Conteúdos

Desafios do engajamento e retenção da geração YTempo de Leitura: 3 minutos

desafios do engajamento e retencao da geracao y

Jovens apaixonados pela tecnologia. Nascidos entre os anos 80 e 90, são os representantes da geração Y, a primeira que recebeu toda a influência da internet. O resultado: são profissionais ansiosos e ambiciosos, mas ao mesmo tempo desfocados. Arrogantes e descomprometidos, pensam alguns gestores, mas a verdade é que esses jovens já provaram que se preocupam com o ambiente de trabalho e têm fortes valores morais.

A verdade é que esta nova geração de profissionais representa um grande desafio para os atuais modelos de gestão. Como engajar a geração Y? Como treiná-los e retê-los na sua empresa?

O desafio da geração Y

O especialista em gerações Sidnei Oliveira disse, em entrevista à Época Negócios, que o jovem da geração Y cresceu blindado pela família e não enfrentou frustrações. Se por um lado eles chegam ao mercado de trabalho com boa formação acadêmica, se mostram frágeis para o mercado de trabalho por não saberem lidar com os problemas.

O reflexo disso é que eles esperam que o mundo corporativo trabalhe a favor deles. A geração Y espera que os gestores ajam como seus pais, protegendo-os e dividindo a responsabilidade, mas infelizmente isso não acontece no mundo real.

Uma pesquisa da empresa de desenvolvimento executivo Future Workplace apurou que jovens americanos esperam passar, em média, por 15 a 20 empresas durante a carreira, o que representa um grande desafio para a retenção de talentos.

Como reter os talentos da geração Y

Para Oliveira, a retenção da geração Y tem a ver com desafios. Quanto mais desafios, mais o jovem perceberá que ganhou relevância na empresa. Com os desafios, o jovem percebe um desenvolvimento pessoal, pois precisa desenvolver habilidades para lidar com eles. Esse fator pode ser mais relevante pra a retenção do que a remuneração, por exemplo.

Como engajar os jovens da geração Y

Aumentar conexões

Pesquisa conduzida pela YouEarnedIt aponta que 67% dos jovens consideram que conexões com os colegas de trabalho e com a empresa têm impacto altamente positivo no engajamento. Uma dica é conectar a equipe com ferramentas como o Slack.

Liderança

Segundo a mesma pesquisa, 50% dos jovens apontaram a liderança pobre e a falta de comunicação como um fator que pode derrubar os índices de engajamento. A geração Y precisa de líderes em quem confiam e que não tenham medo de seguir. Dê mais feedbacks positivos do que negativos e exponha o papel que cada um desempenha para a coletividade da empresa.

Boas experiências

Mais do que dinheiro (16%), jovens valorizam recompensas experienciais (47%). Invista em mentorias e outras capacitações, programas de atividades físicas coletivas e encontros fora do ambiente de trabalho. Assim, o jovem se sentirá devidamente recompensado pelo trabalho.

Sua empresa busca profissionais da geração Y? Como foi a adaptação de colaboradores e gestores para o bom andamento dos negócios? Compartilhe conosco!

Sobre o autor

Igor Gavazzi Vazzoler

Fundador e Diretor de Inovação da Progic Tecnologia. Engenheiro eletricista pela UFSC com MBA em Gestão de Projetos pela FGV.

4
Deixe um comentário

avatar
4 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Como Gerenciar Conflitos de Gerações na Empresa?Liderança e endomarketing - Qual a relação entre os dois?Ginástica Laboral na TV Corporativa - Projeto para DownloadQuanto a satisfação dos colaboradores pesa na produtividade da sua empresa? - Endomarketing.tv Recent comment authors
newest oldest most voted
trackback

[…] Saiba mais: Desafios do engajamento e retenção da geração Y […]

trackback

[…] endomarketing sairia do papel. Unidos, liderança e endomarketing são uma das melhores formas de engajar a equipe e atingir os objetivos conjuntos da […]

trackback

[…] Na feroz competição do mundo capitalista, vencem as melhores empresas, e as melhores empresas são aquelas formadas pelos melhores profissionais. Os melhores profissionais são aqueles que escolhem onde querem trabalhar, eles não são escolhidos. Os melhores profissionais escolhem trabalhar nas empresas que lhes oferecem as melhores condições de trabalho em todos os aspectos, até no que diz respeito à sua saúde. E estas afirmações são ainda mais verdadeiras em gerações mais novas. […]

trackback

[…] isso, veja algumas dicas de como engajar sua equipe e otimizar os seus […]