Comunicação Interna Conteúdos

Conheça algumas ferramentas impressas de comunicação internaTempo de Leitura: 3 minutos

ferramentas impressas comunicacao interna
Escrito por Daniane Bergamini

Os sistemas de comunicação interna de uma empresa são essenciais para resolver questões como engajamento e alinhamento da equipe. Por isso, a diretoria sempre deve avaliar as inúmeras possibilidades disponíveis antes de implantar novas plataformas. Apesar do advento das soluções online, algumas ferramentas impressas de comunicação interna ainda são muito eficientes e amplamente utilizadas. E é sobre algumas delas que falaremos neste material.

Antes de mais nada, é sempre importante lembrar que antes da implantação de qualquer sistema de comunicação interna, é necessário identificar os públicos internos que devem ser impactados para melhorar a eficiência dos sistemas. As ferramentas impressas de comunicação interna, por exemplo, são especialmente relevantes para públicos que não têm muita intimidade com o computador e outras ferramentas online. É uma ótima opção para atingir uma faixa etária mais ampla e manter uma memória documental da empresa.

E então, quais são as ferramentas impressas de comunicação interna mais utilizadas?

Revistas e jornais de circulação interna

ferramentas impressas de comunicação 2

São um dos meios mais tradicionais e bem aceitos de comunicação com os colaboradores. Apesar de uma periodicidade espaçada de publicação ser um empecilho num mundo cada vez mais conectado e instantâneo, já que as atualizações são mais lentas, as revistas e os jornais internos são efetivos como ferramentas impressas de comunicação interna.

Eles permitem uma leitura fragmentada em diversos momentos, já que o colaborador não precisa estar no computador ou em posse de uma plataforma eletrônica. Isso também permite levar a mensagem da empresa para outros ambientes, pois o material pode ser lido por pessoas externas ao ambiente de trabalho, o que pode contribuir para construir ou reforçar a boa imagem da empresa.

Publicações dirigidas

Além da publicação de uma revista ou jornal, é interessante que a empresa também tenha uma publicação impressa voltada para públicos específicos. As informações que são essenciais para o alto escalão podem ser irrelevantes para os demais colaboradores, por exemplo.

Vale ressaltar a importância de identificar as demandas de comunicação interna antes de implantar qualquer ferramenta e sempre considerar meios mais dirigidos a atender cada um dos públicos internos envolvidos na dinâmica da empresa.

Jornal Muraljornal-mural

Esta é, sem dúvida, a mais utilizada entre as ferramentas impressasde comunicação interna em empresas, presente em 70% dos projetos, segundo dados da SocialBase. Um mural é o meio mais eficiente para divulgar comunicados e informes internos, como avisos de feriado, alterações nos métodos internos, aniversários, comemorações e outras mensagens curtas. É essencial que a empresa mantenha os murais sempre atualizados e em locais de grande circulação. Por conta do formato, não é interessante realizar a publicação de longos textos ou materiais mais densos, que podem ter espaço nas revistas ou jornais de circulação interna.

Sua empresa já utiliza alguma das ferramentas impressas de comunicação interna que citamos? Tem experiência com alguma outra não listada? Compartilhe conosco!

Sobre o autor

Daniane Bergamini

Sócia e Diretora de Operações da Progic. Formada em engenharia de alimentos pela UFSC com MBA em gestão industrial pela FGV.