Conteúdos TV Corporativa/Mural Digital

Evite os 7 Principais Erros na TV CorporativaTempo de Leitura: 8 minutos

erros na tv corporativa
Escrito por Higor Lima

Está sem tempo para ler ou prefere escutar o artigo? Experimente o player abaixo:


Você já pensou em implantar uma TV Corporativa mas acabou desistindo da ideia por ter várias dúvidas? Ou tirou o projeto do papel mas não obteve os resultados esperados com este canal?

Já ouvimos alguns relatos com situações semelhantes. Mas também, conhecemos e acompanhamos diversas outras empresas que utilizam a TV Corporativa com resultados fantásticos.

Neste post, listamos os principais erros na TV Corporativa para os comunicadores que têm dúvidas sobre este projeto, ou para quem quer aumentar a eficiência deste canal.

O que Causa esses Problemas?

As constantes inovações tecnológicas são aliadas eficientes para o ambiente empresarial. Isso porque elas acompanham o ritmo acelerado do dia a dia e auxiliam empresas a se comunicarem com seus colaboradores de diferentes formas ao mesmo tempo.

Dentre essas inovações, a TV Corporativa entrou como forte alternativa para auxiliar a comunicação dentro das empresas.

Por ser um canal relativamente novo, é comum que erros sejam cometidos na hora de aplicar e gerenciar uma TV Corporativa, prejudicando sua eficiência.

Muito além de apenas distribuir telas pelos corredores para exibir o vídeo institucional o dia inteiro, a TV Corporativa pode auxiliar em objetivos estratégicos da empresa, como aumentar o alinhamento, potencializar as ações de endomarketing, acompanhar processos e metas, promover a integração dos colaboradores, entre outros.

Veja também: A importância da TV Corporativa segundo Chuck Gose

E por fornecer tantos benefícios, mostramos 7 fatores que devem ser evitados ao implementar a TV Corporativa para te ajudar a melhorar a Comunicação Interna. Confira!  

Jogo dos 7 Erros na TV Corporativa

Abaixo listamos comportamentos que podem enfraquecer seu projeto e atrapalhar a comunicação interna da sua empresa. Frisamos quais os principais erros a serem evitados. Vamos lá?

jogo dos 7 erros na tv corporativa

#1 – Falta de Planejamento Editorial

Uma boa prática para qualquer projeto em nossas vidas é o planejamento. Na TV Corporativa não seria diferente. De nada adianta investir tempo e dinheiro em uma ferramenta se você não tem claro seus objetivos estratégicos.

Dica da Progic – Não saia comprando telas para depois ver o que você vai passar na TV Corporativa. Defina seus objetivos principais, faça um planejamento editorial inicial baseado nesses objetivos e estabeleça os responsáveis pela produção de conteúdo.

E não precisa elaborar um projeto de outro mundo!

Como falamos no post dos 10 passos para iniciar seu projeto de TV Corporativa, esse planejamento editorial é apenas uma ideia inicial que irá indicar as direções de suas mensagens na TV Corporativa. É uma forma de organizar a sua linha de atuação com esta ferramenta.

#2 – Não Estudar os Públicos Internos

Este também pode ser um erro para qualquer outro canal de comunicação interna.

A forma que as pessoas se comunicam, e entendem comunicados, é única. E esta singularidade é um dos principais desafios para a construção de uma comunicação interna eficaz.

Dica da Progic – Sempre assuma a responsabilidade no entendimento de outras pessoas sobre os seus comunicados. Ou seja, se uma pessoa não compreendeu a sua mensagem, sempre pense: “Como posso falar a mesma coisa de uma forma diferente para que ela entenda?”.

Por isso, é importante levantar as informações do público interno e conhecê-los cada vez mais.

erro na tv corporativa

Saber as características de cada grupo dentro da empresa orientará você a se comunicar de forma mais personalizada, tanto na TV Corporativa quanto em outros canais de Comunicação Interna.

#3 – Locais Inapropriados

Do que adianta ter conteúdos relevantes se sua TV fica escondida em um canto da empresa onde ninguém passa?

Atente-se para que sua TV fique exposta em um ambiente com grande circulação de pessoas, caso o objetivo seja alcançar todos os colaboradores.

Além disso, a tela deve ter acesso visual e tamanho apropriado para facilitar a leitura do conteúdo e aumentar o entendimento da mensagem.

Dica da Progic – Além do fluxo de pessoas, preste atenção à altura das telas (nem muito alto nem muito baixo) e à luz do ambiente (para não ter reflexos nas TVs).

#4 – Falta de Atualização dos Conteúdos

Esse é um dos principais erros na TV Corporativa.

É muito comum escutarmos casos de empresas que utilizavam este canal de comunicação interna, mas acabaram deixando de atualizar por falta de tempo ou principalmente, porque usavam pen-drive para colocar uma nova programação nas telas.

Se os conteúdos exibidos são sempre os mesmos, os colaboradores irão perder o interesse nas telas rapidamente.

Imagine assistir o mesmo vídeo institucional o dia inteiro repetidamente. Isso não é comunicação, é uma sessão de tortura!

Dica da Progic – Abuse das fontes de dados (feeds RSS), tanto externas, como notícias de grandes portais ou previsão do tempo, quanto internas, como os posts das redes sociais da empresa. Assim, boa parte das informações exibidas na TV Corporativa estarão sempre atualizadas de forma automática.

Por isso, é importante contar com uma solução de TV Corporativa que possui ferramentas para auxiliar o comunicador a manter a programação atualizada, dinâmica e diversificada.

#5 – Conteúdo e Linguagem Inadequados

A TV Corporativa, ou Mural Digital, é um canal diferente de comunicação, com características próprias. Ela não é igual ao jornal mural, muito menos à intranet da empresa.

Isto pode até parecer óbvio, porém, não é incomum que comunicadores, no primeiro contato com essa ferramenta, exibam na TV Corporativa os mesmos comunicados criados para a Intranet, ou para ser pregado nos jornais murais da empresa, como neste exemplo:

erro na tv corporativa layout

As mensagens precisam ser adaptadas para a TV Corporativa. É necessário considerar o tempo de permanência dos colaboradores em frente às telas.

Geralmente, os comunicados precisam ser rápidos e diretos, apenas contendo as informações chaves da mensagem.

Dica da Progic – Produza vídeos com frases curtas e assertivas, preste atenção no tamanho das fontes, abuse das imagens e tome cuidado com os contrastes.

Vamos falar mais sobre isso aqui no blog. Daremos mais dicas para não errar no formato de seus conteúdos e nem na linguagem utilizada. Fique ligado!

#6 – Falta de Interação com os Colaboradores

Quantas informações você recebe por dia? O que um conteúdo precisa ter para chamar sua atenção?

Entre as inúmeras respostas, é imprescindível destacar a interação como uma das grandes responsáveis por chamar a atenção do seu colaborador na hora de desenvolver um conteúdo.

Estamos expostos a milhares de informações todos os dias. Se sua comunicação através da TV Corporativa tratar o colaborador apenas como um mero receptor de dados, seus comunicados internos podem não ser tão eficazes.

Pense que muito mais que um mural de recados, através da TV Corporativa, a empresa pode executar suas tarefas de forma muito mais atraente e garantir que os funcionários fiquem engajados com os conteúdos.

Dica da Progic – Colha feedbacks dos colaboradores de forma constante sobre o que eles acham da TV Corporativa. Conheça as necessidades de cada setor e produza materiais que estimulem a curiosidade e engajamento da equipe. O resultado será um canal cada vez mais interessante e eficaz.

Desenvolva a interação entre os próprios colaboradores através de vídeos exibindo o perfil de cada colaborador. Isso irá estimular a interação da empresa.

Seja um indutor de engajamento dentro de sua empresa e estimule a gamificação entre departamentos e colaboradores. Seja através de jogos, quiz ou acompanhamento de metas, o importante é interagir!

Você pode considerar dar recompensas aos colaboradores para estimular o envolvimento com a TV Corporativa, por exemplo. Intervalo para ginástica laboral é outra opção.

#7 – Não Envolver os Líderes

Este não é bem um erro na TV Corporativa, mas é muito interessante envolver os líderes e tratá-los como agentes da comunicação também para este canal digital.

É importante para empresas que os líderes sejam os mais ativos nas dinâmicas de comunicação. Eles são o espelho para seus colaboradores e suas atitudes são influenciadoras dentro e fora do ambiente empresarial.

Dica da Progic – Aqui na empresa, como temos telas instaladas em cada departamento, cada líder tem um espaço reservado na programação de todas as TVs Corporativas. Essa é uma forma interessante e dinâmica de trocar informações relevantes entre os departamentos.

Use a TV Corporativa para quebrar a barreira hierárquica da empresa. Desenvolva conteúdos como mural de recados dos colaboradores, eventos internos, jogos entre departamentos, reconhecimento, entre outros. Tudo com o intuito de reforçar a cultura da comunicação e ainda diminuir a distância entre os setores.


O que você achou dos erros na TV Corporativa citados? Deixe seu comentário aqui no post e acompanhe nosso blog, estamos sempre trazendo novidades da comunicação interna e dicas para melhorar seu desempenho na TV Corporativa.

Sobre o autor

Higor Lima

Misture o interesse por histórias com a vontade de conhecer culturas diferentes. Acrescente uma boa dose de aventura e uma pitada de emoção. Leve ao forno até se formar em Jornalismo e terminar a pós graduação em MBA Marketing. Sirva com alegria, disposição e um axé ao fundo.