Conteúdos

Falta de Integração nas Empresas – Como Resolver?Tempo de Leitura: 7 minutos

falta de integração nas empresas
Escrito por Higor Lima

Está sem tempo para ler ou prefere escutar o artigo? Experimente o player abaixo:


Quando falamos de ambientes corporativos, precisamos ter em mente que cada colaborador tem sua personalidade e modo de fazer suas tarefas. E quando abordamos a temática do trabalho em grupo, normalmente evidenciamos principalmente o papel da liderança para a equipe, certo?

Mas, os novos modelos de gestão propõem uma mudança: descentralizar a liderança e focar na integração entre colaboradores, tornando o ambiente corporativo mais dinâmico e cooperativo.

Você sabe como é trabalhar com uma equipe participativa e conectada? E por que a falta de integração reduz a eficiência e aumenta os custos da empresa?

Neste post, vamos apresentar os problemas causados pela falta de integração nas empresas e mostrar os principais pontos para serem trabalhados para resolvê-los.

No final, preparamos um infográfico com algumas dinâmicas interessantes para aplicar em sua empresa e melhorar a integração dos funcionários.

Prepare o papel e a caneta, e boa leitura!

O que é Integração?

Dentro de uma empresa é fundamental que as pessoas estejam cientes de suas funções e gostem de fazê-las. Porém, também é muito importante conhecer os demais processos do departamento e da organização, e ter a liberdade – e a proatividade de poder auxiliar nesses outros processos.

Esta colaboratividade entre as pessoas e os departamentos é a integração nas empresas e é peça fundamental para o sucesso da organização. Sem isto vários problemas ganham força, afetando não só a imagem da empresa como também o bem-estar dos colaboradores.

Os Problemas Causados pela Falta de Integração

Pense na sua empresa como o corpo humano. Ele é constituído por vários sistemas e órgãos com tamanhos, formatos e funções específicas. Quando tudo está bem, cada peça do organismo desempenha o seu papel e tudo funciona como deveria.

Mas, quando um órgão começa a apresentar falhas por desgaste ou falta de cuidado, os outros sistemas irão tentar suprir sua função até chegar o momento em que os impactos acarretam no esgotamento de todos os sistemas.

Nosso corpo é uma mistura de elementos químicos feita na medida certa.

Assim como nas organizações, as partes do corpo humano funcionam de maneira integrada e em harmonia com as outras.

Cada departamento tem sua função própria. Porém, se todos não estão em pleno funcionamento, a empresa toda é atingida, afetando diretamente a produtividade, a qualidade, o atendimento ao cliente e outros fatores críticos para o sucesso da organização.

problemas da falta de integraçãoSaiba quais são os problemas causados pela falta de integração entre as equipes:

Atraso no Desenvolvimento dos Projetos

Os motivos que ocasionam atraso ou falhas na execução de projetos dentro da empresa podem ser muitos, mas a falta de integração entre os colaboradores e times certamente é a raiz do problema.

Se não existe a boa comunicação da equipe e envolvimento entre departamentos, o projeto sofre com falta de definição dos objetivos e escopo; não visualização dos riscos do projeto; falha no gerenciamento; dentre outros problemas.

Clima Organizacional Tenso

Dizem que o nosso ambiente de trabalho é nossa segunda casa. Imagina morar em um espaço onde as pessoas não conversam e não se entendem.

Quando existe um clima organizacional ruim, os colaboradores trabalham mais estressados, o rendimento diminui e o produto final não tem boa qualidade.

Desinteresse do Colaborador

Um profissional desengajado no trabalho prejudica o desenvolvimento dos projetos. Uma empresa que não interage com seu profissional (seja valorizando, dando feedback, recompensas ou afins) torna-o preocupado, insatisfeito e inseguro.

Leia mais: Os 5 Fatores Chaves do Engajamento do Colaborador

O colaborador não interessado acaba fazendo seu trabalho de modo automático e sem envolvimento ou comprometimento com os resultados. Isso afeta diretamente no andamento dos projetos e bem estar da empresa.

Maior Rotatividade de Colaboradores (turnover)

A alta rotatividade de funcionários dentro da empresa causa impactos diretos na produtividade e satisfação de colaboradores.

Além de resultar em diversos custos para a empresa, o desligamento constante de colaboradores quebra o ritmo da produção (porque leva certo tempo para o novo funcionário se adaptar) e causa desconforto nos outros colaboradores.

Imagem da Empresa Desvalorizada

Se a empresa gerou situações desagradáveis com um ex-funcionário, provavelmente ele não irá indicar funcionários para o antigo emprego, além de falar de forma negativa sobre o negócio do qual saiu.

Além desse marketing negativo por parte do colaborador, o reflexo de insatisfação do corpo interno de uma empresa e a alta rotatividade no quadro de funcionários pode levar muitos clientes e parceiros a questionarem a qualidade dos produtos e serviços prestados.

Como Resolver a Falta de Integração

Você sabia que um dos grandes problemas da sociedade atual é o isolamento das pessoas, a falta de comunicação e a falta de relacionamento interpessoal – dentro e fora das empresas?!

Segundo pesquisa divulgada pelo Secretariado Executivo Bilíngüe da FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba), 58,30% dos funcionários de uma empresa concordam totalmente que aprender em equipe é mais fácil do que aprender sozinho.

Nessa pesquisa também foi destacado que as empresas encontram soluções mais eficientes e rápidas dialogando com os colaboradores e que, trabalhando experiências e influências que o ambiente ocasiona nos indivíduos, os produtos, serviços e produtividade aumentam.

trabalho em equipe

Abaixo, listamos 4 boas práticas para melhorar a integração dentro da sua empresa.

#1 – Boa Comunicação

Voltando à analogia do corpo humano, a comunicação é como o sangue do organismo que distribui os nutrientes para todos os órgãos. É fundamental para manutenção da vida organizacional, trazendo alinhamento, ordem, clareza e ciência à todos os colaboradores.

Uma boa comunicação dentro da empresa aumenta a integração, alinha os times e facilita o desenvolvimento dos projetos.

Suas vantagens vão desde melhoria do bem estar empresarial até a satisfação dos clientes com os resultados entregues.

Valorize a comunicação da sua empresa e saiba da sua importância lendo nosso post: A Importância da Comunicação nas Organizações

#2 – Endomarketing

O objetivo principal dessa estratégia é fortalecer o relacionamento entre a empresa e os colaboradores para aumentar a atração e a retenção desses profissionais.

Com esse objetivo em mente, a falta de integração dos colaboradores é um dos principais problemas que às ações de endomarketing tentam eliminar.

Leia mais a respeito desta área em nosso post: 12 Exemplos de Endomarketing usando a TV Corporativa

#3 – Competitividade Sadia

Estimular a participação dos times em competições sadias dentro da empresa não só aumenta o nível de integração, como também estimula o aprendizado e envolvimento dos colaboradores.

#4 – Motivação dos Colaboradores

Do que adianta um ambiente de trabalho bonito e cheio de regalias se o colaborador não é motivado a dar o seu melhor?

Um funcionário motivado em seu trabalho tende a ultrapassar os limites de seu cargo e entregar resultados para a empresa como um todo. Ele adquire um pouco de “visão de dono”.

Saiba mais sobre motivação no nosso post: 7 Fatores para Motivar as Pessoas no Ambiente de Trabalho.


Outra forma para exercitar a colaboratividade e evitar a falta de integração dos times é através de dinâmicas. A equipe de Endomarketing pode aplicá-las junto aos eventos da empresa.

Pensando nisso, preparamos um infográfico com 4 dinâmicas diferentes. Espero que goste!

Dinâmicas para melhorar a integração nas empresas


Conclusão

Maria quer assim, Joana deu a ideia para fazer assado, mas João sempre fez de outro jeito e Carlos nunca trabalhou com isso. E agora, José?

Lidar com diversas pessoas no mesmo ambiente requer uma atenção especial. A falta de integração entre times não só desgasta a convivência como também atrasa a produtividade da organização.

Apesar de cada setor da empresa ter suas funções específicas, trabalhar os times como um todo auxilia na produtividade e no cumprimento das tarefas.

Com boas relações interpessoais no trabalho, as forças de cada colaborador serão potencializadas e mais bem aproveitadas. O resultado será um clima organizacional agradável com melhores resultados para a empresa.

Que métodos você utiliza para aumentar a integração dos times dentro da sua empresa? Deixe seu comentário abaixo e acompanhe nosso blog.

Até mais!

Sobre o autor

Higor Lima

Misture o interesse por histórias com a vontade de conhecer culturas diferentes. Acrescente uma boa dose de aventura e uma pitada de emoção. Leve ao forno até se formar em Jornalismo e terminar a pós graduação em MBA Marketing. Sirva com alegria, disposição e um axé ao fundo.