Conteúdos TV Corporativa/Mural Digital

12 Vantagens da TV Corporativa para a Comunicação InternaTempo de Leitura: 10 minutos

tv corporativa
Escrito por Eric Vazzoler

A TV Corporativa via internet, também conhecida como mural digital, é uma grande tendência como canal de Comunicação Interna (C.I.) nas empresas.

Com ela, a equipe responsável pela comunicação cria um canal de TV exclusivo para os colaboradores.

Essa ferramenta pode ser utilizada para campanhas internas de endomarketing, comunicados internos, gestão à vista, ações de gamificação, promover a cultura organizacional e diversas outras ações.

Porém, neste artigo não vamos falar das possíveis aplicações da TV Corporativa.

O intuito aqui é explicar as vantagens estratégicas e os diferenciais desse canal e mostrar o porquê ele é, de fato, uma tendência.

Confira!

Quais as vantagens da TV Corporativa?

1 – Atratividade – Apelo Visual da Comunicação

A Comunicação Interna precisa ser atrativa. Ela precisa despertar o interesse do colaborador para garantir a efetividade da mensagem transmitida.

Essa, inclusive, é a essência do endomarketing: transformar as informações estratégicas da empresa em algo que os colaboradores queiram consumir.

Atratividade tv corporativa

Com imagens, vídeos e animações, a TV Corporativa consegue atrair a atenção de quem passa perto dela. Com a atualização constante de conteúdos e formatos temos a garantia de que o olhar dos colaboradores será captado.

Além disso, a tela combinada com imagens de qualidade dá um toque moderno e inovador aos ambientes da empresa.

2 – Acessibilidade – Exposição da Informação

Expor informações relevantes aos colaboradores de maneira acessível e direta passa uma mensagem que vai muito além do conteúdo exposto em si.

Ao fazer isso, a empresa desenvolve uma cultura de transparência, construindo confiança e promovendo o alinhamento do pensamento e das atitudes dos funcionários.

Assim, além de atrativas, as informações estratégicas que a empresa quer comunicar precisam estar acessíveis aos colaboradores, à vista de todos continuamente, e não escondidas em uma pasta qualquer na intranet da empresa, esperando para ser encontrada, ou em um e-mail, esperando para ser aberto.

Acessibilidade tv corporativa

E esse é um grande diferencial da TV Corporativa em relação aos demais canais de Comunicação Interna.

As telas espalhadas em lugares estratégicos da empresa alcançam os colaboradores de forma passiva, ou seja, não é necessário nenhum esforço por parte do funcionário para ser impactado pela Comunicação Interna da empresa.

A informação simplesmente está lá, na parede mais próxima chamando a sua atenção, basta virar o olhar.

Esta característica é uma das premissas da gestão a vista, uma forte tendência de modelo de Comunicação Interna das empresas.

3 – Alcance – Expansão dos Limites da Comunicação

Um dos principais desafios enfrentados pela equipe de Comunicação Corporativa é alcançar todos os colaboradores da empresa. Essa dificuldade é ainda maior quando grande parte dos funcionários fazem parte do setor operacional, no qual, geralmente, não há acesso ao e-mail ou à intranet da empresa.

E, como já falamos no post “Sistema de Irrigação e a Comunicação Interna”, quanto mais longe o funcionário estiver da fonte da informação (diretoria da empresa), menos satisfeitos eles estarão com a quantidade de informação que recebem.

Por isso, alcançar todos os colaboradores requer uma estratégia exclusiva por parte da equipe de Comunicação Interna.

Alcance tv corporativa

Ao expor constantemente e de forma atrativa as informações para todos com a TV Corporativa, mesmo os colaboradores do setor operacional, que não têm acesso ao e-mail ou à intranet, estarão sempre sendo impactados e atualizados em tempo real com os comunicados da empresa.

4 – Diretividade – Comunicação Sem Barreiras ou Ruídos

A informação que a diretoria quer transmitir muitas vezes passa por vários intermediários e acaba chegando distorcida aos colaboradores. Além de diversas barreiras, é comum que tenha ruídos no processo de comunicação corporativa.

Com a TV Corporativa temos a garantia de que a informação que vai chegar ao remetente é a mesma que saiu da fonte. Ela não será alterada no meio do caminho.

Diretividade tv corporativa

Além disso, o formato dos conteúdos desse canal, que geralmente são vídeos curtos, assertivos e diretos, facilitam o processo de entendimento da mensagem por parte dos colaboradores.

Para grandes empresas, que possuem diversos níveis de gestão, esse é um grande problema que pode gerar muita dor de cabeça.

5 – Constância – Alta Frequência de Impactação

Em qualquer outro canal, como o e-mail, a intranet e a rede social corporativa, o colaborador é impactado apenas uma vez pelo comunicado interno. Ele consome a informação e dificilmente irá voltar para reler aquele comunicado.

Com as TVs Corporativas, por estarem posicionadas em lugares estratégicos e constantemente expondo os conteúdos da empresa, é possível impactar o funcionário diversas vezes durante o dia.

Constancia tv corporativa

Essa característica torna esse canal muito interessante para transmitir informações estratégicas, que precisam ser internalizadas pelo colaborador, como a Missão, Visão e Valores, segurança do trabalho ou os benefícios de RH, por exemplo.

6 – Dinamismo – Distribuição em Tempo Real

Essa talvez seja a vantagem mais óbvia da TV Corporativa, mas não menos relevante.

Com as telas conectadas na internet e utilizando um software de gestão para a TV Corporativa, em poucos minutos você é capaz de distribuir um novo conteúdo para toda a sua empresa.

Dinamismo tv corporativa

Essa é uma grande vantagem ao compararmos com o jornal mural, canal impresso mais utilizado pelas empresas. O trabalho operacional para distribuir os novos comunicados para todos os quadros da empresa é significativa, principalmente em grandes organizações.

Esse problema também é evidente com a TV Corporativa feita através de Pendrives, que é uma forma mais simples de implementar esse canal.

7 – Escalabilidade – Poder de Expansão

E por causa desse dinamismo, o trabalho necessário para publicar a informação em uma tela localizada no hall de entrada do seu local de trabalho, por exemplo, é o mesmo trabalho necessário para publicar em centenas de telas espalhadas pelo mundo todo.

Esse poder de expansão proporciona um dinamismo muito grande para a comunicação da empresa, aumentando o alinhamento entre as filiais da companhia, ou até mesmo entre os departamentos de uma mesma sede.

8 – Otimização – Comunicação Focada no que Importa

Além da distribuição dinâmica dos conteúdos, como a TV Corporativa pode otimizar a Comunicação Interna?

Para responder essa pergunta, vamos analisar alguns recursos da TV Corporativa via internet:

  • Agendamento de conteúdos: É possível definir a data e o horário inicial e final que um conteúdo será exibido na TV Corporativa, auxiliando muito no planejamento das tarefas da equipe de comunicação.
  • Fonte de dados: Esse é um poderoso recurso de gestão do canal. A fonte de dados é uma forma de inserção rápida de informações na TV Corporativa. Veja o conceito:
fonte-de-dados na tv corporativa

Por exemplo, digamos que a sua TV Corporativa possui uma editoria chamada “Comunicados do RH”. Para inserir um novo conteúdo nessa editoria, um comunicado que o RH queira exibir nas telas, basta cadastrar um novo texto e imagem na fonte de dados associado ao template. Ou seja, não é necessário criar uma arte para todo novo comunicado.

  • Agendamento de notícias: Além do agendamento de conteúdos, utilizando a fonte de dados também é possível agendar notícias, definindo a data inicial e final que determinada notícia será exibida nas telas.
  • Monitoramento remoto: Como saber se as telas espalhadas pela empresa estão ligadas, conectadas à internet e exibindo os conteúdos definidos? Simples, tudo através do software web de gestão do canal.

Todos esses recursos irão diminuir as tarefas operacionais da equipe de Comunicação Interna e auxiliá-los a focar no que importa: realizar uma comunicação estratégica, engajadora e alinhada aos objetivos da empresa.

9 – Automatização – Comunicação Interna com Alta Produtividade

Um dos segredos para a TV Corporativa ser bem sucedida na empresa está na constante atualização dos conteúdos. Isso foi comprovado na pesquisa “TV Corporativa Trends”, realizada em 2018 com mais de 150 empresas que utilizam esse canal na empresa.

tv corporativa - atualização de conteúdos
Fonte: Pesquisa de tendências da TV Corporativa

Considerando esse requisito, um dos recursos da TV Corporativa que você pode utilizar para mantê-la atualizada automaticamente é a integração com outros sistemas.

É possível configurar a plataforma de TV Corporativa para capturar informações, dashboards, postagens em redes sociais, notícias de portais externos ou qualquer outro sistema web e exibir nas telas.

Automatizacao tv corporativa

Algumas empresas utilizam a TV Corporativa com a maioria da programação automatizada, exibindo principalmente gráficos e dados sobre o negócio. Nesses casos, em que a principal aplicação das telas é realizar a gestão à vista, há muito pouco trabalho operacional para manter o canal atualizado.

10 – Coparticipação – Comunicação é Responsabilidade de Todos

Por causa de todas as características já citadas, a TV Corporativa talvez seja a melhor ferramenta para realizar a comunicação oficial da empresa.

Porém, isso não quer dizer que ela não possa ser utilizada como um canal coparticipativo, com o envolvimento da liderança dos setores e de agentes comunicadores.

Na realidade, essa descentralização da comunicação é uma tendência e uma boa prática para o canal.

Notícias cadastradas pelos líderes dos departamentos. Moderadas e publicadas pela equipe de CI.

Com o recurso de gestão de usuários, a empresa pode distribuir a responsabilidade de enviar novos conteúdos para a TV Corporativa entre os colaboradores.

Um caso de uso desse recurso, inclusive utilizado por diversos de nossos clientes, é permitir que o líder de determinado setor insira conteúdos ou notícias apenas na tela instalada no departamento dele.

11 – Colaboratividade – Empoderamento dos Colaboradores

E não são apenas agentes comunicadores que podem contribuir com a TV Corporativa. Por que não incluir todos os colaboradores na construção do canal?

Fazer isso, inclusive, é outra boa prática para o sucesso da ferramenta:

“Se compararmos a melhora na comunicação interna de acordo com a porcentagem da grade de conteúdos que incluam os colaboradores, percebe-se uma melhora significativa nos resultados quanto mais o colaborador é incluído na TV Corporativa.” – TV Corporativa Trends

E para possibilitar essa inclusão, a Progic possui um recurso exclusivo em sua plataforma de TV Corporativa, o Feed Colaborativo.

Com Feed Colaborativo qualquer colaborador poderá enviar conteúdos para serem publicados nas telas, sem precisar logar em qualquer sistema ou ter qualquer tipo de treinamento.

Os conteúdos enviados poderão ser moderados e publicados pela equipe de Comunicação Interna rapidamente.

Colaboratividade tv corporativa

12 – Segmentação – Informação Certa para a Pessoa Certa

Um trabalhador do ambiente fabril e uma equipe de vendas, por exemplo, vivem realidades diferentes e demandam uma comunicação própria, que passa pela escolha da informação e até da linguagem.

Com a TV Corporativa é possível fazer essa segmentação de forma fácil, munindo todos os setores da empresa com informações relevantes para cada colaborador.

Resultados

Viu quantas vantagens?

Isso que nem citamos a economia de milhares de papéis que seriam impressos em um mural impresso, caso as TVs substituíssem esse canal. Ou os custos causados pelas falhas na Comunicação Interna da empresa.

Uma TV corporativa bem utilizada é sinônimo de comunicação empresarial eficiente, com mensagens claras e assertivas, transmitidas de forma atrativa e com garantia de que a informação será lembrada.

O resultado são colaboradores alinhados e engajados com os objetivos estratégicos e a cultura da empresa.


Fonte: Pesquisa de tendências da TV Corporativa

Plataforma de TV Corporativa da Progic

Viu quantas possibilidades que a TV Corporativa oferece para a Comunicação Interna e para o Endomarketing da sua empresa?

Já pensou em iniciar um projeto? Sua empresa já faz Mural Digital com Pendrives?

Visite nosso site e veja como potencializar a comunicação da sua empresa com a solução de TV Corporativa da Progic.

Junte-se a mais de 450 empresas do Brasil todo!

logos-clientes progic
CTA-TV-Corporativa

 

Gostou deste artigo? Compartilhe!

 

Sobre o autor

Eric Vazzoler

Engenheiro eletricista deslumbrado pela Comunicação com os Colaboradores e pelo Marketing Digital. Líder da equipe de Marketing de Conteúdo da Progic. Apaixonado por livros, filmes, músicas, games e pedalar no meio da natureza.

6
Deixe um comentário

avatar
6 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
10 razões para sua empresa usar TV corporativa – MBA Gestão de Pessoas 2017-1 UNISALPor que envolver a equipe de TI ao implantar uma TV Corporativa?4 Formas de Otimizar a Comunicação Interna com a TV CorporativaO que é TV Corporativa? Veja no Endomarketing.tvTV Corporativa como Ferramenta para Liderança - Endomarketing.tv Recent comment authors
newest oldest most voted
trackback

[…] primeiro passo é apresentar a solução e mostrar os benefícios que ela trás para a comunicação interna da empresa. Contextualize os colaboradores do […]

trackback

[…] já comentamos no post “10 Razões Para Sua Empresa Usar TV Corporativa”, esse meio de transmitir informações se mostra uma forma muito eficaz para comunicação […]

trackback

[…] preparando um post completo com as principais vantagens da TV corporativa e porque utilizá-la como ferramenta auxiliar na comunicação interna de sua empresa. Assine nossa […]

trackback

[…] à estratégia e à vontade de fazer dar certo. Você pode ler mais sobre o assunto no nosso post “10 Razões para sua empresa usar TV Corporativa” ou “6 maneiras de melhorar a comunicação interna de sua empresa usando a TV […]

trackback

[…] mostramos no post “10 razões para sua empresa usar TV corporativa” quais são as vantagens que esta ferramenta possui em relação aos mecanismos tradicionais de […]