Conteúdos

Colaboração – 5 Vantagens que Temos Quando Colaboramos dentro da EmpresaTempo de Leitura: 5 minutos

colaboração na empresa
Escrito por Higor Lima

O meio corporativo é um ambiente de alta competitividade, onde o indivíduo precisa se destacar no meio para alcançar a liderança. Ser inteligente, sagaz, fazer mais do que sua função exige e até mesmo contribuir com outros departamentos, são ótimas características de um colaborador.

Mas o tema do post de hoje não vai falar sobre isso. Até porque de nada adianta essas características se não temos como base a colaboração.

Competitividade é ótimo, mas o senso de time e uma equipe amiga valem ouro!

Por que Colaborar com meu Colega?

Recentemente estava navegando pela internet e uma matéria me chamou a atenção. Ela noticiava o salvamento de uma família de 9 pessoas que estava se afogando no mar.

Até aí tudo bem, milhares de pessoas são salvas de afogamento todos os dias. Mas esse caso, em específico, era especial.

O salvamento aconteceu através de uma corrente humana.

Sim! Cerca de 80 pessoas deram as mãos, até mesmo aquelas que não sabiam nadar direito, para salvar a vida do grupo de pessoas que elas nem ao menos conheciam.

Leia o trecho da matéria: “No momento dramático, Jessica revelou ao jornal New Herald ter sido forte em seu instinto: ‘Essas pessoas não vão se afogar hoje. Não vai acontecer, nós vamos tirá-las de lá’. Enquanto Jessica remava, a corrente humana foi aumentando, com 80 pessoas dando as mãos e alcançando uma distância de quase 100 metros. Segundo a mulher, algumas delas mal sabiam nadar, mas quiseram participar ficando no raso para ajudar a tirar a família do perigo. […] aos poucos, Jessica e seu marido, com a ajuda da corrente humana, conseguiram salvar a todos, um por um. ‘Foi algo impressionante de ver. Essas pessoas que nem se conhecem confiando umas nas outras para poder salvar a família’.”.

Sentado em minha mesa, pronto para escrever um post sobre “Por que a Comunicação Interna é Estratégica”, me veio em mente o quão importante é “dar as mãos” uns aos outros dentro da empresa onde trabalhamos para que os processos e projetos saiam da forma que queremos.

Fazendo uma analogia ao caso, a família se afogando representaria a empresa e a corrente humana os colaboradores. Imagina se cada um não se importasse com o próximo, quantas oportunidades seriam perdidas? Ou quantos projetos falhariam por puro egocentrismo?

Mas onde quero chegar com tudo isso?

Simples. O que quero dizer é que o sucesso de uma organização só é alcançado quando temos uma equipe amiga e colaborativa.

vantagens quando colaboramos

Vestir a camisa da empresa é importantíssimo, mas dar as mãos e caminhar junto com a equipe toda é a mais gratificante, otimiza processos, alinha as pessoas, torna o trabalho mais feliz e tudo isso reflete na entrega ao cliente.

Os Ganhos que temos com a Colaboração no Trabalho

A colaboração é ingrediente básico para gerar resultados. Quando nos colocamos dispostos a ajudar, ganhamos muitos aprendizados e somos surpreendidos com os resultados de nossas boas ações.

Colaborar é uma via de mão dupla: ao mesmo tempo que você ajuda o outro, você cresce profissionalmente. Como já citamos aqui no blog, um bom líder por exemplo não é aquele que dá o bolo pronto para seus colaboradores, mas sim àquele que entrega a receita do bolo para todos fazerem juntos.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 5 benefícios que você ganha quando colabora com o próximo.

1 – Trabalha Feliz

Passamos tanto tempo envolvidos com o trabalho que grande parte do nosso bem-estar pessoal é influenciado pelo ambiente corporativo. A felicidade vem da escolha de aprender, compartilhar e construir experiências.

Veja mais em: 5 dicas e 13 vídeos para promover o bem-estar no trabalho

2 – Ganha Parceiros

Não tem coisa melhor do que você estar em um lugar onde as pessoas gostam de você e estão sempre dispostas a te ajudar! Criar esse vínculo de parceria com os colegas é uma maneira que temos para conquistar uma ligação que vai além do ambiente de trabalho.

3 – Constrói uma Corrente de Ajuda

“Fazer o bem  sem olhar a quem”. Certamente você já ouviu falar dessa frase em algum momento da sua vida, certo? Ela também se aplica no ambiente corporativo!

Quando temos uma equipe colaborativa criamos uma corrente de ajuda que aperfeiçoa os processos dentro da empresa e, consequentemente, potencializa a qualidade das entregas.

4 – Conquista Respeito

Quando estamos propícios a ajudar, conquistamos não só a admiração dos nossos colegas de trabalho como também recebemos respeito por parte deles. O seu comportamento serve de exemplo aos demais, portanto crie um ambiente agradável sendo gentil com as pessoas. Respeito não se impõe, se conquista!

5 – Melhora a Experiência

Sair de casa para fazer a diferença parece até meio utópico, mas é possível através de simples gestos. Colaborar com o colega de trabalho, ainda que de maneira singela, torna o dia a dia mais prazeroso e mais harmônico.


E aí, gostou das dicas?

Lembre-se: nenhum esforço da Comunicação Interna vai fazer sentido se os colaboradores não estiverem em sintonia e com sentimento de equipe.

Com boas relações interpessoais no trabalho, as forças de cada colaborador serão potencializadas e mais bem aproveitadas. O resultado será um clima organizacional agradável com melhores resultados para a empresa.

Portanto, considere olhar ao redor durante sua jornada de trabalho e perceber quem precisa de uma mãozinha.

Quer ter dicas de integração? Leia nosso post “Falta de integração nas empresas – Como resolver?

Até a próxima.

Sobre o autor

Higor Lima

Misture o interesse por histórias com a vontade de conhecer culturas diferentes. Acrescente uma boa dose de aventura e uma pitada de emoção. Leve ao forno até se formar em Jornalismo e terminar a pós graduação em MBA Marketing. Sirva com alegria, disposição e um axé ao fundo.

Deixe uma resposta