Conteúdos TV Corporativa/Mural Digital

Iniciando um Projeto de TV Corporativa – 10 Passos para Garantir o Sucesso da ImplantaçãoTempo de Leitura: 7 minutos

projeto de tv corporativa
Escrito por Daniane Bergamini

Você decidiu implantar um projeto de TV Corporativa e não sabe por onde começar?

Antes de sair comprando as telas (como se fosse fácil assim, né!?) é importante seguir alguns passos para assegurar que todos os objetivos esperados deste novo canal de comunicação sejam atendidos.

Lembre-se, todo projeto bem sucedido começa com um bom planejamento.

Assim, para auxiliá-lo a garantir o sucesso desta ferramenta, listamos as principais etapas para elaborar um projeto de tv corporativa. Espero que goste!

1° Passo – Ter em Mente os Objetivos Estratégicos da TV Corporativa

Qual é o objetivo estratégico deste projeto?

  • Aproximar os colaboradores com a diretoria?
  • Ter um canal atrativo de divulgação de comunicados?
  • Potencializar as ações de endomarketing?
  • Divulgar índices?
  • Fortalecer a cultura da empresa através de mensagens específicas?
  • Alcançar os colaboradores sem acesso à computadores?
  • Todas as alternativas anteriores?

Independente de qual for o seu objetivo é fundamental tê-lo bem definido e alinhado com a diretoria logo no início do planejamento deste projeto. Além disto, os objetivos estratégicos deste canal serão necessários para determinar os próximos passos.

2° Passo – Analisar Algumas Questões Básicas do Projeto

Agora que os objetivos estão claros, é interessante estudar alguns pontos que serão necessários para poder definir como será o modelo de sua TV Corporativa. Os principais pontos são:

  • Público alvo: O objetivo é atingir todos os colaboradores ou apenas o pessoal da produção? Visitantes também terão acesso às telas?
  • Locais de instalação: Apenas em ambientes comum à todos ou dentro de cada departamento? Qual é o tempo de permanência das pessoas nestes locais?
  • Quantidade de pontos: Quantas telas serão instaladas inicialmente? Temos planos de expansão?
  • Principais conteúdos da TV: Comunicados? Palavra do presidente? Notícias externas? Normas e boas práticas da empresa?
  • Orçamento disponível: Qual é o budget do projeto? Isto já foi definido?

checklist para um projeto de tv corporativa

É importante notar que a definição de um aspecto pode influenciar em outro.

Por exemplo, o público alvo influencia no tipo de conteúdo exibido nas telas, afinal, é muito interessante segmentar a mensagem para diferentes colaboradores. O local de instalação também determina o conteúdo, pois uma tela no refeitório, por exemplo, deve conter uma programação bem diferente de uma tela na recepção.

3° Passo – Definir o Modelo da sua TV Corporativa

Os pontos levantados no passo anterior são importantes para escolher o modelo de TV Corporativa que mais se adapta às necessidades de sua empresa.

Caso o objetivo seja criar um canal de comunicação constante com os colaboradores, com conteúdos diversos, possibilidade de segmentação e atualizações dinâmicas, então a solução ideal é a TV Corporativa via internet.

Se o objetivo de seu projeto de TV Corporativa é enviar a mesma mensagem para todos os colaboradores, de forma esporádica e se não há restrições no orçamento do projeto, então o melhor modelo é a TV Corporativa via satélite. Este formato é comum quando o presidente quer aparecer nas telas ao vivo para todos os colaboradores.

4° Passo – Decidir o Responsável pela Produção de Conteúdos

Outra decisão importante a ser tomada é sobre a produção dos conteúdos da TV Corporativa. Novamente será necessário levar em conta os objetivos da empresa e o orçamento disponível para o projeto de tv corporativa.

Ao produzir os conteúdos internamente ganha-se flexibilidade e agilidade nos processos de criação, porém, será uma atividade que consome tempo da equipe de comunicação da empresa.

Se a produção dos conteúdos for terceirizada, ganha-se qualidade nos vídeos, porém, o custo é mais alto e perde-se eficiência no processo.

Uma estratégia interessante seria dividir esta responsabilidade, ou seja, a equipe interna pode produzir alguns conteúdos mais simples, como comunicados e aniversariantes do mês por exemplo, enquanto vídeos mais elaborados seria feito por empresas especializadas.

5° Passo – Fazer um Orçamento Inicial

Agora que você analisou todos os passos anteriores, é hora de iniciar o levantamento de custos deste projeto.

Deve-se considerar o custo das telas, dos players, da instalação e da produção dos conteúdos, caso seja terceirizada. Além disto, para TV Corporativa via internet tem o custo do software de gerenciamento, que geralmente é uma mensalidade. Já para TV Corporativa via satélite, tem o custo da transmissão dos dados, que geralmente é cobrado por hora.

Neste passo, que é sempre decisivo para o projeto, é essencial explorar as possibilidades do mercado para encontrar uma solução que se adeque à realidade de sua empresa.

6° Passo – Envolver os Interessados e Parceiros

  • Equipe de Comunicação – para o planejamento e gerenciamento do canal;
  • Equipe de Endomarketing – para potencializar as ações do departamento através das telas;
  • Equipe de RH – para alinhar os comunicados aos colaboradores e promover o reconhecimento;
  • Equipe de TI – para homologar as tecnologias pensando na segurança da informação e para a instalação e manutenção dos equipamentos;
  • Lideranças – para auxiliar na segmentação das mensagens para cada departamento;
  • CIPA – para utilizar este canal como ferramenta de prevenção de acidentes;

envolver os interessados na tv corporativa

7° Passo – Fazer uma Definição Inicial da Programação

Em contato com empresas interessadas em TV Corporativa, é comum encontrarmos casos em que a empresa já tem diversas telas instaladas que, ou estão desligadas, ou estão exibindo sempre os mesmos conteúdos. Isso acontece justamente pela falta desse planejamento da programação das telas.

Esta definição inicial é fundamental para o sucesso do projeto e deve ser embasada, principalmente, nos objetivos estratégicos definidos no primeiro passo deste artigo.

Também é importante ter em mente que este projeto editorial é apenas um planejamento inicial e sofrerá diversas modificações e melhorias futuramente.

No nosso post “Programação da TV Corporativa: Por onde começar?”, falamos um pouco sobre esta questão. Além disto, pretendemos escrever muito mais sobre este tema aqui no blog, fique ligado!

8° Passo – Fazer um Projeto Piloto

Na hora de apresentar esta nova ferramenta para os colaboradores, é essencial que ela já esteja bem definida e operante para evitar o risco de perder rapidamente a atenção do público alvo.

Por isso, um passo essencial desta empreitada é o projeto piloto.

Nesta etapa, o responsável pela TV Corporativa estrutura uma ou duas telas funcionais para examinar o funcionamento dos processos deste canal.

Assim, além de se ambientar com o software de gerenciamento, será possível montar e aprimorar a programação inicial das telas e testar a sua aceitação com a equipe de comunicação, por exemplo.

9° Passo – Implementar e Apresentar o Projeto de TV Corporativa

Com o projeto piloto validado, é hora de instalar as telas nos demais pontos definidos e, posteriormente, apresentá-las aos colaboradores.

Uma boa prática nesta apresentação é explicar os objetivos deste novo canal, falar sobre os conteúdos que serão exibidos e já abrir as portas para receber feedbacks e sugestões de melhorias.

10° Passo – Melhorar Continuamente…

E não basta apenas fazer estes 9 passos anteriores e esquecer o projeto. Como qualquer outro canal de comunicação, a TV Corporativa precisa de consistência nas mensagens para manter os colaboradores engajados com a ferramenta.

Assim, para manter as telas sempre atualizadas e chamativas, é importante ter um cronograma definido de publicações de novos conteúdos e, periodicamente, realizar pesquisas de satisfação com os colaboradores.

Além disto, uma boa prática que já falamos aqui para promover a melhoria contínua da TV Corporativa é definir e acompanhar as métricas deste canal. Para te auxiliar neste passo, baixe nosso Kit:

mensurar a comunicação interna


E aí, gostou deste passo-a-passo?

É importante realizar este planejamento para pensar e definir todos os detalhes de um projeto de tv corporativa. Assim, sua empresa garante o sucesso deste canal e desfrutará ao máximo dos benefícios que ele oferece.

Sobre o autor

Daniane Bergamini

Sócia e Diretora de Operações da Progic. Formada em engenharia de alimentos pela UFSC com MBA em gestão industrial pela FGV.