Conteúdos Endomarketing

Endomarketing: Valorize sua marca internamente para vender maisTempo de Leitura: 1 minutos

endomarketing valorize sua marca internamente para vender mais
Escrito por Daniane Bergamini

Campanhas de marketing são muito utilizadas por empresas no lançamento de novos produtos e para apresentar uma nova cara da companhia. A ideia é aumentar a exposição da marca e apoiar a área de vendas a superar suas metas. Mas o que muitos gestores às vezes não percebem é a importância também do endomarketing para fortalecer a imagem da empresa.

O endomarketing pode ser entendido como um conjunto de estratégias e campanhas de marketing com conteúdo institucional voltado para os públicos internos de uma empresa. Através deste tipo de ação, a empresa fortalece sua imagem junto aos colaboradores para que eles virem os principais agentes impulsionadores de  resultados.

Segundo dados de uma pesquisa da Gallup, apenas ⅓ dos funcionários de companhias dos Estados Unidos concorda que a missão ou o propósito das suas empresas fazem com que eles sintam que seu trabalho é importante. Este resultado nos mostra que mais da metade dos pesquisados não vê nos propósitos da sua empresa um fator motivador para as suas atividades.

Quando a imagem da empresa é fortalecida junto à equipe através do endomarketing, os colaboradores conseguem engajar os clientes. Clientes alinhados com as promessas da marca gastam o dobro (47%) do que clientes fora de sintonia gastam (23%).

Como você já deve ter percebido, todo o esforço de fortalecimento da sua marca junto aos colaboradores tem um retorno financeiro. Não adianta mostrar para os clientes como sua empresa é inovadora e sua solução é a melhor do mercado se a equipe não está alinhada com os propósitos da marca.

Sua empresa tem investido em campanhas de endomarketing? Que estratégias são utilizadas para fortalecer sua marca internamente? Compartilhe conosco!

Foto: Pixabay

Sobre o autor

Daniane Bergamini

Sócia e Diretora de Operações da Progic. Formada em engenharia de alimentos pela UFSC com MBA em gestão industrial pela FGV.