Conteúdos Endomarketing

Liderança e endomarketing – qual a relação entre os doisTempo de Leitura: 3 minutos

liderança e endomarketing
Escrito por Eric Vazzoler

Liderança e endomarketing são dois pontos muito importantes para o sucesso de uma organização. A capacidade de liderar é, provavelmente, uma das habilidades mais valiosas que existem. Gestores que conseguem engajar e contagiar suas equipes conseguem feitos incríveis, desde aprimorar sistemas até melhorar o atendimento ao cliente. Afinal, empresas são formadas por pessoas, e os resultados alcançados dependem da soma dos feitos de cada colaborador.

Já o endomarketing nada mais é do que a ciência focada no colaborador e em como torná-lo engajado (ou ainda torná-lo um advogado da empresa). É, literalmente, fazer marketing para dentro da empresa.

Mas qual o elo entre liderança e endomarketing? Primeiro vamos analisar as característica de um bom líder.

Liderança para uma boa gestão

Se o trabalho das pessoas é influenciado pelo líder, o sucesso de uma empresa depende muito da capacidade de liderança de seus gestores. Abaixo listamos algumas características, ao nosso ver, para ser um bom líder:

  • Mostre que se importa com as pessoas;
  • Comprometa-se com o desenvolvimento profissional das pessoas;
  • Demonstre abertura para que os liderados tenham coragem de abrir suas opiniões e também, consequentemente, prover feedback;
  • Seja humilde: evite criar barreiras;
  • Lidere por exemplo: seja um exemplo para as pessoas da sua equipe e construa uma autoridade moral, técnica ou de conhecimento, não simplesmente pelo poder que o cargo concede, mas pelo desejo de se aprimorar.

Como podemos ver, o papel do líder mudou bastante nos últimos tempos. Não há mais espaço no mercado para chefes que influenciam seus liderados apenas através da autoridade. Um líder precisa saber incentivar, desenvolver e engajar seus colaboradores, e é ai que estratégias inovadoras, como o endomarketing, podem ajudar muito os objetivos do líder.

Liderança e endomarketing = sucesso

hand-523231_1280

O endomarketing, ou marketing interno, consiste nas ações que visam fazer com que o colaborador “compre a ideia” da empresa, que se sinta parte dela e que goste de trabalhar lá. Pense num time de futebol. Você contrata o jogador, mas ele não torce necessariamente pelo seu time. É preciso educá-lo, fazer com que ele aprecie o que você construiu ali, mostrar que ele fará parte da história. As pessoas são motivadas pelas coisas nas quais ela tem interesse. O endomarketing visa isto e um bom líder sabe como usar essa linguagem.

Como um bom time de futebol tem um bom treinador, as empresas também precisam de bons líderes, para que seus jogadores gostem do time que defendem e se sintam realmente motivados, como se diz no futebol, a vestirem a camisa. Portanto, se a liderança tem um papel tão importante, não é exagero dizer que uma boa liderança é a melhor estratégia de endomarketing que existe. Mas como unir liderança e endomarketing de forma bem-sucedida?

  • Boa comunicação com as equipes: mostre o que está esperando de cada membro da equipe e de todos como um time, mas também saiba ouvir o que os seus colaboradores têm a dizer. A boa comunicação é bidirecional.
  • Compartilhamento dos resultados com a equipe: falar sobre os altos e baixos da empresa, mostrar dados sobre o que precisa ser melhorado e os cases de sucesso são boas formas de motivar sua equipe. Assim, todos se sentirão responsáveis pelos resultados.
  • Mostre qual o objetivo: uma das melhores formas de liderar é mostrar onde você quer chegar, e mostrar ao seu time que todos podem chegar lá juntos se o objetivo for o mesmo.

Como falamos anteriormente, o endomarketing é uma ferramenta poderosa que auxilia o líder a exercer seu papel dentro da empresa. Porém, sem o apoio dos líderes, dificilmente um projeto de endomarketing sairia do papel. Unidos, liderança e endomarketing são uma das melhores formas de engajar a equipe e atingir os objetivos conjuntos da corporação.

Você já teve uma boa experiência ao unir liderança e endomarketing na sua organização?

Sobre o autor

Eric Vazzoler

Engenheiro eletricista deslumbrado pela Comunicação com os Colaboradores e pelo Marketing Digital. Líder da equipe de Marketing de Conteúdo da Progic. Apaixonado por livros, filmes, músicas, games e pedalar no meio da natureza.