Por Ananda Moreira

Temos visto ultimamente que priorizar o bem-estar e a qualidade de vida do colaborador é sinônimo de sucesso, já que uma equipe saudável e engajada é fundamental para impulsionar a produtividade, a criatividade e a satisfação no trabalho. Por isso, investir em ações que promovam a qualidade de vida no trabalho e que incentive colaborador a melhorar a qualidade de vida pode contribuir para o clima organizacional, a cultura e os resultados da empresa.

O movimento de busca por hábitos saudáveis e práticas que contribuam para a saúde mental, física, social e financeira não é recente, mas a sua relevância cresceu de forma significativa após a pandemia.

Mesmo antes disso, já se sabia que investir no bem-estar do colaborador sempre traz bons frutos. Mas com a incerteza gerada na pandemia muitas pessoas passaram a olhar para a saúde e para os próprios hábitos com mais atenção, assim como as empresas também deveriam estar olhando.

A saúde do colaborador é um tema muito debatido no meio de trabalho. Uma equipe saudável certamente se engajará mais nas atividades propostas pela empresa, será mais produtiva, estará mais disposta, tomará decisões melhores e representará melhor a empresa.

E para a equipe permanecer saudável, é fundamental priorizar a saúde e o bem-estar do colaborador como um valor inegociável da empresa, incentivando uma vida equilibrada entre trabalho e as demais tarefas essenciais para a vida de cada indivíduo.

As empresas que entenderem que isso é um investimento sairão na frente e terão os colaboradores mais dispostos, criativos, engajados e com senso de pertencimento para com a empresa.

Então, confira nesse artigo a importância da promoção de qualidade de vida no trabalho e como isso pode trazer vantagens tanto para os colaboradores quanto para a organização. Apresentamos também 8 estratégias de endomarketing para aplicar na empresa e promover a qualidade de vida no trabalho.

O que é qualidade de vida no trabalho?

Inicialmente, é importante trazer uma definição de qualidade de vida geral para sabermos no que estamos nos baseando.  

A qualidade de vida é uma percepção subjetiva do indivíduo do seu bem-estar geral em relação à vários aspectos da própria vida. Esses aspectos estão relacionados à saúde física e mental, aos relacionamentos, às condições de trabalho, a segurança financeira, autonomia, liberdade e demais aspectos. 

Ela é influenciada por diversos fatores e o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho é um dos principais fatores que está sob controle da empresa e do indivíduo, por isso, é importante se atentar a esse fator.  

Há também a influência das condições de trabalho na saúde mental e física, bem como na segurança financeira. Isso inclui fatores como: se o seu salário está de acordo com o mercado ou não, quais são os benefícios que você recebe, como se dão as relações no trabalho, como é o dia a dia e o clima na organização, como é a cultura organizacional e os valores da empresa, quanta autonomia é dada aos colaboradores etc. 

Já falamos aqui sobre hábitos saudáveis no trabalho e como eles influenciam na empresa e na vida do colaborador, especificando que hábitos são importantes para se atentar, como sono, exercício físico, alimentação etc. Caso tenha interesse em se aprofundar no assunto, convido você a lê-lo aqui no blog. 

A importância da qualidade de vida no trabalho para os colaboradores e para a empresa 

Após entender do que se trata qualidade de vida no trabalho, é importante entender o papel da empresa nisso e os benefícios de investir na promoção de qualidade de vida dos colaboradores. 

O desempenho e a satisfação no trabalho são influenciados diretamente pela percepção de qualidade de vida dos colaboradores. Com uma boa qualidade de vida, eles podem vir a experimentar níveis mais baixos de estresse, que em excesso pode ser bem nocivo à saúde, maior motivação e engajamento, além de uma melhor capacidade de lidar com os desafios do dia a dia. 

Quando os funcionários se sentem valorizados e têm suas necessidades atendidas, eles tendem a se engajar mais, a se sentirem mais motivados e a se comprometer mais com os objetivos da empresa.  

Ainda, priorizar a saúde e o bem-estar dos colaboradores com o intuito de promover a qualidade de vida contribui para redução dos riscos de doenças relacionadas ao trabalho, como a Síndrome de Burnout, o estresse, o esgotamento e problemas de saúde no geral. 

Também reduz o absenteísmo e melhora o clima organizacional da empresa, haja vista que pessoas saudáveis geralmente são mais dispostas e bem-humoradas, o que influencia nos relacionamentos da pessoa. 

Além disso, priorizar o bem-estar e o equilíbrio na vida é algo positivo para manter e atrair talentos no mercado, podendo funcionar como uma estratégia de retenção e de atração de novos profissionais interessados. Por isso, considerar esse valor como um pilar fundamental da empresa pode ser uma ferramenta poderosa de atração e retenção, não só de engajamento. 

Isso contribui muito para a experiência do colaborador e sabemos que tudo que contribui para uma melhor trajetória do colaborador na empresa fortalece o employer branding, que é a reputação da marca como uma boa empresa a se trabalhar. 

Ideias de endomarketing para promover a qualidade de vida dos colaboradores 

Então, tendo em vista todas essas vantagens e benefícios de promover a qualidade de vida no trabalho, veja agora 8 estratégias de endomarketing para aplicar na sua empresa. 

Lembre-se de adaptar essas ideias às necessidades, à realidade e à cultura da sua empresa, garantindo que as ações promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores da sua organização.  

Investir na qualidade de vida dos colaboradores cria um ambiente propício ao desenvolvimento, à satisfação e ao sucesso na empresa. 

1) Palestras mensais sobre o tema 

O tema de qualidade de vida é bem amplo e pode ser trabalhado em diferentes aspectos, por isso, é interessante que se faça diferentes palestras com regularidade. Pode ser mensal ou o quanto você julgar necessário, desde que seja constante.  

As palestras são ferramentas bem interessantes e versáteis, pois proporcionam aprendizado e a troca de informações, além de promover a interação também. Caso você tenha convênio com a UNIMED, por exemplo, alguns planos oferecem a possibilidade de palestras sobre os mais variados temas. Vale a pena conferir, basta enviar um e-mail solicitando. 

Além disso, a primeira ação do Programa de Qualidade de Vida da Progic foi uma palestra interna sobre hábitos e qualidade de vida ministrada por mim, estudante de Psicologia. Regravamos caso você tenha interesse em apresentar na sua empresa também. Ela está disponível no youtube para ver on-line. 

2) Programas de qualidade de vida e bem-estar  

Crie um programa de qualidade de vida na empresa! Um programa de qualidade de vida é um compromisso com a saúde e o bem-estar do colaborador, se comprometendo a realizar diversas ações relacionadas aos pilares da qualidade de vida.  

As ações podem ir desde palestras até desafios entre os colaboradores, aulas de yoga ou de ergonomia, palestras internas, quizzes sobre diversos assuntos, produção de conteúdos informativos, compartilhamento de dicas entre os colaboradores e mais. Além de ter criatividade, é muito importante que você ouça os seus colaboradores e traga assuntos relacionados as demandas deles! 

3) Gamificação e desafios 

Uma estratégia que tem funcionado muito é promover a gamificação de alguns processos para aumentar o engajamento dos colaboradores na atividade. Se você oferecer algum prêmio ou brinde ao final do jogo, fica mais motivador ainda.  

Um exemplo disso foi visto na Progic, em que promovemos um desafio em que os progicanos deveriam compartilhar alguma receita saudável e fácil e tendo acesso às receitas dos outros colegas eles deveriam postar no app de comunicação interna uma foto de alguma das receitas sendo preparada! Para quem participou, sorteamos um brinde bem especial. 

Vale a pena se inspirar, veja o exemplo no final do artigo. 

4) Hábitos saudáveis no trabalho 

Sabe-se que diversos hábitos podem influenciar na nossa qualidade de vida, por isso, é importante que o colaborador fique atento. Assim, pode ser muito interessante divulgar conteúdos e fazer campanhas sobre essa temática.  

Já falamos aqui no blog sobre quais alguns hábitos saudáveis simples, mas que fazem a diferença e como promovê-los na empresa. Preparamos um kit de materiais de endomarketing completo, com imagens para redes sociais e TV Corporativa, vinhetas, modelo de newsletter e mais! Não deixe de conferir.  

5) Flexibilidade e qualidade de vida 

Sabemos que as condições de trabalho podem influenciar na qualidade de vida do colaborador. A flexibilidade é um valor muito importante para muitos profissionais no mercado e que ela pode trazer diversos benefícios para a empresa, a depender da realidade da organização.  

Se é possível oferecer opções flexíveis de horário e de formato remoto, considere a opção. O trabalho remoto traz diversas vantagens às empresas e aos colaboradores, permitindo maior autonomia, menor tempo de deslocação e mais equilíbrio no dia a dia. Isso faz com que fique melhor para conciliar as responsabilidades profissionais e pessoais e poder aumentar a qualidade de vida.  

6) Incentivo à alimentação saudável 

A alimentação saudável também é uma parte que influencia bastante na qualidade de vida e no bem-estar. Uma forma de incentivar essa prática é disponibilizando opções de refeições balanceadas e saudáveis no ambiente de trabalho, como frutas frescas, lanches naturais ou até mesmo pensar em uma parceria com empresas de refeições saudáveis.  

Também é interessante promover palestras ou workshops sobre nutrição, que abordem temas importantes, dicas e receitas saudáveis aos colaboradores. Além disso, incentivar a ida no nutricionista também pode ser uma medida bem importante, contratando algum profissional ou facilitando a consulta. 

7) Promova a inteligência emocional  

A inteligência emocional é um conjunto de habilidades que diz respeito a como o indivíduo percebe as próprias emoções e as dos outros, sendo fundamental no ambiente de trabalho. Essas habilidades podem ser desenvolvidas ao longo da vida e incentivar esse processo pode trazer benefícios à empresa, à saúde mental e à qualidade de vida do colaborador. 

Por isso, trabalhar esse tema na empresa e realizar ações com o intuito de incentivar o desenvolvimento dessas habilidades é uma estratégia inteligente. É possível fazer palestras sobre o tema, estabelecer parcerias com psicólogos ou facilitar o acompanhamento psicológico por planos de saúde ou fora dele. 

Também preparamos um artigo e um kit de materiais sobre Inteligência Emocional que podem ser bem útil! Vale a pena conferir. 

8) Espaços de relaxamento  

Atualmente não é incomum empresas grandes como Google e o Facebook criarem espaços de relaxamento na empresa para que os colaboradores façam pequenas pausas ao longo do dia. Essas pausas podem auxiliar na diminuição do estresse, no aumento da criatividade e de relaxamento, influenciando na qualidade de vida dos colaboradores. 

No exemplo do vídeo abaixo, uma das empresas adotou essa prática criando uma sala de jogos, que também é uma excelente forma de relaxar. Dá uma olhada:

#ParaSeInspirar 

Buscando aumentar o bem-estar e as práticas saudáveis dos colaboradores, resolvemos criar o VidaPro, um programa de qualidade de vida com o intuito de trabalhar três pilares: a saúde física, a saúde mental e a saúde financeira. Com uma equipe de 5 pessoas (Nayra, Dyulia, Angel, Vitória e eu, Ananda), organizou-se um planejamento de temas e atividades ao longo do ano para trabalhar esses temas.   

A primeira ação foi uma palestra sobre hábitos saudáveis e qualidade de vida, organizada por mim, que sou estudante de Psicologia. A ideia da palestra era contribuir para a reflexão sobre os nossos hábitos e nosso estilo de vida, com um quiz no final para ver se as ideias foram apreendidas.   

7 Exemplos de Empresas que Usam o Endomarketing com Sucesso - Progic e qualidade de vida

Em seguida, lançamos o desafio de postar uma foto no nosso app de comunicação interna aplicando alguma das ideias da conversa, valendo um vale IFood de 100 reais no sorteio. Tanto no quiz quanto no desafio vimos um alto engajamento nos colaboradores, que ficaram inspirados e motivados com o novo programa.   

Com essa ação, vimos na prática a importância de investir na saúde e na qualidade de vida dos colaboradores, que se sentiram cuidados e felizes de ver que a Progic valoriza um estilo de vida que equilibre trabalho e vida pessoal. Aqui são algumas fotos do desafio no nosso app de CI:  

7 Exemplos de Empresas que Usam o Endomarketing com Sucesso - app de CI

Conclusão

Agora que você já sabe quais são os benefícios de promover a qualidade de vida dos colaboradores e tem algumas ideias de como aplicar na empresa, não deixe de conferir o webinar que regravamos.  

Espero que tenha gostado do artigo e que você consiga aplicar na sua empresa o quanto antes! Deixe nos comentários o que achou, adoraríamos saber. Enquanto isso, siga a gente no Instagram:

dia dos avós na empresa
Dia dos Avós na Empresa: 8 Ideias de Endomarketing
hdi thumb
HDI Seguros – Comunicação em Expansão com a TV Corporativa
Endomarketing.tv Favicon

Conheça a Progic

TV Corporativa Progic - Visite nosso site

Materiais Gratuitos

Kits de Endomarketing - Download Gratuito
Ebooks - Download Gratuito
Ferramentas - Download Gratuito

Em Destaque

Calendário de CI 2024
Ebook - 99 Ideias de Conteúdos para a TV Corporativa

Receba as novidades

Inscreva-se em nossa Newsletter

Tudo Sobre:

Ouça o Progicast

Progicast

Nos Acompanhe

Telegram

Escrito por Ananda Moreira

Estudante de Psicologia e encantada por Marketing, gosto de pensar que a comunicação e o estudo do comportamento humano é o que une as duas áreas e o que me faz ser tão atraída por ambas. Apaixonada por livros, escrita, vídeos de gatinho e musculação, vivo em busca de novos aprendizados.
5 4 Votos
Gostou deste artigo?
Inscreva-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários