Comunicação Interna Conteúdos

6 Tendências em Comunicação Interna para 2017Tempo de Leitura: 6 minutos

6 tendências em comunicação interna
Escrito por Eric Vazzoler

Os ventos são de mudanças… e a Comunicação Interna também está sendo afetada por essa revolução.

Obs: Para um efeito mais dramático, sugerimos que escute esta música enquanto lê o artigo:

Scorpions – Wind of Change

Então, como eu ia dizendo… tempos de mudança.

A tecnologia está cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas.

Só no Snapchat, uma rede social relativamente nova, são assistidos mais de 10 bilhões de vídeos todos os dias. No Facebook, mais de 8 bilhões.

A forma e a velocidade que as pessoas consomem informações não é a mesma do que há 10 anos, ou há 5 anos e, com certeza, não será a mesma em 2020, ou 2025.

E essa mudança constante que está acontecendo é comportamental. Ela afeta as pessoas tanto fora quanto dentro do ambiente de trabalho.

Para os gestores das empresas, essas mudanças acrescentam vários novos desafios na forma de lidar com os colaboradores. E um papel fundamental para enfrentar todos esses desafios é o da Comunicação Interna.

O papel do comunicador está cada vez mais amplo e estratégico nas corporações e, para o profissional conseguir assumir todas essas responsabilidades, é necessário se manter atualizado e acompanhar as tendências em comunicação interna.

Tendências em Comunicação Interna para 2017

Estudamos o que grandes referências do setor estão dizendo, baseados em pesquisas, e listamos as 6 principais tendências em comunicação interna para este ano. Veja:

1 – Digitalização da Comunicação Interna – It’s (R)evolution Baby!

Não tem mais volta, as ferramentas digitais invadiram o ambiente corporativo.

comunicação interna digital

Para acompanhar as mudanças comportamentais das pessoas, as empresas estão cada vez mais sentindo a necessidade de migrar das antigas ferramentas impressas, como as newsletters, os house organs e os jornais murais, para os canais digitais.

O e-mail e a intranet já são velhos conhecidos de todos, mas a rede social corporativa, os Apps e os murais digitais estão ampliando a comunicação com os colaboradores e remodelando a forma que esse relacionamento é feito.

Como Luiz Antônio Gaulia disse para a ABERJE:

“A agilidade do digital demanda formatos e linguagens capazes de passar recados de forma instantânea e é preciso comunicar em 140 caracteres recheados de apelos visuais. Chega de chatice.”

2 – Vídeo

Para alguns especialistas, o vídeo nem é mais uma tendência de comunicação interna, é uma certeza.

tendência de usar vídeo no trabalho

De todas as tecnologias que estão transformando a maneira de se comunicar com os colaboradores, o formato audiovisual é o que mais se destaca. Em todas as pesquisas e artigos sobre o futuro da comunicação com os colaboradores o vídeo está listado e, geralmente, em primeiro lugar.

Segundo a pesquisa de tendências de comunicação interna feita pela Socialbase, nas grandes empresas a TV Corporativa é a ferramenta que receberá o maior investimento em 2017, seguido pela Intranet e pelos Apps para smartphones.

tendência de usar tv corporativa

E esse é um fato muito animador para nós da Progic, responsáveis pelo endomarketing.tv. E não é apenas por que somos uma empresa especializada em TV Corporativa, mas porque conhecemos o poder que o vídeo tráz para a comunicação da empresa.

Há anos acompanhamos projetos desse canal serem implantados em pequenas, médias e grandes empresas, e sempre com feedbacks positivos. Sabemos como a TV Corporativa pode potencializar o relacionamento com os colaboradores, deixando a comunicação atrativa e ágil.

Para saber mais como funciona a TV Corporativa e todas as novas possibilidade que este canal oferece, acesse nosso site.

3 – Personalização da Mensagem

Quanto maior for o público que você quer atingir com a mesma mensagem, menos eficaz essa mensagem será.

Em empresas com centenas de colaboradores, é irreal imaginar que um diretor e um trabalhador de chão de fábrica se comuniquem da mesma forma e se interessem pelas mesmas informações.

Por isso, é importante ter em mente que diferentes públicos precisam receber informações relevantes de acordo com o seu papel na empresa, e utilizando uma linguagem adequada.

A boa notícia é que com os canais digitais que estão tomando conta do ambiente corporativo, essa segmentação é uma tarefa cada vez mais simples.

4 – Mensuração das Ações de CI

“Sem dados, você é apenas outra pessoa com uma opinião.” – William Deming  

Outra tendência que veio pra ficar é a medição e o acompanhamento de métricas e indicadores da Comunicação Interna. Ser capaz de quantificar as ações do setor é essencial para deixar mais palpável o valor do departamento para a alta gestão.

Segundo a pesquisa de tendências do setor, praticamente todos os profissionais reconhecem a importância da mensuração das ações de comunicação interna. Porém, este ainda é um dos principais desafios do departamento.

E para auxiliá-lo nesta tarefa, você pode fazer o download do kit de mensuração da comunicação que fizemos junto com a Socialbase:

whitepaper metricas da comunicação interna

Métricas da Comunicação Interna

5 – Gamificação

E com os diversos canais digitais que estão entrando no ambiente corporativo, uma estratégia que vai ser cada vez mais comum nas empresas é a gamificação.

Esta é uma forma lúdica de motivar a equipe a atingir metas e alinhá-la aos objetivos da empresa, além de ser efetivo também em treinamentos e capacitações. Transformar o ambiente de trabalho em um grande game torna a jornada mais leve e divertida.

Fizemos um artigo bem completo sobre a Gamificação, mostrando o que é essa estratégia, suas vantagens, como aplicar em sua empresa e apresentando alguns exemplos de gamificação para a comunicação interna. Acesse o link abaixo e confira:

6 – Comunicação Face a Face

E mesmo com todas tendências tecnológicas que estão mudando a forma de se comunicar dentro da empresa, cada vez mais o diálogo face a face é visto como indispensável para o relacionamento entre os colaboradores.

É claro que em uma empresa com centenas ou milhares de funcionários é imprescindível a utilização de canais digitais para obter uma comunicação eficiente, mas sempre que possível, converse pessoalmente.

Como disse Luiz Antônio Gaulia:

“Nenhuma tecnologia vai poder substituir esse contato humano presencial cujas reações, anseios, linguagem corporal e afetos são sempre um grande desafio.”.

A comunicação face a face é mais direta, clara, com sentimentos, sem barreiras e ainda é o melhor método para criar boas conexões entre as pessoas.

comunicação face a face


E aí, concorda com essas tendências em comunicação interna? Já tinha visto pesquisas sobre esse assunto? Gostou de nossas considerações?

Deixe nos comentários abaixo.

(P.S. – Se a resposta foi “não” para todas as perguntas anteriores, veja pelo lado positivo: pelo menos você escutou uma das melhores músicas de todos os tempos! :D)

Sobre o autor

Eric Vazzoler

Engenheiro eletricista deslumbrado pela Comunicação com os Colaboradores e pelo Marketing Digital. Líder da equipe de Marketing de Conteúdo da Progic. Apaixonado por livros, filmes, músicas, games e pedalar no meio da natureza.