Conteúdos TV Corporativa/Mural Digital

TV Corporativa como Ferramenta para LiderançaTempo de Leitura: 5 minutos

ferramenta para lideranca

Como vimos no post “Liderança e endomarketing – qual a relação entre os dois”, a boa liderança é talvez a melhor prática de endomarketing que existe, pois tem um grande poder de motivar a equipe e de alinhar objetivos e expectativas.

Também vimos que para alcançarmos uma boa liderança, um dos requisitos primordiais é manter uma boa comunicação com a equipe. Pode parecer básico, mas manter os seus colaboradores informados e ter um fluxo frequente de atualizações ajuda, e muito, a engajar as pessoas.

Saul Faingaus Bekin, o criador do termo e guru do endomarketing, em seu livro “Conversando sobre endomarketing”, afirma que o papel do líder dentro de uma organização inclui cada vez mais desafios, como o de passar aos colaboradores a visão da empresa, estimular a criatividade e a iniciativa, direcionar a informação, ou seja, atuar como um facilitador das ações, proporcionando aos colaboradores as ferramentas necessárias para melhorar seus trabalhos.

Em grandes empresas, que podem ter centenas ou milhares de colaboradores espalhados por filias, por um país ou mesmo no mundo, a comunicação é um grande desafio. Se for feita de uma forma pouco eficiente, o gestor pode ter dificuldade em exercer uma boa liderança e a empresa pode sofrer com isso.

Sendo assim, é muito importante que o líder disponha de ferramentas para garantir que o seu exemplo, seu conhecimento e suas visões estratégicas possam chegar e serem compreendidas por toda sua empresa. Só assim ele vai garantir que todos estejam se sentindo “no mesmo barco” e remem na mesma direção.

Neste post, iremos utilizar alguns conceitos do post “Critérios para avaliação de ferramentas de comunicação interna e endomarketing” para mostrar porque a TV corporativa é uma ótima ferramenta para liderança, e que pode ajudar muito os líderes a exercerem uma boa comunicação com seus colaboradores. Depois, mostraremos exemplos de como é possível utilizar esta ferramenta para garantir o cumprimento das características que uma boa liderança precisa ter.

Características da TV corporativa que melhoram a comunicação entre líder e colaborador

  • Alcance

alcance

Ferramentas como e-mail e intranet são muito úteis, mas quando há necessidade que a informação seja compreendida em massa, ou seja, quando você precisa transmitir alguma ideia ou conceito com grande destaque, em larga escala, a TV Corporativa é certamente a ferramenta mais impactante possível. Ela é uma forma universal de comunicação, já que todos estão acostumados com TV. É, portanto, uma forma de comunicação familiar a todos os públicos da empresa.

  • Atratividade

atratividade

Uma das únicas ferramentas naturalmente baseadas em vídeo: A liderança genuína é construída por meio do exemplo, da autoridade moral, técnica, de conhecimentos, etc. É natural que este tipo de liderança seja exercida “mostrando a cara”: o líder falando diretamente para seus liderados. Mas, em uma empresa muito grande, é impossível o líder falar com todos ao mesmo tempo, e reunir todos em um único local é inviável ou improdutivo, na vasta maioria dos casos. A TV corporativa vem para resolver esse problema. Ela é a ferramenta preferida de grandes corporações pela sua eficiência e permite que os principais diretores da empresa, e até o presidente, possam se comunicar com todos os colaboradores.

  • Acessibilidade

Existem informações que o colaborar deve sempre lembrar e essas devem ser a prioridade em transmissões da TV corporativa. O fato da informação estar sempre visível no ambiente de trabalho auxilia o líder a manter estes conhecimentos estratégicos sempre ao alcance dos colaboradores, de forma automática e direta, sem requerer que eles tomem qualquer tipo de ação para obter a informação: ela simplesmente aparece na sua frente e chama a atenção.

Exemplos de uso da TV corporativa para exercer uma boa liderança

Não basta ter uma boa ferramenta para liderança. É necessário saber usá-la. Veja alguns exemplos de conteúdos para a TV Corporativa para auxiliar o papel de liderar equipes:

Mostre que se importa com as pessoas

Coloque na programação de sua TV corporativa conteúdos que demonstre atenção aos seus colaboradores. Por exemplo:

  • Os aniversariantes do mês;
  • Comunique fatos marcantes na vida de colaboradores (funcionário terminou a faculdade, casamento, nascimento do filho, filha casou etc.);
  • Deseje que um colaborador que está entrando de férias descanse bem;

Essas são apenas algumas possibilidades e vão ajudar a aumentar o sentimento de pertencimento nos colaboradores. Eles estarão muito mais propícios a “vestir a camisa” de um time do qual sentem que fazem parte.

Mostre qual é o objetivo

Os objetivos e metas estratégicas da empresa são tão importantes que precisam estar sendo recorrentemente apresentados nas telas de TV Corporativa. Agende na programação de sua TV Corporativa um vídeo que liste os principais objetivos do período. As pessoas vão ser constantemente lembradas do que é importante e o seu engajamento com aquela causa tende a aumentar.

Compartilhamento dos resultados com a equipe

A chamada “gestão à vista” é uma tendência que não para de crescer. Trata-se de exibir indicadores chave do negócio para as equipes em telas de TV Corporativa ou Mural Digital.

Isto tem a vantagem de estimular o sentimento de responsabilidade por manter os índices em níveis desejados. Dá também uma sensação de pertencimento, o funcionário sai do escuro e começa a enxergar a empresa com uma visão mais global – este é outro pré-requisito para tornar as pessoas mais responsáveis pelo resultado global, e menos preocupadas apenas com seus interesses pessoais.

Vale a pena agendar na programação conteúdos que exibam informações atualizadas sobre resultados como:

  • Índice de satisfação do consumidor;
  • Vendas;
  • Lucratividade (pode ser percentual – para quem não abre informações financeiras);
  • Faturamento;
  • Produtividade;
  • Níveis de estoque;

indicadores

A TV corporativa é uma poderosa ferramenta para liderança, quando aliada à estratégia e à vontade de fazer dar certo. Você pode ler mais sobre o assunto no nosso post “10 Razões para sua empresa usar TV Corporativa” ou “6 maneiras de melhorar a comunicação interna de sua empresa usando a TV Corporativa”.

 

World map networking designed by Freepik

Sobre o autor

Igor Gavazzi Vazzoler

Fundador e Diretor de Inovação da Progic Tecnologia. Engenheiro eletricista pela UFSC com MBA em Gestão de Projetos pela FGV.