Comunicação Interna Conteúdos

O que os Colaboradores Querem da Comunicação no Ambiente Corporativo?Tempo de Leitura: 3 minutos

comunicação no ambiente corporativo
Escrito por Eric Vazzoler

Se você tivesse que melhorar a satisfação e o engajamento de seus colaboradores, o que você faria?

Compraria uma mesa de ping-pong para divertir o time na hora do almoço? Daria frutas e lanches ao longo do dia para todos? Talvez ofereceria um convênio com academias? Ou pensaria em melhorar a comunicação no ambiente corporativo?

Benefícios x Comunicação?

De acordo com uma pesquisa realizada pela 15Five, 81% dos colaboradores preferem trabalhar em uma empresa que possui uma comunicação aberta com seus funcionários ao invés das empresas que apenas oferecem bons pacotes de benefícios.

Se considerarmos apenas a resposta dos Millennials nesta pesquisa, esta porcentagem sobe para 84%. Isto nos faz concluir que esta preferência é uma tendência que irá crescer cada vez mais.

Isto não quer dizer que o pacote de benefícios não importa para os colaboradores, mas será que as prioridades dos investimentos das empresas estão corretos quando o objetivo é atrair e reter talentos?

Os Problemas de Comunicação no Ambiente Corporativo

Apesar disso, esta pesquisa também mostra que apenas 15% dos participantes estão muito satisfeitos com a qualidade da comunicação dentro da companhia.

Quando perguntados sobre quais são as principais barreiras da comunicação com a liderança, 31% dos colaboradores citam a falta de transparência, 24% dizem que os gerentes estão muito ocupados para ouví-los e 23% reclamam da falta de habilidade de comunicação dos líderes.

Outro problema é a frequência dos feedbacks que os colaboradores dão para melhorar seus trabalhos. Segundo a pesquisa, 40% dos funcionários compartilham suas ideias poucas vezes ao ano.

Confira a pesquisa no infográfico abaixo:

comunicação no ambiente de trabalho

 

A Solução para os Problemas

Os benefícios e jogos para momentos de lazer podem ser os diferenciais escolhidos no momento em que o profissional está procurando por um novo emprego e é claro que também são importantes.

Contudo, quando o colaborador já estiver trabalhando e perceber que a comunicação não acontece da forma que deveria, que o feedback não existe e que a conversa com o líder não acontece de forma natural, os benefícios e jogos não terão tanta importância e o funcionário poderá escolher trocar de empresa.

Portanto, está se tornando cada vez mais necessário avaliar onde os investimentos serão feitos, se em mais opções de jogos e benefícios, ou em melhorar a comunicação e consequentemente aumentar a retenção de talentos e otimizar diversos processos.

Entender a importância da comunicação para as organizações é o primeiro passo para começar a mudança. Os benefícios ao investir no setor são diversos, além do feedback, promove o engajamento, aumenta a produtividade, fortalece a cultura e gera resultados financeiros.

Agora que você já sabe que um dos principais diferenciais para reter talentos é uma comunicação interna eficaz, você já pode partir para a ação. Baixe nosso e-Book com 22 boas práticas para melhorar a Comunicação Interna:


Sobre o autor

Eric Vazzoler

Engenheiro eletricista deslumbrado pela Comunicação com os Colaboradores e pelo Marketing Digital. Líder da equipe de Marketing de Conteúdo da Progic. Apaixonado por livros, filmes, músicas, games e pedalar no meio da natureza.