Por Ananda Moreira

Cada dia mais, percebemos que incluir a saúde mental e física dos colaboradores como prioridade deve fazer parte dos objetivos das organizações. Para isso, a empresa pode incentivar o desenvolvimento e o cultivo de hábitos saudáveis no trabalho, não apenas para prevenir doenças, mas também para aumentar a qualidade de vida dos funcionários e, consequentemente, melhorar seu desempenho na empresa.

Nem sempre percebemos, mas todos os dias nós realizamos repetidamente algumas ações quase que automaticamente. Grande parte de nós bebe café pela manhã, come arroz e feijão no almoço, escova os dentes, compra as mesmas coisas no supermercado etc. 

Essas ações quase não exigem esforço, já fazem parte do nosso cotidiano. Contudo, algumas outras ações são mais difíceis de se tornarem rotineiras, como por exemplo se exercitar com frequência, se alimentar de forma diferente ou mudar alguns aspectos da nossa rotina.  

Com a pandemia e o isolamento social, nos vimos ainda mais limitados, com academias fechadas, home office, proibições de caminhadas ao ar livre, restrições para encontros sociais, gerando muita preocupação com a saúde no geral. 

Durante esse período, de acordo com uma pesquisa de 2022 realizada pelo Ministério da Saúde: “a falta de atividade física cresceu 15%; o consumo de álcool, 21%; a ingestão de ultraprocessados, 12,2%”. No entanto, mesmo com o fim da pandemia em sua fase mais conturbada, vemos que nem todo mundo conseguiu voltar a ser tão ativo.  

Além disso, algumas pessoas desde antes já não tinham consciência sobre os maus hábitos, os quais podem acabar prejudicando o desempenho nas tarefas do dia a dia, no trabalho e, consequentemente, a sua empresa.  

Hábitos mais saudáveis como ter uma alimentação balanceada, fazer atividade física ou levar uma vida mais ativa, dormir bem, beber água e ter tempo de lazer e descanso, parecem banais hoje em dia, mas são os pilares de uma boa saúde física e mental.  

Pensando nisso, já há empresas investindo em melhorar esses hábitos e a qualidade de vida dos funcionários. Essa mudança pode ser muito benéfica, contribuindo para ter colaboradores mais motivados, saudáveis, presentes, produtivos e de bem consigo mesmos, impactando a produtividade, o clima e os resultados da empresa.  

Então, vamos falar sobre os hábitos que influenciam na qualidade de vida e como isso pode impactar o seu colaborador e a sua empresa. Por fim, citamos 14 ações de endomarketing para incentivar os hábitos saudáveis no trabalho.  

Boa leitura! 

Hábitos saudáveis no trabalho 

Existem alguns hábitos que são fundamentais para levar uma vida saudável e equilibrada e eles são mais simples que acreditamos. Em contrapartida, também existem alguns hábitos que podem prejudicar o desempenho, o humor e a disposição durante o dia.  

Não aprendemos muito sobre cuidar da própria saúde de forma adequada e em alguns casos acabamos colocando-a em segundo plano, mas de forma errônea, é claro. Esse é mais um dos motivos para trabalhar o assunto na empresa, para espalhar conhecimento e melhorar a qualidade de vida dos funcionários.  

Então, veja os hábitos que contribuem para uma maior longevidade, qualidade de vida e melhor desempenho nas atividades diárias, que também melhoram o humor, a disposição e contribuem para a prevenção da saúde física e mental.  

Qualidade do sono 

Uma boa noite de sono é fundamental e influencia na memória, no aprendizado, no nível de atenção ao longo do dia, na disposição e nas tomadas de decisão, já que ficamos mais impulsivos e desatentos quando dormimos menos.  

A quantidade ideal de horas de sono numa noite para adultos varia entre 7h a 9h, nem mais, nem menos. Além da quantidade, é necessário avaliar a qualidade, buscando um local confortável, o mais escuro possível e sem barulho constante.  

Para uma boa qualidade de sono, é essencial também praticar a “higiene do sono”, sendo importante evitar bebidas estimulantes de 4 a 6 horas antes de se deitar, evitar luzes brancas (se possível) no período da noite, se desligar de telas e atividades estimulantes de 30 minutos a 1 hora antes de dormir, etc.  

Alimentação equilibrada e saudável  

Sabe-se que aquilo que comemos pode influenciar no nosso humor e no nosso bem-estar, por isso, é interessante evitar o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados e processados, priorizando frutas, legumes, verduras e alimentos de preparo em casa. 

Uma rotina com alimentação balanceada e rica em nutrientes é fundamental para um bom funcionamento do corpo e uma saúde física e mental em dia. Em uma notícia do Saúde Debate, um nutricionista menciona a importância de criar uma rotina alimentar adequada:   

“Com a falta de rotina na alimentação, comemos o que é mais conveniente e/ou fácil, que normalmente são as opções menos saudáveis. Procure estabelecer horários para as suas refeições. Ademais, faça uma lista de compras com alimentos saudáveis para que você possa consumir ao longo do dia e da semana” – Felipe Shang 

Prática de atividades físicas 

Não é nenhuma novidade que a prática de atividades físicas é fundamental para uma vida saudável. Essa prática contribui para o bom funcionamento do corpo, contribui para regular o sono e o apetite, melhora a disposição e previne o sedentarismo.  

Se engana quem acha que só conquista isso indo na academia. O ideal para iniciar esse hábito é encontrar uma opção que seja agradável e de fácil acesso, sendo simples de realizar rotineiramente.  

Ingestão de água 

Se manter bem hidratado ao longo do dia é fundamental para uma maior sensação de bem-estar, evitando dores de cabeça e cansaço ao longo do dia e contribuindo para a saúde intestinal e física. É possível calcular a quantidade de água através da fórmula de 35ml por quilo corporal.  

Atividades prazerosas e de relaxamento 

Incluir atividades prazerosas e de relaxamento na rotina é fundamental para desacelerar e relaxar. Isso pode envolver autocuidado, meditação, hobbies, ver alguma série ou filme que goste ou então passar tempo com os amigos, companheiros(as) ou familiares.  

O que proporciona diversos benefícios à saúde mental e física, já que cria uma rede de apoio e visa o relaxamento da mente e do corpo. Além disso, acaba auxiliando também na prevenção do esgotamento excessivo, associado à Síndrome de Burnout, e promove um maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal.   

Isso inclui momentos de relaxamento no trabalho também, sair um pouco da frente das telas para descansar os olhos ou fazer uma pausa para alongamento. Precisamos de várias dessas pausas ao longo do dia.  

Ter acompanhamento médico/odontológico/psicológico 

Fazer exames e consultas de check up com frequência pode prevenir o aparecimento de doenças e transtornos, contribuindo também para ajustes na rotina e para o tratamento precoce em alguns casos.  


Esses são os principais hábitos que influenciam na qualidade de vida e na longevidade dos colaboradores. E aí, já sabe como anda a rotina dos seus funcionários?  

Como os hábitos saudáveis influenciam no trabalho 

Você deve estar se perguntando: mas como isso pode trazer benefícios para a empresa? 

Encontramos uma reportagem muito interessante sobre casos de empresas que resolveram investir nessa pauta, deixamos o vídeo ao final do tópico. Mas antes gostaríamos de destacar algumas informações.  

O raciocínio é quase lógico: pessoas saudáveis trabalham melhor. Fazendo exercícios podemos melhorar o sono e regular o apetite. Com uma boa noite de sono é possível melhorar o nível de atenção, o que aumenta a produtividade e diminui a chance de erros nas tarefas diárias.  

Os colaboradores não só produzem mais como produzem melhor, podendo influenciar até na criatividade, já que um bom descanso e o tempo livre fazendo atividades relaxantes contribuem para ter mais ideias. Quem nunca teve uma ideia brilhante tomando um banho quentinho, né?   

A empresa Crescimentum já motiva os colaboradores a mudarem seus hábitos, olha os resultados que eles vêm tendo: 

“Incentivamos os colaboradores a fazerem acompanhamento nutricional a cada dois meses, servimos frutas e sucos a cada três horas e montamos grupos de corrida, com prêmios em dinheiro. Num período de dois anos, o nível de estresse dos funcionários diminuiu consideravelmente e notamos também uma melhora significativa na produtividade” 

Além disso, a inserção desses hábitos pode melhorar o humor, considerando que o descanso e uma alimentação saudável influenciam no nosso estado emocional, o que pode trazer muitos benefícios para o clima organizacional.  

Como falaremos abaixo durante as ações, algumas delas também envolvem atividades e esforços em grupo, o que pode aumentar a integração entre os funcionários e melhorar o clima também. 

Por fim, um dos principais benefícios trazidos por incentivar hábitos saudáveis na empresa é a construção de uma marca empregadora positiva. Cuidar da saúde, seja física ou mental, do colaborador é algo que tem sido buscado pelos profissionais ao escolher uma empresa para se trabalhar.  

As ações de incentivo podem contribuir para uma melhor experiência do colaborador, que, juntamente com uma boa marca empregadora, reduz os custos de atração e seleção, retém talentos, aumenta a satisfação e o senso de pertencimento e muito mais.  

Assim, de forma geral os benefícios são: 

  • Funcionários mais saudáveis faltam menos, produzem mais, são mais atentos e criativos;
  • Colaboradores se sentem mais dispostos e bem-humorados, melhorando o clima organizacional e a integração 
  • Fortalece a marca empregadora e a experiência do colaborador. 

Sobre o vídeo que mencionamos, recomendamos olhar e se inspirar nessa reportagem do ano de 2022, que trouxe insights para o texto e demonstra a importância e a eficácia de realizar campanhas de incentivo a hábitos saudáveis dentro das empresas

https://www.youtube.com/watch?v=kdvybp7Yo-U

Ações de endomarketing para incentivar hábitos saudáveis na empresa 

Conhecendo os benefícios de incentivar os hábitos saudáveis na empresa e quais são esses hábitos, podemos começar a pensar nas ações de endomarketing para realizar na sua empresa com esse objetivo.  

Há diferentes níveis de atuação para realizar mudanças na vida dos seus colaboradores. Você pode promover educação e conscientização para que eles entendam os benefícios e como aderir aos hábitos, proporcionar benefícios que facilitem o acesso ou então promover algumas mudanças na empresa.  

Já ouviram aquele ditado de que parar as pessoas mudarem devemos mudar algumas coisas também? Aqui sugerimos 14 ações, que você pode adaptar de acordo com a realidade da sua empresa e dos seus colaboradores. 

1- Pesquisa para entender o público da empresa 

Antes de definir as ações, é essencial fazer uma pesquisa para compreender o perfil de cada funcionário e direcionar melhor as ações.  

Nessa pesquisa, é interessante entender como se dá a rotina da pessoa, quais são os hábitos relacionados à alimentação, atividade física, consumo de álcool/cigarro etc., como está o estado de saúde geral da pessoa, se ela tem o costume de acompanhar etc.  

2 – Trazer profissionais da área de saúde para palestrar na empresa 

Na reportagem acima, um dos funcionários conta que foi justamente por causa de uma palestra sobre nutrição que descobriu que se alimentava mal.  

Uma etapa importante da mudança de hábitos é a informação de como fazer essa mudança e quais são as vantagens de fazê-la. Para isso, é fundamental trazer profissionais da área para falar sobre o tema

Você pode trazer nutricionistas para dar dicas de alimentação, educadores físicos para apresentar alternativas de atividades físicas, alongamentos e quantos passos dar por dia, médicos para falar sobre a importância de fazer acompanhamentos regulares e psicólogos para falar sobre inteligência emocional, saúde mental etc.  

3 – Parceria com empresas  

Um exemplo comum de parceria é fazer um plano corporativo com o GymPass, que é um benefício que reduz o valor pago na academia e facilita para aqueles que querem começar a fazer musculação e outras atividades presentes na academia, por exemplo.  

Outro exemplo é o aplicativo Betterfly, que é um aplicativo corporativo que tem a proposta de oferecer um controle dos hábitos realizados, como metas de copos d’água, quantidade de passos por dia, meditação e atividade física realizada. Além disso, o diferencial é que a empresa transforma o cumprimento desses hábitos em moedas reais para fazer doações em causas sociais. 

O cartão alimentação e/ou de refeição, por exemplo, é um ponto positivo para a aquisição de itens mais nutritivos, considerando o valor dado também. Além de oferecer os benefícios, compartilhe dicas sobre alimentação saudável para que os funcionários façam melhores escolhas no momento da compra.  

4 – Benefícios no dia a dia de trabalho 

Mudanças estruturais na empresa também pode ser bem importantes, como, por exemplo, aumentar o número de bebedouros ou filtros de água e que estes estejam mais a vista dos colaboradores.  

Oferecer frutas como lanche também é uma opção interessante para inserir esses alimentos na dieta dos funcionários. É importante deixá-las mais a mostra e avisá-los desse novo benefício para que desfrutem com a frequência desejada. 

Caso os funcionários façam refeições na sua empresa, é interessante fazer variações no cardápio e oferecer maior variedade de frutas e legumes durante o dia. Para isso, é interessante procurar nutricionistas que auxiliem mostrando as melhores opções e como inserir. Invista em boas refeições, quem não se sente mais feliz comendo bem né? 

5 – Incentivar a fazer exames de check up preventivos  

Um hábito que previne muitas doenças é manter os exames de check up em dia. Atualmente há seguradoras com planos que relembram periodicamente os momentos de fazer exame, para evitar possíveis surpresas.  

Caso não seja a opção, busque incentivar exames regulares pelo menos uma vez por ano ou semestre, para detectar antecipadamente caso haja algum problema e fazer correções na dieta/atividades, se necessário. 

6 – Contratar profissionais para acompanhamento  

A contratação de um médico corporativo ou nutricionistas, educadores físicos, psicólogos, fisioterapeutas ou outros profissionais especialistas para a empresa pode ser uma opção interessante.  

Assim, os colaboradores têm a quem recorrer em caso de qualquer dúvida ou preocupação relacionada à saúde. Além disso, com esses profissionais na empresa é possível acompanhar o processo dos colaboradores e isso pode contribuir para a próxima ação.

7 – Ações de gamificação  

Um exemplo de ação citado na reportagem mostrada acima é se aproveitar do recurso de gamificação, com um pouco de criatividade é possível promover muitas mudanças

Competições literalmente saudáveis 

No caso da empresa mostrada, inicialmente se fez uma avaliação geral dos funcionários e foi proposto que aqueles que quisessem mudar os seus resultados estariam participando de uma competição. Aquele que conseguisse melhorar mais seus níveis da avaliação, ganharia um carro oferecido pela empresa.   

Parece um pouco ousado, né? No entanto, é possível oferecer outras premiações para motivar os funcionários ou então fazer mais pelo gesto simbólico mesmo de estarem todos juntos em busca de mudanças.  

Gincanas  

Uma outra ideia muito interessante mostrada na reportagem do vídeo foi a de participar de uma gincana. Além de motivar os funcionários com uma competição saudável também traz integração e união para a empresa.  

No exemplo do vídeo, uma das empresas citadas criou uma gincana em que os colaboradores se dividiram em grupos de 10 pessoas e pontuavam a partir da realização de alguns hábitos pré-selecionados. 

Havia um comitê que dava os pontos avaliava a veracidade a partir de fotos mostrando as pessoas praticando os hábitos. O grupo que mais pontuasse ganhava um prêmio, o que torna essa opção bem atrativa. 

8 – Salão de beleza corporativo 

Na reportagem também se mostrou uma empresa com um “salão de beleza corporativo”, em que era possível tirar um momento do dia para pintar as unhas, receber massagem, cortar cabelo etc.  

É uma excelente forma de criar um ambiente para reduzir o estresse da semana e estimular a troca entre os colaboradores, o que pode proporcionar muitos benefícios para a empresa.  

É possível também fazer parcerias com salões vizinhos ou próximos para que eles venham atender na empresa ou que os colaboradores recebam descontos nos serviços do salão.  

9 – Brindes motivacionais 

Para motivar os funcionários é interessante presenteá-los com kits de itens relacionados a hábitos saudáveis. Além de se sentirem gratos pelo presente, também pode incentivá-los a dar os primeiros passos ou manter a constância nos hábitos.  

Dicas de brindes: 

  • Garrafas térmicas ou copos com canudos, para incentivar o consumo de água;
  • Tapetes de yoga ou “mini bands” para alongamentos e exercícios em casa;
  • Potes de marmita de vidro e balança para pesar;
  • Vouchers para sessões no spa, massagem ou autocuidado; 
  • Livros de desenvolvimento pessoal;

10 – Comunicar os benefícios dos hábitos saudáveis 

Uma das formas de permanecer motivado para construir ou manter hábitos que desejamos é conhecer os benefícios das práticas e relembrá-los rotineiramente. Você pode encontrar uma série de explicações para os hábitos citados, por exemplo, na internet e em revistas científicas.  

Por isso, uma ideia interessante é enviar vídeos, dicas de livros, textos, artigos, posts do Instagram ou criadores de conteúdos que falem sobre o assunto através de newsletter ou divulgando as informações de forma mais simples como em templates na TV Corporativa.  

11 – Formar grupos de esportes 

É possível promover grupos de esportes da firma. Isto é, juntar as pessoas que gostam do mesmo esporte, por exemplo futebol, beach tennis, vôlei, musculação, e marcar um dia para jogar juntos. Em alguns casos, a empresa pode ficar responsável pelo aluguel do campo, pela organização dos grupos ou até pelas competições. 

12 – Incentivar leituras  

Ler um livro pode nos trazer muita inspiração e desejo de mudança, por isso, pode ser uma opção muito interessante para incentivar os colaboradores a darem os primeiros passos.  

Existem muitas opções de livros, em especial os de desenvolvimento pessoal, que tratam desse assunto e que podem trazer dicas para melhorar a qualidade de vida e entender os benefícios de cada prática.  

Algumas sugestões de livro: 

  • “O Milagre da Manhã”, de Hal Elrod 
  • “Mude seus horários, mude a sua vida”, de Suhas Kshirsagar 
  • “O poder do hábito”, de Charles Duhigg 
  • “Hábitos atômicos”, de James Clear 
  • “Por que nós dormimos”, de Matthew Walker 
  • “Você tem fome de quê?”, de Deepak Chopra 

13 – Fazer oficinas  

Você pode pedir para que os próprios colaboradores deem as palestras sobre algo que saibam ou contratar profissionais que se disponibilizem a ensinar.  

diversos assuntos interessantes que podem ser tratados e ensinados na empresa, como alongamentos clássicos da yoga, como preparar comidas mais saudáveis na cozinha, oficinas de dança, entre outros.  

Olha um exemplo de ação que rolou com os colaboradores do Shopping Boa Vista: 

14 – Hábitos saudáveis na TV Corporativa 

A TV Corporativa pode ser uma excelente aliada nessa campanha, transmitindo informações diariamente e facilitando o acesso a conteúdos relevantes.  

Uma das partes importantes do hábito é a constância. E com a TV você pode lembrar periodicamente os funcionários e incentivá-los todos os dias a realizarem determinadas ações apenas inserindo um conteúdo na programação da TV.  

Templates com informações, curiosidades e benefícios: 

Você pode apresentar conteúdos sobre:

  • Alimentação (como informando a forma de preparo de alguns alimentos saudáveis, vitaminas e benefícios de consumir determinados alimentos);
  • Ingestão de água (lembrando de andar com uma garrafinha ou de beber água ao ver o template);
  • Curiosidades sobre atividades físicas.  

A solução de TV Corporativa da Progic oferece diversos conteúdos prontos para serem exibidos nas telas, dentre eles produzimos séries corporativas como “Cuide-se bem”, “Cultive” e “Faz bem para você…”, em que citamos dicas de bons hábitos que contribuem para a saúde física e mental.  

Você pode conferir alguns exemplos acessando o site da Progic.    

Vinhetas de datas especiais 

Há diversos dias no ano que você pode relembrar os colaboradores de adotarem hábitos saudáveis. E para isso você pode usar vinhetas informativas, como no Dia de Combate ao Fumo e ao Alcoolismo, que temos na nossa Biblioteca da solução Progic ou do Dia Nacional da Saúde e da Nutrição. 

Além disso, há diversos meses temáticos que tem como objetivo conscientizar sobre o cuidado com a saúde e prevenção de doenças, como Setembro Vermelho, Outubro Rosa, Novembro Azul e mais. 

Veja um exemplo:

https://www.youtube.com/watch?v=4vyFrg6a6Nc

Agora que você já viu qual a importância e quais são os hábitos saudáveis interessantes de cultivar para aumentar a qualidade de vida, já é possível aplicar na sua empresa!  

Para isso, preparamos um kit de materiais de endomarketing para você baixar gratuitamente e realizar as ações na sua empresa. Você pode personalizá-lo de acordo com a sua preferência. 

O Kit vem com: 

  • Cartaz A3 – 6 hábitos saudáveis para cultivar;
  • Newsletter;
  • Imagens para Redes Sociais;
  • Templates para TV Corporativa;  
  • Vinhetas para TV Corporativa;
  • Wallpaper.

Obrigada pela leitura e comente aqui o que achou sobre o artigo, adoraríamos receber seu feedback! 

Endomarketing.tv Favicon

Conheça a Progic

TV Corporativa Progic - Visite nosso site

Materiais Gratuitos

Kits de Endomarketing - Download Gratuito
Ebooks - Download Gratuito
Ferramentas - Download Gratuito

Em Destaque

Calendário de CI 2024
Ebook - 99 Ideias de Conteúdos para a TV Corporativa

Receba as novidades

Inscreva-se em nossa Newsletter

Tudo Sobre:

Ouça o Progicast

Progicast

Nos Acompanhe

Telegram

Escrito por Ananda Moreira

Estudante de Psicologia e encantada por Marketing, gosto de pensar que a comunicação e o estudo do comportamento humano é o que une as duas áreas e o que me faz ser tão atraída por ambas. Apaixonada por livros, escrita, vídeos de gatinho e musculação, vivo em busca de novos aprendizados.
5 5 Votos
Gostou deste artigo?
Inscreva-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários