Conteúdos Endomarketing

A Importância do Employer BrandingTempo de Leitura: 3 minutos

a importância do employer branding
Escrito por Autor Convidado

Vivemos um momento muito diferente e peculiar no mundo corporativo. O mercado foi invadido pela chamada geração Y, nascida entre 1980 e 1995, que mudou aquela ideia de trabalhar em um lugar pelo resto da vida e ter estabilidade financeira.  

Os millennials, como também são chamados, buscam muito mais qualidade de vida, experiências e flexibilidade em seus ambientes de trabalho. Não é estranho ver eles trocando um trabalho fixo, com carteira assinada e todos aqueles “benefícios”, por empregos com horários flexíveis e até atuando como freelancers. De tanto ver seus pais se matarem de trabalhar para acumular sem aproveitar a vida, a geração Y sabe que precisa aproveitar e buscar viver com mais bem-estar.

Essa transformação exige que as empresas mudem e busquem novas maneiras de conquistar seus colaboradores, retendo talentos e diminuindo o fluxo de novas contratações. É por isso que o Employer Branding se tornou tão importante.

O que é o Employer Branding e por que ele é importante?

employer branding

Employer Branding é a forma como a empresa se porta perante seus colaboradores e como recrutadora diante de possíveis contratados. É a imagem que ela quer projetar para as pessoas sobre como é trabalhar em seu interior.

Pense, por exemplo, qual imagem você faz de como seria trabalhar na Google. Horários flexíveis, roupas confortáveis, internet à vontade, espaços para descanso e lazer? Essa é a imagem que a empresa criou na mente das pessoas. Por isso tanta gente tem o sonho de trabalhar lá!

Essa imagem criada por meio do Employer Branding é essencial hoje, em um mundo onde a geração Y está inquieta e busca muito mais que um bom salário. Uma empresa que investe nessa técnica consegue atrair novos profissionais de maneira mais fácil e reter esses talentos, além de criar uma equipe muito mais focada.

Quando a marca é bem trabalhada, acontece aquilo que chamamos de vestir a camisa da empresa. É desse tipo de colaborador que qualquer organização precisa!

Como aplicar o Employer Branding com sucesso?

O primeiro passo é simples: ouvir o seu colaborador. É pensando nas vontades dele que você deve basear sua estratégia. Portanto, escute as opiniões de quem está com você. Descubra o que eles gostariam, o que eles já acham bom e as motivações que levam eles a trabalhar em sua empresa. Quanto mais informações você tiver, mais fácil será de moldar o seu Employer Branding.

Depois, pense também no propósito da sua empresa. Seu Employer Branding tem que ser condizente com a sua realidade e os seus valores. Se você quer criar uma imagem de organização que apoia a diversidade, não seja homofóbico. Se quer criar uma imagem eco-friendly, não desrespeite leis ambientais.

Tenha um propósito claro e verdadeiro. Seja transparente e cumpra suas promessas. Acredite: os trabalhadores, hoje, buscam muito mais ter um propósito e se sentir parte de algo maior – que tenha valor e possa mudar a vida deles, trazer bem-estar e qualidade de vida – que uma promoção, plaquinha na porta ou outros símbolos de status que eram comuns há algumas décadas.

Employer Branding não é só uma tendência. É um novo jeito de gerenciar pessoas e motivar colaboradores. É uma nova necessidade do mercado. E se você quer saber como motivar ainda mais sua equipe e buscar novos caminhos para o sucesso, não deixe de conferir o blog do Bestway Group!


Sobre o autor:

Este artigo foi escrito pela equipe do BWG. Especializado em assuntos sobre digital workplace, gestão de pessoas, terceirização de folha de pagamento, seguros e benefícios e menores aprendiz. O BWG tem soluções em folha de pagamento, benefícios e seguros, comunicação interna, clube de descontos e atitude social. Através de alianças estratégicas, criamos um ecossistema e complementamos nossas soluções com ponto eletrônico e controle de acesso, recrutamento e seleção. Acesse o nosso site e conheça o Bestway Group.

Sobre o autor

Autor Convidado