Comunicação Interna Conteúdos TV Corporativa/Mural Digital

A importância da TV Corporativa segundo Chuck GoseTempo de Leitura: 5 minutos

importância da tv corporativa

Em março deste ano visitamos a Digital Signage Expo 2016, que aconteceu em Las Vegas e é a maior feira do mundo de sinalização digital, setor que engloba soluções de TV Corporativa para a comunicação interna das empresas.

Na feira, tivemos a oportunidade de conhecer Chuck Gose, um dos profissionais mais conhecidos do setor de comunicação interna dos Estados Unidos.

Gose já foi gerente de comunicação corporativa na General Motors e Rolls-Royce, além de já trabalhar com empresas líderes do setor de Digital Signage, como RMG Networks, Stratacache e BroadSign. Além disso, Chuck Gose possui um podcast sobre comunicação interna, o ICology.

Neste post, iremos resumir as ideias apresentadas por Chuck no webinar “TV Corporativa – 7 Maneiras de aumentar o seu impacto e alcance”, produzido em conjunto com a Newsweaver, que fala sobre a importância da TV Corporativa para a comunicação interna das empresas e também traz dicas, melhores práticas e estudos de casos para mostrar como é possível maximizar a eficiência da TV Corporativa em sua organização. Boa leitura!

A importância da TV Corporativa

Segundo a pesquisa de comunicação interna de 2016 da Gatehouse, 65% das empresas de grande porte já utilizam a TV Corporativa como uma ferramenta para melhorar a comunicação interna com seus colaboradores. Se compararmos com a pesquisa de 2014, houve um aumento de 30% no número total de companhias que utilizam esta tecnologia.

Porém, segundo Chuck, muitos profissionais responsáveis pela comunicação interna em suas empresas veem esta ferramenta como um simples “PowerPoint melhorado”, ou um “PowerPoint com esteróides”, o que é um equivoco.

A TV Corporativa pode ser um instrumento poderoso de distribuição de informação da corporação, entregando a informação certa para a pessoa certa, mas não adianta achar que basta instalar as TVs e esquecê-las, é necessário que haja um gerenciamento constante e eficiente desta ferramenta.

Veja alguns motivos que tornam a TV Corporativa em uma excelente opção para sua empresa:

TV Corporativa é um Canvas digital

Você tem o poder de decidir o que estará na tela então seja criativo. Considere as telas como quadros de pintura digitais, onde você é livre para criar seus conteúdos. Afinal, o objetivo é atrair a atenção de seus colaboradores.

canvas-digital

Experimente diferentes formatos e conteúdos, faça testes e veja quais tipos de informações atraem mais os seus colaboradores. Dessa forma, você terá mais chance de ter sucesso em sua estratégia de comunicação.

Colaboradores precisam de um canal de comunicação

No webinar, Chuck Gose conta a história de uma conversa que teve com trabalhadores da fábrica da Rolls Royce e que acabou mudando a sua visão sobre TV Corporativa, que na época era negativa.

Nesta conversa, os trabalhadores disseram a Chuck que eles gostavam muito desta ferramenta, pois era a única forma que eles tinham de receber informações sobre a empresa além das passadas diretamente pelos gestores, que geralmente eram mais instruções de trabalho. Com isto, eles acabavam se sentindo mais valorizados pela empresa.

Depois desta conversa, Chuck conta que percebeu a importância da TV Corporativa e o que era possível fazer com ela. Como gerente de comunicação interna, implementou a ferramenta em outros setores da empresa e desde então passou a se especializar nesta tecnologia.

TV Corporativa não é só para trabalhadores desconectados

Algumas pessoas acham que TV Corporativa é apenas para trabalhadores desconectados, ou seja, para aqueles que não têm acesso à internet ou a intranet da empresa.

Apesar de ser um canal perfeito para estes colaboradores, a TV Corporativa também pode ser muito benéfica para colaboradores conectados. E para exemplificar isto, Chuck cita outra experiência positiva que teve na Rolls-Royce ao implantar esta ferramenta para o departamento da engenharia.

Segundo ele, houve uma melhora significativa na atenção que os engenheiros davam aos comunicados referentes à assuntos gerais da empresa, e não apenas aos assuntos de seus projetos, beneficiando o relacionamento deste departamento com outros setores.

É importante ter vários canais de comunicação interna

Ao escolher uma ferramenta de comunicação interna, muitas empresas acham que ela precisa ser o único meio utilizado para passar informações para os funcionários, mas isto não é o ideal.

Há vários canais de comunicação disponíveis e nenhum deles é perfeito, todos têm seus pontos fortes e pontos fracos. O e-mail, por exemplo, que é o canal de comunicação mais utilizado nas empresas atualmente, as vezes é ineficiente devido ao grande número de mensagens recebidas diariamente, além de, obviamente, não atingir os colaboradores desconectados.

multichannel

Chuck fala que é muito interessante ter várias ferramentas disponíveis, e que elas podem trabalhar em conjunto para aumentar a distribuição da informação. Isso significa que uma TV Corporativa, por exemplo, pode não só fornecer informações, mas apontar para outros meios de comunicação para reforçar ainda mais uma mensagem.

Se você quer fazer uma pesquisa na sua empresa e enviou o questionário por e-mail, pode utilizar a tela para reforçar o prazo para recebimento das respostas ou a importância daquela pesquisa.


O webinar, além de falar sobre a importância da TV Corporativa, ainda traz dicas sobre como melhorar o alcance e o impacto desta ferramenta. Falaremos sobre estas dicas futuramente.

Espero que tenha gostado das ideias apresentadas. Não se esqueça de assinar nossa newsletter e qualquer dúvida pode entrar em contato. Até a próxima!

 

download-ebook-tvcorp1

 

Sobre o autor

Igor Gavazzi Vazzoler

Fundador e Diretor de Inovação da Progic Tecnologia. Engenheiro eletricista pela UFSC com MBA em Gestão de Projetos pela FGV.