Por Dyulia Corrêa

Experiência do colaborador, também conhecida pelo seu termo em inglês employee experience, se refere à percepção do funcionário sobre toda a sua jornada e experiências vividas dentro de uma organização. É um tema que vem ganhando espaço na comunicação interna e sendo cada vez mais abordado pela área de gestão de pessoas.

Mudanças comportamentais da nova geração estão transformando o cenário do mercado de trabalho. Atrair e reter profissionais tão qualificados a ponto de eles escolherem trabalhar ali se tornou o grande desafio das organizações.  

Atualmente, investir em ações para o fortalecimento da relação entre colaboradores e a empresa é fundamental para o alcance de melhores resultados. O clima organizacional também é diretamente impactado pela experiência do funcionário, e ignorar esse fator pode ser bastante prejudicial para o seu negócio.   

 Visto a necessidade e a importância do tema nas empresas, neste artigo, abordaremos diversas informações que irão contribuir com o seu entendimento sobre o assunto e ajudar no planejamento de ações de comunicação interna. 
 

O que é a Experiência do Colaborador? 

O termo experiência do colaborador, ou employee experience, representa, basicamente, a percepção do funcionário sobre toda a sua jornada e experiências vividas dentro de uma empresa.

Em 2020 tivemos uma conversa bem bacana sobre o assunto no episódio #47 do Progicast, com a Julia Zimmerman, profissional de Customer Experience na empresa Softplan e criadora do blog CX da Questão.

No bate-papo, a profissional explica:

“Experiência tem tudo a ver com as vivências que a gente tem com a empresa. […] Quando a gente fala de interações, temos desde o conhecimento antes de entrar na empresa, as primeiras impressões, processo de adaptação e o dia a dia das interações do colaborador com a empresa, até uma eventual saída.”

Vale lembrar que diversos fatores são capazes de impactar a experiência do colaborador na empresa. Entre eles estão o processo de onboarding, estrutura do espaço de trabalho, a cultura organizacional e os benefícios oferecidos, por exemplo.

A Jornada da Experiência do Colaborador 

Aqui no blog nós temos uma resenha do livro A Experiência do Colaborador, de Analisa de Medeiros Brum, que é referência em endomarketing no Brasil.

A obra traz toda a bagagem de experiências da autora, adquiridas ao longo dos seus 30 anos de atuação no mercado. São informações extremamente relevantes e que nos fazem refletir ainda mais sobre o tema.

A autora narra cada uma das etapas da jornada de relacionamento entre colaborador e empresa. Fracionadas em seis partes, são elas:

Atração

“Empresas que possuem uma estratégia de branding consolidada já saem na frente em nível de Employer Branding.”

Recrutamento e Seleção

“Dentro da “história de amor” da empresa com o profissional, o momento de recrutamento e seleção é de aproximação e conquista.”

Contratação

“Conquistar um novo emprego traz um sentimento de empolgação. O candidato – agora empregado – sente-se apreciado, digno de confiança e vislumbra novas oportunidades, ou seja, é o início de uma nova etapa de vida.”

Integração

“A etapa de integração ou onboarding, como é chamada pelo mercado neste momento, resume-se ao período no qual a pessoa vive o seu primeiro dia/ semana/ mês como colaborador de uma empresa. […] Compreender e planejar corretamente essa jornada é um excelente caminho para obter ROI (Retorno Sobre Investimento) positivo no âmbito das novas contratações.”

Retenção

“É pertinente pensar o ambiente de trabalho como um grande responsável pelo significado e pela felicidade dos profissionais. […] Acredito na retenção como consequência da felicidade.”

Desligamento

“A verdade é que, mesmo nesse momento difícil tanto para a empresa quanto para o colaborador, o endomarketing pode fazer uma enorme diferença, já que existem instrumentos e ações a serem empregados para mostrar o quanto a empresa respeita a pessoa que está sendo desligada ou que está se desligando.”

Experiência do Colaborador e sua importância

Realizar ações internas com o objetivo de proporcionar melhores experiências aos colaboradores se tornou um processo indispensável para o atingimento de bons resultados em todos os setores de uma empresa.

Na conversa com a Julia, citada no início do texto, nós abordamos também os impactos de pensar e planejar a experiência do funcionário dentro das atividades de comunicação interna. Ela destacou pontos interessantes sobre o papel do comunicador para refletirmos e colocarmos em prática.

“Eu gosto de dizer que existe um ciclo, onde quando a gente começa a investir na experiência do colaborador, passamos a ter experiências mais positivas. Quando o colaborador tem experiências mais positivas, isso leva para uma motivação – tanto intrínseca quanto extrínseca. […] Isso tudo leva a um engajamento maior, senso de pertencimento, uma maior produtividade e resultados mais superiores, né?!”

E sobre o papel do comunicador ela complementa:

“Toda comunicação gera uma experiência, independentemente de ser o próprio comunicador, o líder ou até o colega que senta no seu lado. Quando vamos para o papel do comunicador, vemos ele como a personificação da empresa, onde ele carrega a responsabilidade de levar as comunicações e informações corporativas para todos os colaboradores.”

Confira ainda 4 pontos importantes do papel do comunicador no processo de employee experience citados por Julia:

1. Identidade de Comunicação

“É necessário garantir primeiro que exista uma identidade de comunicação, como falei, a gente vê a empresa passando aquela informação, então a gente tem que sempre entender qual que é a identidade (valores e propósitos) daquilo que estamos comunicando.”

2. Senso de Pertencimento

“Precisamos garantir um senso de pertencimento, começar a nos comunicar olhando para nós como um todo, somos todos colaboradores e todos os colaboradores são a empresa.”

3. Transparência

“A transparência é muito importante para que os colaboradores se sintam parte do todo e para que eles tenham esse senso de pertencimento também. É frustrante a falta de informações na equipe, então é necessário usarmos da transparência em todas as comunicações corporativas.”

4. Sensibilidade e Inclusão

“É responsabilidade do comunicador olhar para as diversidades e garantir que a experiência da comunicação está chegando da mesma maneira e na mesma qualidade que para outras pessoas.”

Você pode escutar o Progicast completo com Julia Zimmermann no player abaixo: 


Vantagens de investir na Experiência do Colaborador

Uma empresa que investe na experiência de seus funcionários possui chances muito maiores de atingir resultados superiores e atrair grandes talentos.

São diversos os benefícios trazidos pelo investimento em estratégias de comunicação interna na experiência do funcionário. Confira alguns deles:

Maior engajamento e produtividade do time

Quando o funcionário percebe que está havendo esforço e investimento da empresa em suas experiências isso gera uma maior motivação em seu trabalho. Essas ações fortalecem o reconhecimento dos colaboradores e os impactos disso são bastante positivos na produtividade e engajamento da equipe.

Diminuição da taxa de turnover

A diminuição da rotatividade de funcionários é um dos grandes benefícios do employee experience. Colaboradores mais satisfeitos ficam mais tempo na empresa e geram menos custos em processos seletivos e treinamentos. E com baixo turnover fica mais fácil a retenção dos melhores talentos.

Valorização da marca

O aumento do senso de pertencimento dos funcionários em relação a empresa é capaz de fortalecer a imagem e reputação da marca. Colaboradores que demonstram a sua satisfação e trabalham de maneira mais produtiva impactam positivamente os clientes da organização, gerando maior credibilidade e melhor desempenho no mercado.

Atração de novos clientes e talentos

O reconhecimento de uma empresa pelas boas práticas com seu time gera uma atração muito maior de novos talentos, fazendo com que o negócio gere mais resultados e atinja positivamente seus clientes. Vale lembrar que consumidores mais contentes permanecem mais tempo investindo no produto e recomendam a marca mais facilmente.

Menor retrabalho nas tarefas

Como já falamos aqui, a comunicação interna é importantíssima na experiência do colaborador. E no dia a dia das equipes, pensar na realidade de cada setor e organizar os comunicados corporativos se tornou fundamental na otimização de tempo. Essa é uma ótima maneira de evitar que duas pessoas estejam fazendo a mesma tarefa sem saber, por exemplo.

Aumento da qualidade de vida dos colaboradores

Pensar na qualidade de vida dos funcionários como um todo é uma maneira efetiva de proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável, feliz e motivado. E todos esses fatores em conjunto trazem resultados mais positivos para a empresa, ou seja, todos saem ganhando. 

Clima Organizacional fortalecido

Um time motivado traz diversos benefícios para a empresa e o clima organizacional mais fortalecido é um deles. No geral, profissionais satisfeitos possuem uma melhor relação com os colegas e a liderança, e isso aumenta a colaboração entre equipes, gerando um melhor desempenho da organização.

Como melhorar a Experiência do Colaborador?

Ser referência como marca empregadora envolve esforços do setor de gestão de pessoas e investimentos da empresa. Construir um planejamento estratégico eficiente dentro da realidade e perfil dos colaboradores é fundamental para o alcance das metas estipuladas. 

Com algumas estratégias e boas práticas é possível melhorar a experiência do colaborador, fortalecendo a cultura e impactando nos resultados da organização como um todo. Listamos abaixo alguns pontos importantes deste processo.  

Ouça e entenda o colaborador

Ouvir é um dos primeiros passos para trabalharmos a experiência do colaborador dentro das empresas. A participação ativa da equipe nos processos comunicativos da organização é essencial para entendermos as suas necessidades e opiniões.

Então, mais do que nunca, precisamos promover espaços e meios que permitam que esse processo aconteça de maneira efetiva.

Disponibilizar diferentes tipos de plataformas para a comunicação interna dos funcionários, realizar pesquisas de cultura, satisfação e coletar feedbacks das atividades realizadas podem ser ótimas opções para desenvolver experiências positivas.

Ofereça um bom local de trabalho

A infraestrutura do local de trabalho físico do colaborador é um fator de bastante impacto em seu dia a dia. Investir no bem-estar do time é fundamental para manter a motivação e satisfação dentro da empresa.

O ambiente de trabalho se torna a casa dos funcionários durante várias horas do dia, então dê atenção aos serviços internos que contribuirão com a sua experiência. Internet, canais de comunicação interna, móveis, aparelhos eletrônicos, banheiros, cozinha, locais para convivência e descanso precisam ser entregues com qualidade. 

Já no trabalho remoto esse auxílio também é essencial e é feito através de equipamentos de qualidade, auxílio internet, energia e até mesmo em móveis adequados para o trabalho diário.

Invista na comunicação transparente

Adotar uma postura transparente na comunicação interna traz diversos benefícios para a empresa e aumenta o senso de pertencimento do time.  

Informar a todos de maneira clara e honesta sobre os dados e informações, que antes eram disponibilizados somente a um setor, aumenta a inclusão e vínculo dos funcionários com a organização. Pois nesse processo, o colaborador acaba se sentindo mais importante e ciente do que se passa ali dentro.

Disponibilize plataformas de comunicação que façam sentido e entreguem os comunicados corporativos de forma eficaz para todos.

Valorize o colaborador

Reconhecer os resultados e conquistas obtidos por meio dos colaboradores na empresa é essencial para a motivação e retenção de talentos nela.  

O mercado de trabalho mudou, e já não é desvalorizado da mesma forma que anos atrás. A nova geração anseia por crescimento profissional e boas experiências corporativas.  

A criação de um plano de carreira, promoções, treinamentos e ações voltadas ao desenvolvimento profissional dos funcionários são ações essenciais.

Ofereça benefícios

Quem não gosta de um benefício, não é mesmo!? 

Essa é uma ótima maneira de motivar e atrair os funcionários, já que hoje no mercado existem os mais variados tipos de benefícios.  

Cartão alimentação e refeição, plano de saúde e odontológico, auxílio home office, auxílio academia, auxílio-educação, são algumas das opções já bastante utilizadas e aprovadas pelos profissionais nas empresas.

Proporcione flexibilidade ao time

Com a pandemia, as organizações precisaram se adaptar à novas formas de trabalho e isso estabeleceu uma flexibilidade maior aos empregados na sua rotina.  

Olhar individualmente para cada colaborador e entender o que faz mais sentido também é fundamental no processo da sua experiência.

Modelo home office, híbrido, meio expediente e banco de horas são alternativas para trabalhar a flexibilização no ambiente de trabalho.

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia se tornou um poderoso recurso das empresas, e vem mudando a realidade da maioria dos tipos de negócio atualmente.

O bom uso dos softwares traz a otimização de diversas tarefas e facilita a comunicação. Então ficar atento às atualizações, manutenções e treinamentos da equipe para um melhor uso das ferramentas é importantíssimo para a entrega de melhores resultados.

Ações para melhorar a Experiência do Colaborador – Case Zé Delivery

No episódio #62 do Progicast também falamos sobre experiência do colaborador com a Luana Pasetti, Analista de People Design no Zé Delivery.

Ela nos contou sobre as boas práticas da empresa em proporcionar experiências aos colaboradores, como a cultura corporativa é construída e sobre o marketing espontâneo que a marca tem nas redes sociais graças as ações internas feitas pelo Zé.

Confira alguns trechos da conversa:

“Somos filhos do grupo da Ambev e nascemos com os princípios que essa grande empresa vive. Com o passar do tempo fomos trazendo o nosso “jeito Zé de ser” e fomos incorporando isso em nosso time. […] A gente construiu nossa cultura com o time e não faz sentido nenhum o departamento de pessoas construir algo que não faça sentido para todos, então quem dá esse tom da nossa cultura são os colaboradores.”

Luana também falou sobre a experiência da comunicação no período de Covid-19:

“O jeito Zé de ser é essa pessoa próxima, transparente, amiga, que está onde for preciso, resolve os problemas. E está sendo muito fácil manter esse espírito vivo com nossa galera, apesar desse período de isolamento por causa da pandemia. Fomos incorporando coisas novas, excluindo o que não fazia mais sentido.”

A profissional ainda deu o seu ponto de vista sobre o sucesso das campanhas internas com os colaboradores e sobre o marketing espontâneo nas redes sociais:

“Um dos nossos valores dentro do Zé é a transparência, nossos canais de comunicação são abertos e nossos dados são abertos para todos do time. Quando falamos em ações práticas e estratégias, começa de partida pelo departamento de People Design, focada só na experiência do nosso colaborador. Como área de gestão, temos como princípio construir campanhas que sejam tão legais que os colaboradores tenham vontade própria de compartilhar isso com outras pessoas.”

Ações como a do Zé Delivery já são realidade na sua empresa? Confira alguns exemplos do que eles realizam e inspire-se.

Onboarding

Ser bem recebido no emprego novo deixa qualquer um com os olhos cheios de brilho, concorda?!  

Nesse exemplo do Zé Delivery, os colaboradores receberam um kit de boas-vindas incrível com vários mimos, equipamentos de trabalho e até um livro. Sem dúvidas, esse foi um momento de emoção e muita realização.

“O onboarding do Zé além de servir como recepção para todas as pessoas que estão se juntando ao time, também tem como foco compartilhar informações importantes, explicar como o Zé funciona, como as áreas se interligam e como pensamos em todo o nosso ecossistema. Passar por esse processo é importante para conhecer a empresa, as pessoas que chegam com você e já começar a pensar em todos os projetos incríveis que estão por vir!” 

(Aline da Silva Buttura, Coordenadora de People Development) 

Ações pela equidade de gênero

Preocupado com diversos temas sociais e de impacto no trabalho de seus colaboradores, Zé Delivery traz a discussão de um tema importantíssimo: equidade de gênero.

Os encontros feitos pela empresa trazem orientações práticas de como lidar com possíveis situações de assédio e demais violências de gênero.

“Com isso, queremos preparar o terreno para espaços de troca de experiências e aprendizado, consolidar redes de apoio e contribuir para um ambiente interno de desenvolvimento e acolhimento para que a inclusão e diversidade sejam cada dia mais sentidas em nossa cultura. Esse é nosso Jeito Zé de Ser! 💛”

No ano passado, o Zé obteve um resultado histórico na sua liderança, onde 49,6% das profissionais eram mulheres.

“Iniciamos 2021 construindo a nossa área de Cultura, Diversidade e Inclusão e estruturando tudinho para sermos coerentes, consistentes e estratégicos de fato. Um dos nossos OKRs (objetivo e resultado-chave) era equidade de gênero na liderança do Zézão.”

Voz e visibilidade à causa LGBTQIA+

“Seguimos implementando iniciativas em relação às pautas de diversidade, afinal todas as pessoas merecem uma vida livre de discriminação, independente da sua orientação sexual, expressão e identidade de gênero.”

Essa é uma das práticas do Zé Delivery que vem construindo um time mais engajado, diverso e motivado.

“Sabemos que ainda não chegamos no lugar ideal e que não devemos apenas nos limitar ao mês de Janeiro. Seguimos trabalhando e evoluindo em cada passo dessa jornada de construção de um ecossistema cada vez mais inclusivo, confortável e seguro, onde todas as vozes sejam sempre respeitadas.”

Ações pela experiência do colaborador

 
“2021 foi um ano de grandes entregas junto às nossas pessoas incríveis. Dividimos, com muita segurança psicológica, nossas experiências fazendo parte de um negócio que cresce exponencialmente. Focamos esforços para cuidar da saúde física e mental dos nossos Zés. Compartilhamos conhecimento, celebramos conquistas, aprendemos com erros e seguimos fortalecendo ainda mais o nosso #JeitoZédeSer. Orgulho de fazer parte do Zé e saber que é só começo. Venha 2022 que já estamos cheios de expectativa.” 

(Nara Zarino, Head de People Experience) 

Esse é mais um exemplo incrível de reconhecimento e, consequentemente, crescimento do time do Zé Delivery. Vale a pena se inspirar!

Jornada do Colaborador na TV Corporativa

Os canais de comunicação interna se tornam aliados no momento de proporcionar experiências aos colaboradores, seja informando ou realizando ações de reconhecimento, por exemplo.  

A TV Corporativa é um dos canais mais modernos e inovadores que podem contribuir com as suas estratégias de employee experience, por isso, te convidamos a conhecer um pouco mais sobre este canal.  

E alinhado ao assunto deste artigo, na Biblioteca de Conteúdos da solução de TV Corporativa Progic, há uma editoria com o tema: Jornada Corporativa. Em paralelo com as demais séries temáticas, nesta editoria, são abordados tópicos que interceptam diversas etapas da jornada que o colaborador percorre na empresa para auxiliar em seu desenvolvimento. 

Confira mais sobre como a TV Corporativa pode contribuir com a jornada do colaborador em nosso site. 

 

Espero que o entendimento sobre a experiência do colaborador tenha ficado mais clara e insights estratégicos tenham sido despertados com a leitura. 

Agora que você já entende sobre o assunto, deixe nos comentários como você pretende colocar em prática os exemplos aqui sugeridos. 

E se quiser conferir a entrevista completa sobre Experiência do Colaborador do Zé Delivery para o Progicast, confira abaixo: 

Endomarketing.tv Favicon

Conheça a Progic

TV Corporativa Progic - Visite nosso site

Materiais Gratuitos

Kits de Endomarketing - Download Gratuito
Ebooks - Download Gratuito
Ferramentas - Download Gratuito

Em Destaque

Calendário de CI 2024
Ebook - 99 Ideias de Conteúdos para a TV Corporativa

Receba as novidades

Inscreva-se em nossa Newsletter

Tudo Sobre:

Ouça o Progicast

Progicast

Nos Acompanhe

Telegram

Escrito por Dyulia Corrêa

Graduada em Marketing Digital, encantada por processos criativos e comunicativos. Com olhar atento aos detalhes, estou sempre em busca de aprender, contribuir e evoluir nesse mundão. Apaixonada por viagens, natureza, bichinhos e com muitos sonhos a serem vividos.
5 4 Votos
Gostou deste artigo?
Inscreva-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários