Comunicação Interna Conteúdos TV Corporativa/Mural Digital

6 maneiras de melhorar a comunicação interna de sua empresa usando a TV CorporativaTempo de Leitura: 6 minutos

melhorar a comunicacao interna

Todos nós já sabemos a importância da comunicação interna para uma organização. Podemos considerá-la o óleo necessário para fazer funcionar as engrenagens da empresa.

Uma comunicação corporativa eficiente ajuda a empresa a desenvolver uma cultura coesa, auxiliando os colaboradores a tomarem decisões alinhadas às estratégias da corporação. Ela ajuda a garantir que todos os membros da organização estão trabalhando colaborativamente em direção a um objetivo em comum, melhorando a eficiência e a produtividade da empresa, assim como o produto ou o serviço entregue ao cliente.

Melhorar a comunicação interna deve ser uma preocupação constante dos gestores e líderes da organização. Independente do porte, é preciso manter um bom canal de comunicação, seja ele vertical ou horizontal.

melhorar a comunicacao interna

Usando a TV corporativa para melhorar a comunicação interna

Já mostramos no post “10 razões para sua empresa usar TV corporativa” quais são as vantagens que esta ferramenta possui em relação aos mecanismos tradicionais de comunicação interna, como a simplicidade de operação, maior apelo visual, fácil segmentação e acessibilidade da informação.

Já neste post, mostraremos 6 formas de como melhorar a comunicação interna da empresa usando a TV Corporativa ou mural digital, uma ferramenta moderna e eficiente que cabe no orçamento e se ajusta às necessidades de empresas de todos os tamanhos. Continue lendo para conferir nossas sugestões.

Reforce, ou crie, a cultura da empresa

Quando falamos de cultura da empresa, não nos referimos apenas aos conceitos que são definidos na missão, visão e valores da organização. Nos referimos também às crenças, aos hábitos, costumes, rituais, e às normas da empresa.

A cultura organizacional contribui para a construção da identidade da empresa, assim como para a concepção do clima organizacional, que consiste no ambiente que é criado no contexto empresarial. Este ambiente, por sua vez, pode impactar diretamente na produtividade dos seus colaboradores.

Com o auxílio da TV corporativa, os gestores e profissionais de comunicação empresarial podem reforçar a cultura da organização em empresas de médio e grande porte. Mas vale ressaltar que esta tecnologia também pode ser usada em empresas pequenas, auxiliando-as a aprimorar ou a criar esta cultura.

Veja algumas formas de reforçar a cultura da empresa com o auxílio da TV corporativa ou o mural eletrônico:

  • Citar os valores da empresa, assim como a visão e a missão;
  • Exibir informações ou notícias relacionadas a algum interesse comum a vários colaboradores, como o cafezinho, futebol, video-game, etc;
  • Reforçar as normas da organização;
  • Mostrar algum comportamento exemplar de funcionários;
  • Vídeos ou imagens dos eventos de confraternização da empresa;
  • Adotar uma estratégia de Endomarketing, fortalecendo a imagem da empresa para o público interno.

Reconhecimento dos colaboradores

Reconhecimento é uma necessidade psicológica importantíssima do ser humano. Gallup, respeitada empresa americana de consultoria e pesquisas, em seu relatório “State of the American Workplace”, constatou que colaboradores que sabem que irão ter reconhecimento pelo seu bom trabalho dentro da corporação, têm um maior incentivo a, de fato, realizarem um bom trabalho.

Em outro relatório também da Gallup, “How full is your bucket” de Donald Clifton, foi verificado que a principal causa que leva os funcionários americanos a deixarem seus empregos é por não se sentirem apreciados dentro da corporação. Segundo os dados do relatório, 65% dos colaboradores entrevistados disseram que não se sentiram devidamente reconhecidos pelos trabalhos que realizaram na empresa.

Sendo assim, não desperdice oportunidades de reconhecer os trabalhos bem feitos dos colaboradores de sua empresa. Não seja a pessoa que só lembra do funcionário quando ele comete algum erro.

A TV Corporativa pode auxiliar neste processo. Exponha nas telas da empresa, para todos verem, as realizações positivas dos colaboradores. Isto mostrará que a empresa reconhece os esforços dos funcionários e aumentará o sentimento de pertencimento dos mesmos.

Gestão a vista

gestao-a-vista3

Todo colaborador se importa, ou deveria se importar, com a saúde da empresa em que trabalha. Ser transparente com todos os colaboradores sobre a gestão da empresa, além de uma tendência, é uma excelente prática que também aumenta o sentimento de pertencimento do colaborador em relação à empresa.

Assim, uma ótima maneira de melhorar a comunicação interna de sua empresa é exibir informações importantes na TV corporativa, como indicadores de produtividade de cada área, acompanhamento de metas do período, volume de vendas do mês, status de determinado projeto, etc. Mostrar novos clientes e o feedback dos antigos também é uma boa forma de encorajar e motivar a equipe.

Tabelas de Performance

performance

Outra forma de usar a TV corporativa para melhorar a comunicação interna da empresa, e também para focar mais ainda em resultados, é exibir tabelas e gráficos de desempenho dos colaboradores como bons exemplos. O objetivo principal é motivar, de forma saudável, os colaboradores com melhores desempenhos em vendas ou serviço de atendimento ao consumidor por exemplo, através de números. Esta prática, além de dar reconhecimento para os colaboradores com a melhor performance no mês, por exemplo, incentiva os outros funcionários a tentar alcançar melhores resultados.

Também é possível usar a técnica do “gamification”, como já falamos anteriormente no post “6 tendências em comunicação interna”. A ideia é transformar o ambiente de trabalho em um grande jogo, motivando as equipes a uma competição de forma saudável.

Segurança do trabalho

seguranca_no_trabalho

A TV corporativa ainda pode ser usada para substituir, ou reforçar, os avisos impressos de segurança. Basta inserir na programação diária de determinadas áreas da empresa vídeos acentuando a importância de se usar os equipamentos de segurança e de seguir as práticas de segurança de cada setor. Com o apelo visual da TV corporativa, é muito mais provável que o trabalhador preste atenção aos avisos e lembre de seguí-los todos os dias.

A versatilidade da TV corporativa também permite criar uma programação de avisos que acompanha a rotina de trabalho de cada setor. Por exemplo: de manhã, quando os trabalhadores chegam na empresa, exibe-se um vídeo com todos os equipamentos necessários para se trabalhar no setor, assim como o modo apropriado de usá-lo. Em outro momento, a programação mostra como usar determinada máquina, e assim por diante.

Treinamento

É muito comum usar a TV corporativa para fazer treinamentos para novos funcionários. Esta ferramenta se mostra uma ótima opção em setores onde a rotatividade de funcionários é muito grande. Basta criar um vídeo de treinamento e passar a cada nova entrada de colaborador. Simples!

 

A TV corporativa pode ser uma grande aliada no momento de melhorar a comunicação interna da sua empresa. Basta saber usá-la de forma estratégica. Você já experimentou a ferramenta? Conte-nos sua experiência!

Sobre o autor

Igor Gavazzi Vazzoler

Fundador e Diretor de Inovação da Progic Tecnologia. Engenheiro eletricista pela UFSC com MBA em Gestão de Projetos pela FGV.