Conteúdos

Guia Prático de Comportamento e Comunicação para uma Liderança EficazTempo de Leitura: 6 minutos

liderança eficaz
Escrito por Higor Lima

Está sem tempo para ler ou prefere ouvir o artigo? Experimento o player abaixo:


Analise a seguinte situação: de um lado você tem conhecimento e habilidade, do outro lado estão os colaboradores e o processo. Como equilibrar esses dois pilares para alcançar uma liderança eficaz?

A comunicação eficiente é o ponto de partida para resolver essa questão.

Cabe ao líder a função de fio condutor do sucesso dentro da organização, monitorando a entrega e sempre buscando o alinhamento entre planejado e executado.

Neste post, vamos falar um pouco sobre o líder do século XXI e dar dicas práticas de comportamento e comunicação para se tornar um líder fantástico.

No final ainda trazemos um teste para você descobrir qual a sua personalidade e aprimorar o gerenciamento de equipes.

Boa leitura!

A Evolução do Comportamento dos Líderes

evolução do líder

Liderança sempre esteve presente na história, seja em atividades sociais, familiares ou empresariais.

Mas com o passar do tempo o comportamento dos líderes foi mudando de foco, principalmente quando falamos de empresas.

Se antes a preocupação era mais mecânica, pensada apenas no aumento da produtividade da empresa, com o decorrer dos anos a abordagem começou a se tornar um pouco mais humana.

Nesse ambiente, o líder do século XXI ingressa em um processo de valorização das pessoas e não apenas dos processos, deixa de ser um ditador e passa a ser uma pessoa gerindo pessoas com sentimentos e necessidades.

 “Você pode sonhar, projetar, criar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas precisará de pessoas para tornar o sonho realidade.” – Walt Disney  

Logo, o líder contemporâneo apresenta uma preocupação com o ambiente de trabalho e também com o comprometimento e satisfação dos colaboradores. Um bom líder consegue gerir mudanças, quebrar barreiras, vencer desafios e engajar sua equipe.

Mas Como Chegar a esses Resultados e Construir uma Liderança Eficaz?

Elencamos 6 princípios básicos de comportamento para os líderes dos dias de hoje. São eles:

#1 Conhecer a si mesmo:

O autoconhecimento é o primeiro fator para se preocupar se você quer se tornar um ótimo líder. Saiba lidar com seu potencial e trabalhe seus pontos fracos.

#2 Liderar a si mesmo:

E não basta apenas se conhecer, é necessário utilizar este conhecimento para melhorar a forma que você lida com as pessoas a sua volta. A autoliderança envolve muita inteligência emocional e é uma característica essencial para desenvolver equipes de alto desempenho.

“Quando somos tolos queremos conquistar o mundo; quando somos sábios queremos conquistar a nós mesmos.” – John Maxwell  

#3 Conhecer sua Empresa:

Como líder, você precisa entender seu negócio e as relações entre as áreas que a compõe. Todos os seus atos vão gerar repercussões, por isso é imprescindível saber o que você e sua equipe estão fazendo e as consequências que elas vão gerar como um todo no ambiente corporativo;

#4 Conhecer as Pessoas:

Você conhece quem trabalha com você? Gerar proximidade é a melhor forma para gerar resultados mais efetivos. Saiba os valores das pessoas que trabalham contigo e entenda o comportamento delas;

“Seus liderados não são seus empregados, são suas pessoas” – Peter Drucker  

#5 Desenvolver as Pessoas:

Passe seu conhecimento adiante! Ter pessoas capazes de substituí-lo abre oportunidade para você mesmo se desenvolver em sua carreira;

#6 Cultivar Hábitos e Posturas Profissionais:

Você como líder tem um impacto muito grande na vida das pessoas. Cuidado com o que você fala e com suas atitudes, às vezes problemas acontecem por um simples descuido. O líder deve dar o exemplo.

Os Elementos para Melhorar a Comunicação

Para o líder, a comunicação é uma das principais ferramentas de seu trabalho. É através dela que ele consegue implementar uma decisão e conseguir seus bons resultados, tendo como foco a cultura e o planejamento estratégico da empresa.

Mas alinhar a comunicação como instrumento de poder não é tão simples assim. Ela envolve um conjunto de comportamentos e valores básicos que estimulam a capacidade do líder em ordenar e ser visto como um.

A credibilidade do líder é construída por uma comunicação transparente e verdadeira, que leva os colaboradores a segui-lo. Mas em que se baseia essa credibilidade?

Empatia

Ela se resume na capacidade de se colocar no lugar do outro e falar de um jeito que seus liderados possam entendê-lo. Sem empatia a comunicação fica vulnerável à diversas interpretações.

Estratégia 

Conheça as pessoas e desenvolva uma técnica para falar com elas (tanto no formato da comunicação como na oratória), evitando que a mensagem saia com ruídos de entendimento.

Energia

Empodere sua voz e dê a entonação certa nos momentos certos. Lembre-se que comunicar não é apenas falar; é a capacidade de se fazer entender!

Já falamos aqui no blog 6 Boas Práticas para Melhorar a Comunicação dos Líderes. Abaixo preparamos um resumo dessas dicas para melhorar seu comportamento diante seus liderados. Confira:

boas práticas para melhorar a comunicação dos líderes

Qual o seu perfil de líder?

Ninguém é igual a ninguém!

Conhecer boas práticas é apenas uma forma de mostrar qual o melhor caminho a seguir. Mas cada um tem suas facilidades e dificuldades na hora de gerenciar pessoas, não é mesmo?

E para desenvolver uma liderança eficaz, além de conhecer a si mesmo e seus liderados, um teste muito interessante de aplicar é o de dominância cerebral.

Tomando como base os estudos de Ned Herrmann, as pessoas possuem estilos dominantes de comportamentos que influenciam a forma de pensar e se comportar diante de conflitos.

Clique aqui e faça o teste para descobrir que tipo de líder é você.

Qual perfil melhor se encaixa com sua personalidade?

#Analítico: esse perfil é de pessoas voltadas para números e dados. Líderes analíticos gostam de trabalhar em condições de fatos e precisam de informações.

#Controlador: pessoas que gostam de organizar e têm preferência por detalhes e sequência cronológica/passo a passo do que tem que ser feito. Líderes controladores tem o perfil adequado para conduzir processos, projetos, além de ter um lado de organização muito forte.

#Experimental: líderes visionários, que pensam na dinâmica como um todo. Tendem a ser muito criativos.

#Relacional: pessoas ligadas a sentimentos, emoções e capacidade de lidar com outras pessoas. Geralmente líderes de relação são indicados para trabalhar diretamente com o público.

Conclusão

Existem vários tipos de lideranças, mas todos exercem um papel fundamental na organização: ser o alicerce entre os funcionários e a empresa.

Para isso, cabe ao líder a função de analisar e praticar diariamente a comunicação (verbal e não verbal) no trabalho, a fim de garantir um ambiente participativo e de alto rendimento.

Quando o líder não atua com eficiência, a equipe não se compromete, a comunicação falha e causa desentendimentos entre as pessoas, trazendo inúmeros problemas para a organização, como atraso nas entregas, insatisfação dos colaboradores, diminuição da produtividade, entre outros.

Liderar é gerenciar a comunicação!

Gostou do post? Me conta qual seu perfil de líder nos comentários abaixo e fique ligado no nosso blog. Toda semana tem post novo!

Até a próxima! 🙂

Sobre o autor

Higor Lima

Misture o interesse por histórias com a vontade de conhecer culturas diferentes. Acrescente uma boa dose de aventura e uma pitada de emoção. Leve ao forno até se formar em Jornalismo e terminar a pós graduação em MBA Marketing. Sirva com alegria, disposição e um axé ao fundo.

Deixe uma resposta