Conteúdos

6 Dicas para Melhorar a Comunicação dos LíderesTempo de Leitura: 4 minutos

comunicação dos líderes

Não tem como ser um grande líder sem antes ser um grande comunicador. Dentro das organizações, as habilidades de comunicação dos líderes definem o grau de engajamento de suas equipes.

Do ponto de vista dos colaboradores, a maior parte das informações recebidas diariamente vêm de seus líderes, e não do departamento de comunicação interna ou RH.

Tanto é que o principal problema enfrentado pela equipe de comunicadores é, justamente, “gerentes com pouca habilidade em comunicação”.

E como todos estão em busca de objetivos comuns dentro da empresa, tanto a equipe responsável pela comunicação interna quanto os líderes devem se apoiar para garantir que não hajam entraves na comunicação.

Veja 6 Boas Práticas para Melhorar a Comunicação dos Líderes

1 – Conhecer o Time

Cada pessoa tem ambições diferentes. Se o líder não estiver ciente dos sonhos de cada integrante de sua equipe, dificilmente ele conseguirá que a pessoa se engaje nas ambições da empresa.

Assim, o líder deve dedicar tempo para conhecer seus colegas de trabalho. É importante escutar suas histórias, entender suas visões e compreender seus sonhos.

E este diálogo precisa ser genuíno. O líder precisa mostrar interesse e que se importa com isso. Só assim ele conquistará a confiança de seus colaboradores para comunicar os sonhos da empresa e alinhar com os sonhos de cada pessoa. Inclusive, ao fazer isto, ganha-se respeito:

frase de roosevelt

2 – Ser um Motivador

Um dos princípios de uma comunicação efetiva para um líder é a habilidade de saber motivar sua equipe. E não estamos mais na época em que as pessoas eram “motivadas” pelo medo de perder o emprego, ou apenas pelo respeito aos seus superiores.

Os fatores que motivam as pessoas atualmente estão em degraus mais altos na pirâmide de Maslow, fatores como realização pessoal e reconhecimento.

Por isso, como um líder, é necessário saber motivar seu time através dos razões corretas. Comunicar a visão de sucesso da empresa, mostrar o caminho para alcançar esta visão e o que cada pessoa irá ganhar ao alcançar este objetivo.

3 – Ser Honesto e Transparente

A honestidade é a base de uma relação de confiança. E se não temos uma relação de confiança, toda comunicação é afetada.

Se os comunicadores se sentem como adversários o efeito da comunicação será totalmente diverso caso eles se considerassem amigos.
Tomasi & Medeiros

Para a comunicação dos líderes ser eficiente, ela precisa ser verdadeira. Dar falsas esperanças ao colaborador irá funcionar apenas uma vez.

4 – Escutar as Pessoas

Em times efetivos, a comunicação flui em todos os sentidos e não apenas de cima para baixo. O líder deve ter mais autoridade no assunto, mas isso não significa que ele está sempre correto ou que sua abordagem é sempre a melhor.

Os melhores comunicadores são ótimos ouvintes. Para isso, é necessário prestar atenção no que a pessoa está falando, e não ficar formulando o próximo argumento para vencer a discussão enquanto a pessoa fala.

O primeiro passo para se tornar um bom comunicador é saber que não se adquire sabedoria falando, mas sim ouvindo. Diálogos abertos nos expõem a outras formas de pensar, nos desafiando e desenvolvendo como pessoas.

No final das contas, para um colaborador, não importa se a opinião dele foi a vencedora, mas sim se ela foi ouvida e discutida.

5 – Ser C5

A mesma regra da comunicação interna também vale para a comunicação dos líderes. É muito importante ser Claro, Consistente, Contínuo, Curto e Completo ao realizar a comunicação com a equipe.

6 – Comunicar pelo Exemplo

O “faça o que eu digo mas não faça o que eu faço” não funciona no ambiente corporativo. Aqui um exemplo do “Seja consistente”. Não adianta comunicar que algo deve ser de um jeito e na prática fazer de outro. O exemplo é, inclusive, a melhor forma de influenciar o comportamento dos colaboradores.


A má comunicação traz desgastes nas relações, agressões verbais, perda de tempo com retrabalho, mal entendidos, suscetibilidades afetadas, perda de motivação e stress. Liderar é comunicar para atingir os objetivos da empresa.
Ricardo Martiniano (Comunicação empresarial: teoria e pesquisa)

Sobre o autor

Igor Gavazzi Vazzoler

Fundador e Diretor de Inovação da Progic Tecnologia. Engenheiro eletricista pela UFSC com MBA em Gestão de Projetos pela FGV.