e Desvantagens de 9 Ferramentas de Comunicação Interna

3 – Falando Grego com quem só entende Português

comunicados internos - personalize e segmente

Cada pessoa é diferente, tanto na idade quanto nos hábitos. Em uma organização existem diversos perfis, diversos cargos e departamentos, alguns até mesmo trabalham sem chegar perto de um computador.

Por isso, personalizar e segmentar os comunicados internos não é o ideal. Se você enviar a mesma informação, pelo mesmo canal para todo mundo, a taxa de recepção e entendimento será a mais baixa possível.

Se a forma de conversar com o colaborador não for segmentada ele não se sentirá importante para a organização, então também não sentirá que é importante saber o que acontece na empresa (e é esse nosso objetivo como comunicadores, certo? #sóquenão).

Como melhorar: O que os colaboradores querem da comunicação no ambiente corporativo?

4 – Teias de Aranha são a Última Moda

comunicados internos - atualize “Você vai na festa da empresa?

— 

— Ah não, era semana passada!”

Se você quer garantir que ninguém fique sabendo dos eventos da empresa, ou qualquer outra informação importante, basta não ter uma regularidade na publicação de novos conteúdos.

Essa prática quando constante vai deixar na mente dos funcionários que as informações nunca estão atualizadas e por isso todos vão parar de olhar os canais de comunicação que você utiliza.

Então deixe as teias de aranha tomarem conta dos seus canais de comunicação, mas saiba que ninguém vai aparecer pra festa de halloween, porque eles só vão saber depois que ela acabou.

Como melhorar: Benefícios da TV Corporativa para a Comunicação Interna

5 – Transmita apenas Vídeos Institucionais

comunicados internos - atualize

Criar uma estratégia de transmissão de informações não é muito indicado, principalmente se você não quer que os colaboradores busquem saber das informações.

Para alcançar isso basta divulgar apenas aqueles vídeos institucionais de 30 minutos ou então enviar manuais e pdfs imensos (que ninguém vai ler).

Cuidado ao misturar entretenimento com avisos importantes, se você fizer isso o colaborador pode prestar a atenção em seus comunicados.

Como melhorar: Gamificação – Saiba o que é e como aplicar na CI de sua empresa

6 – Ignore os Líderes

comunicados internos - envolva a liderança

Os líderes são o elo entre a empresa e seus times, por isso esqueça deles. Não alinhe o discurso da empresa com os gestores e deixe que os colaboradores descubram tudo sozinhos e sem a interlocução dos líderes.

Se o seu objetivo é alcançar uma cultura desalinhada e transformar a comunicação em uma bagunça, ignore as lideranças na estratégia.

Considerar os líderes para melhorar a comunicação na empresa não é indicado, pois vai proporcionar resultados melhores e cultivar bons hábitos entre os funcionários.

Como melhorar: 6 Dicas para melhorar a comunicação dos líderes

7 – O boca a boca já era

comunicados internos - face a face

Esquecer que somos humanos é o toque final para alcançar o insucesso com os comunicados internos.

Com a tecnologia as pessoas estão se afastando cada vez mais e você deve colaborar com isso. Trabalhar em frente ao computador o dia todo, não se conectar com os colegas e fugir quando chegar algum feedback são comportamentos ideais de quem não deve trabalhar com comunicação.

Sua reputação como comunicador vai por água abaixo e ninguém vai querer se comunicar com alguém que não gosta de conversar.

Como melhorar: Ebook 22 Boas práticas de Comunicação Interna

Resultado Alcançado

Seguindo esse passo a passo você terá alcançado os resultados mais negativos possíveis. Colaboradores desalinhados, desengajados, desinformados e muitos outros “des”.

Comunicados internos que ninguém irá ler ou se interessar em saber, times sem objetivos claros, produtividade baixa e turnover alto são algumas das conquistas que você vai conseguir se seguir essa lista de dicas.

Mas caso seu interesse for o contrário, ou seja, melhorar todos esses aspectos citados, a solução é investir e criar uma cultura de comunicação.

Dessa forma, você irá transformar a comunicação em um hábito, melhorando o alinhamento dos colaboradores com os objetivos estratégicos da empresa, a retenção de talentos, a produtividade e até o clima organizacional.

Neste caso, para iniciar esta missão, sugiro que você confira nosso whitepaper:


Sobre o autor

Daniéli Closs

Relações Públicas por formação, com experiência em liderança, gestão de pessoas e comunicação interna. Conhecimento avançado em marketing digital, apaixonada pelo que faz e entusiasta da evolução.