Conteúdos TV Corporativa/Mural Digital

10 razões para sua empresa usar TV corporativaTempo de Leitura: 6 minutos

tv corporativa
Escrito por Eric Vazzoler

Já explicamos anteriormente o que é TV Corporativa, suas vantagens e como ela funciona, porém muitas pessoas ainda se assustam com este termo por pensarem que esta ferramenta requer grandes investimentos, mas a realidade está bem distante disso.

Se o processo de implantação pode ser mais custoso do que um projeto de comunicação interna com ferramentas tradicionais (jornal mural, revistas, jornais, intranet, e-mail, etc), a longo prazo o investimento tem um excelente retorno para a empresa, pois os benefícios deste mecanismo moderno de transmissão de conhecimento e entretenimento são inúmeros.

Levantamos alguns motivos para mostrar porquê ter TV corporativa em sua empresa como ferramenta de comunicação corporativa com os colaboradores é uma ótima escolha.

Por que ter TV corporativa em minha empresa?

Custo

Não faz muito tempo que a principal forma de transmissão de conteúdo audiovisual dentro das empresas era via satélite, o que tornava os projetos extremamente custosos, tanto em sua implementação quanto na manutenção e operação. Além disso, havia o problema de inflexibilidade na programação, já que o mesmo canal era distribuído para todas as unidades. Com o advento de novas tecnologias, este cenário mudou bastante.

Hoje, para implementarmos uma TV corporativa, basta um software de gerenciamento de conteúdo, um player conectado à internet e uma TV. O diagrama a seguir ilustra como funciona esta rede corporativa.

tv corporativa

Simplicidade

A gestão da programação passa pela escolha do que será exibido entre indicativos, memorandos, avisos e imagens, além de outros conteúdos informativos que podem ser adicionados, como últimas informações de agências de notícias e previsão do tempo.

Usando a abordagem do diagrama anterior, e com a infraestrutura implementada, fica muito fácil operar sua TV corporativa. Com um software de gerenciamento de conteúdo via web é possível mudar a programação e monitorar todos os pontos remotamente e através de qualquer dispositivo conectado à internet. O conteúdo é transmitido aos players automaticamente, para então ser exibido nas TVs.

Algumas empresas que fornecem o software de gestão de conteúdo também disponibilizam diversos templates prontos de conteúdos estáticos ou dinâmicos, diminuindo a necessidade de criação de conteúdo por parte da empresa responsável pelo gerenciamento de conteúdos da TV Corporativa.

Apelo Visual – Atratividade

monitores-visual

O movimento chama a atenção das pessoas, e esta é uma característica inerente ao ser humano, conhecida como atenção involuntária. Segundo Daniela Regina da Silva em seu livro Psicologia Geral e do Desenvolvimento, a atenção involuntária é um tipo de atenção mediada por processamento automático das informações e não requer controle consciente do indivíduo. Ela é estimulada por fatores como: cor, intensidade, tamanho, repetição e movimento.

Vídeos e imagens de alta qualidade possuem um poder visual muito elevado se comparado às outras formas de transmitir informação. Uma TV corporativa com conteúdo bem produzido pode deixar um ambiente muito mais moderno e atrativo.

Aderência da informação – Eficiência

A eficiência da mensagem por vídeo é comprovada por diversos estudos. A retenção de informações transmitidas por meio de áudio e vídeos chega a 50%, enquanto as pessoas só lembram de aproximadamente 10% do que recebem pela leitura. Então, por que não investir em uma plataforma que pode oferecer muito mais efetividade na aderência da mensagem?

Informação certa para a pessoa certa – Segmentação

Outro fator que contribui para a melhoria da qualidade da comunicação interna por meio da TV Corporativa é a possibilidade de segmentar a mensagem para públicos específicos. Um trabalhador de chão de fábrica e um diretor executivo vivem realidades diferentes e demandam uma comunicação própria, que passa pela escolha da informação e até da linguagem. Com a TV Corporativa ou o mural eletrônico é possível fazer essa segmentação de forma fácil, munindo todos os setores da empresa com informações relevantes para cada colaborador.

Exposição da Informação – Acessibilidade

Um aspecto interessante sobre TV corporativa e mural digital é a questão da oferta da informação. Diferentemente de algumas ferramentas tradicionais de comunicação interna, como intranet e e-mail, o colaborador não precisa tomar nenhuma ação para acessar a informação, ela simplesmente está lá na parede mais próxima chamando a sua atenção, basta virar o olhar. Não é necessário navegar através de pastas e nem fazer buscas específicas pelo conhecimento.

Esta característica é uma das premissas da gestão a vista, uma forte tendência de modelo de comunicação interna das empresas.

Poder de expansão – Escalabilidade

O trabalho necessário para publicar a informação em uma tela localizada no hall de entrada do seu local de trabalho, por exemplo, é o mesmo trabalho necessário para publicar em centenas de telas espalhadas pelo mundo todo.

Será que isto aconteceria com murais tradicionais?

Este poder de expansão, além da vantagem evidente da escalabilidade, proporciona um dinamismo muito grande para a comunicação da empresa, aumentando significativamente a velocidade de disseminação da informação entre as filiais da companhia, ou até mesmo apenas entre os departamentos de uma mesma sede.

Salve o planeta!!! – Sustentabilidade

monitores-planeta

Usar TV corporativa no lugar dos tradicionais jornais murais, informativos e jornais impressos é uma forma de contribuir para a sustentabilidade da empresa e do planeta. Ao utilizar uma plataforma digital para transmitir as mesmas informações que, anos atrás, precisariam de milhares de folhas de papel para serem passadas para os colaboradores pode representar também uma economia a longo prazo com gastos de confecção e impressão de material gráfico.

Alinhamento e engajamento da equipe – Endomarketing

Além de informes e outros comunicados importantes para os colaboradores, os gestores podem usar a TV corporativa como uma ferramenta de endomarketing. Fortalecer a marca da empresa entre os colaboradores, ressaltando sua visão e missão, além de apresentar a história e curiosidades sobre a empresa, é uma excelente forma de manter a equipe alinhada e sempre engajada nos objetivos

E o retorno disso é que equipes alinhadas com os propósitos da empresa engajam clientes, que passam a gastar o dobro (47%) do que clientes fora de sintonia (23%) gastariam. Equipes motivadas também produzem mais, dando retorno ao investimento feito em estratégias de endomarketing e comunicação interna.

Treinamentos

Outra forma de usar TV corporativa é para treinamentos. Além da programação comum, contendo o material de comunicação interna da empresa, é possível carregar videoaulas que ajudam a manter a equipe sempre atualizada com os processos da empresa. Esta funcionalidade é muito útil em grandes redes de varejo, por exemplo, onde há grande rotatividade de funcionários e necessidade constante de treinamento das equipes.

Uma TV corporativa, bem utilizada, é sinônimo de comunicação empresarial eficiente, com mensagens claras e assertivas, transmitidas de forma atrativa e com garantia de que a informação será lembrada. Tudo isso aliado a um pensamento mais ecológico, evitando a utilização e descarte de milhares de folhas de papel anualmente.

Se você ainda não está convencido que a TV corporativa é a melhor opção para a comunicação da sua empresa, visite nosso site e entre em contato conosco para conversarmos sobre seu projeto.

Sobre o autor

Eric Vazzoler

Engenheiro eletricista deslumbrado pela Comunicação com os Colaboradores e pelo Marketing Digital. Líder da equipe de Marketing de Conteúdo da Progic. Apaixonado por livros, filmes, músicas, games e pedalar no meio da natureza.