Por Higor Lima

Assista o webinar pelo player abaixo, ou se preferir, ouça a entrevista em formato de podcast, buscando por “Progicast” na sua plataforma de streaming preferida!

Vídeo

Áudio

Oi! Como você tem passado nos últimos tempos? 

O ritmo frenético do dia a dia, a pressão por resultados e a necessidade de ser o melhor em tudo que fazemos são sentimentos constantes na vida de muita gente.

Mas o que poucos sabem é que, quando esses hábitos ganham uma proporção maior de importância em nossa vida, a mente acaba se prejudicando e manifestando sua necessidade de descanço através do esgotamento mental. 

Neste episódio da Série Sessão Terapia vamos conhecer um pouco mais sobre a Síndrome de Burnout, conhecida também como exaustão profissional que atinge cerca de 33 milhões de brasileiros, segundo matéria publicada no Exame. Para essa conversa, conto com a participação de duas convidadas especiais:

Roberta Carusi - Síndrome de Burnout

Uma ex publicitária que atuava no mercado de marketing promocional, mas teve sua carreira profissional interrompida por conta de um Burnout. Ela é autora do livro “No Limite do Stress”, e possui um canal no Youtube do mesmo nome, em que ela compartilha tudo que aprendeu com o Burnout e que pode ser útil para você.

Atena Nardy - Síndrome de Burnout

Psicóloga, Palestrante e mentora de carreira que está há 20 anos atuando no mercado de trabalho. Atualmente morando em Israel, Atena ministra palestras para empresas dos mais diversos segmentos sobre saúde mental e transtornos mentais oriundos do mundo corporativo.

A Síndrome de Burnout e a Exaustão no Trabalho – Introdução por Patrícia Lenine

“O alarme toca e já é hora de levantar, mas meu corpo todo pede para que continue na cama… Um cansaço grande, já que tive dificuldade para conseguir dormir. Me empurro para fora da cama e já acho que não vou conseguir dar conta do dia, pois já sinto aquela dor de cabeça, que nem me deixa ter vontade de tomar o café…” 

Hum, qualquer um pode ter um dia mau. Mas se este relato tem sido frequente, fique atento, sua “pilha” pode estar acabando! 

Síndrome de Burnout aparece silenciosamente e é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico

A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho. Ela é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes. Geralmente aparece em profissões desgastantes, que demandam muita competitividade e/ou responsabilidade. 

Síndrome de Burnout pode acontecer quando os objetivos de trabalho são muito difíceis, ou em situações em que a pessoa possa achar que, por algum motivo, não tem capacidades suficientes para os cumprir.

Então entra em estresse para atingir uma expectativa e se exige além de suas possibilidades. Gerando uma sensação de constante frustação e incapacidade. 

A pandemia pode ter contribuído de forma negativa, caso se tenha perdido os rituais de início, intervalos e fim de trabalho; o que trouxe um ritmo mais intenso associado ainda à conciliação das tarefas de casa e cuidado.

Sem falarmos do cenário econômico, que gera o medo de ficar desempregado… 

A melhor forma de prevenir a Síndrome de Burnout são estratégicas que diminuam o estresse e a pressão no trabalho. Promover mudanças nos hábitos e estilos de vida também são ótimas recomendações, como a atividade física regular. Então, seguem algumas condutas saudáveis que ajudam a tratar sinais e sintomas logo no início:

  • Participe de atividades de lazer com amigos e familiares;
  • Faça atividades que “fujam” à rotina diária, como desenvolver um novo hobby;
  • Evite o contato com pessoas negativas, especialmente aquelas que reclamam do trabalho ou dos outros;
  • Converse com alguém de confiança sobre o que se está sentindo, de preferência um psicólogo;
  • Faça atividades físicas regulares;
  • Evite consumo de bebidas alcoólicas, tabaco ou outras drogas, porque só vai piorar a confusão mental;
  • Uma boa noite de sono é fundamental;
  • Criar momentos de descontração, não se ater apenas ao que é o trabalho também é fundamental.

Somos pessoas e não máquinas. Então cuide de você! Se está com dificuldade, peça ajuda, faça terapia.

Zero Barreiras

Patrícia Lenine é psicóloga (CRP/RJ 20557) no Zero Barreiras, uma plataforma de atendimento psicológico online no mercado há mais de 4 anos que acredita na democratização da saúde mental, através de atendimento com qualidade e preços populares. Todos os profissionais da rede são credenciados nos Conselhos Regionais e, 40% com mais de 15 anos de experiência. Atuando com grandes empresas e compra direta no site, a Zero Barreiras preza pela escuta ativa, praticidade, equipe técnica e curadoria próxima, através de grupos de supervisão.

Olhar Humanizado na Gestão de Pessoas

Falar sobre e cuidar da saúde mental dos colaboradores deixou de ser só um diferencial competitivo das empresas, e passou a ser uma estratégia para reter talentos, além de manter a produtividade e lucratividade. 

Isso porque, segundo pesquisa divulgada pela Word Health Organization (WHO), depressão e ansiedade custam à economia global 1 trilhão de Dólares por ano em perda de produtividade

Por isso é tão importante ter uma preocupação genuína com quem faz a empresa acontecer: as pessoas! Já passou da época em que gestores focavam apenas em resultados e processos.

O verdadeiro líder do século XXI é aquele que consegue olhar para sua equipe e reconhecer as necessidades humanas por trás de todas as tarefas e prazos a serem cumpridos. 

Ainda de acordo com o WHO, locais de trabalho que apoiam pessoas que passam por dificuldades emocionais e mentais, passam a reduzir o absenteísmoaumentar o engajamento dos colaboradores e se beneficiar dos ganhos econômicos associados à gestão humanizada. 

Tá certo que vivemos em uma era dominada pela tecnologia, de inteligências artificiais que facilitam demais os processos de trabalho no dia a dia, a ponto de fazer com que o olhar humanizado para dentro das empresas seja deixado de lado. 

Em entrevista ao Progicast, o comunicador Márcio Mussarela diz:

“É uma ótima oportunidade para a empresa mostrar que se importa com seu colaborador como ser humano, como indivíduo e não apenas como um colaborador que tem que receber apenas informações técnicas ou operacionais, relatórios e cobranças.”

Entenda que por trás da figura do trabalhador, existe um ser humano emocional, vulnerável a ter dias bons e ruins.

Dicas de Endomarketing e Materiais de Apoio

Para que a gente mantenha a saúde mental em dia e que o estresse com o trabalho não chegue a nível exorbitantes, compartilho algumas sugestões de campanhas. São elas:

Liderança

1. Treinamento de Liderança

De nada adianta trabalharmos com campanhas de endomarketing para promover a saúde mental se os gestores não têm a consciência de liderar uma equipe de modo humanizado. 

Diálogos, empatia e respeito são pilares básicos para evitar o assédio moral no trabalho e necessários para manter um ambiente corporativo harmônico. 

A dica é: invista em palestras, workshops e cursos para que pessoas saibam lidar com pessoas! Um material que pode te auxiliar nessa missão é a trilha de e-mails lançada pela Progic, que consiste em ações de endomarketing para tornar líderes comunicadores.

trilha de emails Líderes Comunicadores
Descompressao

2. Turbina da Descompressão

Existem várias técnicas para aliviar o estresse no ambiente de trabalho.

Exercícios laborais, esportes, salas de games e happy hours. Mas o importante aqui não é ação ou recurso utilizado, e sim a compreensão da necessidade de momentos durante o dia em que os colaboradores tenham alívio das tensões e pressões.

Faça com que essas práticas façam parte da cultura corporativa e não apenas ações esporádicas desvinculada com os valores da empresa.


Além dessas dicas de endomarketing, vale compartilhar também alguns materiais de apoio para conhecer mais sobre a ansiedade e síndrome do pânico. São eles:

Livro - No limite do Stress

3. Livro “No Limite do Stress”

Tão comentado durante a entrevista, não poderia deixar de indicar a obra da Roberta Carusi que traz relatos vivenciados por ela durante um Burnout e mostra de modo muito simples como tratar o assunto. Além do libro, Roberta mantem também um canal educativo no Youtube com vídeos curtos e bem práticos para falar sobre saúde mental. Canal no Youtube | Site do Livro

4. Canal “Saúde Mental com Atena Nardy”

Além de ser voz ativa no LinkedIn, nossa outra convidada do Sessão Terapia também produz conteúdos super interessantes no Youtube. O canal de Atena Nardy tem vídeos curtos com insights sobre saúde mental e também a realização de lives com convidados para falarem sobre assuntos específicos relacionados à mente.

Atena Nardy

Canal no Youtube | LinkedIn

Livro - As coisas que você só vê quando desacelera

5. Livro “As coisas que você vê quando desacelera”

om a autoria de Haemin Sunim, o livro de auto ajuda traz reflexões de Como manter a calma em um mundo de ritmo frenético. Um vídeo que encontrei no Youtube, conta de forma bem resumida as principais lições que você pode tirar do livro. Assista e, se fizer sentido para você, não deixe de ler a obra!

Um dia de fúria

6. Filme “Um dia de Fúria”

Essa obra de 1993, dirigida por Joel Schumacher, mostra as consequências na vida pessoal e profissional do personagem principal, que sofre com o nível de estresse elevado causado pelo ambiente corporativo. Acredito que, melhor do que compartilhar o trailer do filme, compartilho uma resenha bem interessante.


Trabalhe a saúde mental dos colaboradores através da campanha Janeiro Branco. Baixe gratuitamente um kit de materiais de endomarketing para a data clicando no banner abaixo.

Kit de Materiais para o Janeiro Branco

No kit você terá: Cartaz para Mural Impresso, Flyer informativo, Imagens para Redes Sociais, Adesivos, Cards de atividades, Template para TV Corporativa, entre outros.

Endomarketing.tv Favicon

Conheça a Progic

TV Corporativa Progic - Visite nosso site

Materiais Gratuitos

Kits de Endomarketing - Download Gratuito
Ebooks - Download Gratuito
Ferramentas - Download Gratuito

Em Destaque

Calendário de CI 2024
Ebook - 99 Ideias de Conteúdos para a TV Corporativa

Receba as novidades

Inscreva-se em nossa Newsletter

Tudo Sobre:

Ouça o Progicast

Progicast

Nos Acompanhe

Telegram

Escrito por Higor Lima

Misture o interesse por histórias com a vontade de conhecer culturas diferentes. Acrescente uma boa dose de aventura e uma pitada de emoção. Leve ao forno até se formar em Jornalismo e terminar a pós graduação em MBA Marketing. Sirva com alegria, disposição e um axé ao fundo.
5 1 Votar
Gostou deste artigo?
Inscreva-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários