Conteúdos

Entenda o que é Comportamento OrganizacionalTempo de Leitura: 4 minutos

comportamento organizacional
Escrito por Higor Lima

Você sabia que entender o comportamento organizacional é fundamental para a melhoria na gestão de pessoas?

Cada vez mais empresas vem investindo em analisar como os indivíduos estão se comportando para poder melhorar os processos organizacionais e facilitar a integração dos times.

Neste post, você vai poder saber um pouco mais sobre o que é comportamento organizacional, seus tipos e sua importância.

Boa leitura!

O que é Comportamento Organizacional

Comportamento organizacional nada mais é que o estudo de hábitos e atitudes praticadas pelas pessoas que compõem a empresa.

Essa análise da conduta dos colaboradores busca o entendimento de como desenvolver as pessoas, os grupos e a organização, além de traçar soluções às mais variadas situações que acontecem dentro da empresa.

Sua análise pode ser avaliada em três níveis. São elas:

Nível individual, onde o perfil do colaborador é levado em conta, bem como sua forma de trabalhar, rendimento e personalidade. Nesse nível a psicologia atua para estudar o que motiva as pessoas dentro da empresa e quais são suas habilidades e competências em potencial para melhor aproveitamento.

Nível grupal, que tem como foco de análise os nichos e departamentos que estruturam a empresa. A psicologia e a sociologia estudam como ocorre a integração entre as pessoas e a eficiência da comunicação, com o objetivo de apontar a melhor forma de conectar os times para gerar um trabalho efetivo e em conjunto.

Nível empresarial. Não só de pessoas o comportamento organizacional é feito, a estrutura, os valores e cultura de uma empresa também são pontos de estudo.

Tanto colaboradores, quanto seus diretores têm impactos diretos nas condutas, costumes e desenvolvimento da organização. Conhecer e entender o ambiente de trabalho ajuda a manter um espaço harmônico, com pessoas motivadas e trabalhos interligados.

Quando se dá a devida atenção ao comportamento organizacional, facilitamos a manutenção e a melhoria dos processos de gestão dentro da empresa. Isso porque os líderes, por exemplo, conseguem prever e evitar problemas individuais ou coletivos diante os colaboradores, ou então estruturar métodos de liderança e estratégias de gestão mais efetivas para alcançar as metas e resultados desejados.

Comportamento x Desempenho

O Comportamento Organizacional é fator decisivo para o desempenho da organização. Quando se gerencia as atitudes dos indivíduos e grupos qualificamos a performance dos colaboradores e, consequentemente, otimizamos os processos.

Pensar em desempenho profissional é pensar em capacitação e desenvolvimento do colaborador, reconhecendo as necessidades individuais e adversidades do grupo para dar condições de desenvolvimento.

Segundo defende Idalberto Chiavenato, um dos profissionais mais respeitados do Brasil na área de administração de empresas e recursos humanos, “[…] o potencial da organização está relacionado ao potencial dos seus colaboradores, de forma que o desempenho profissional também tem como referência o desempenho organizacional, envolvendo toda a organização na sua forma de se portar”.

Conhecendo seu Colaborador

Não podemos esquecer que a base para o sucesso de qualquer projeto são as pessoas. Uma empresa é reflexo dos seus colaboradores. Portanto, quando falamos de comportamento organizacional falamos na ação de averiguar o comportamento do indivíduo para auxiliá-lo em seu desenvolvimento.

Assim, além de acompanhar a performance dos colaboradores, com avaliações de desempenho, é importante saber o que o colaborador quer e quais são seus objetivos profissionais em trabalhar onde ele está.

Depois de entender o que ele busca na empresa, o próximo passo é estudar como fazer com que seus objetivos sejam alcançados e observar situações no cotidiano profissional para que oportunidades aconteçam.

Dessa forma, você não apenas trabalha em prol do desenvolvimento das pessoas que formam seu time como também estimula a motivação, engajamento e satisfação dos colaboradores.

O grande diferencial competitivo de uma instituição é seu capital humano. Não basta visar apenas a alta performance, é preciso gerir com sensibilidade esses talentos para obter resultados cada vez mais extraordinários.


E aí, gostou do post? Não deixe de acompanhar nosso blog para ficar por dentro das novidades sobre Comunicação Interna. Até a próxima!

Sobre o autor

Higor Lima

Misture o interesse por histórias com a vontade de conhecer culturas diferentes. Acrescente uma boa dose de aventura e uma pitada de emoção. Leve ao forno até se formar em Jornalismo e terminar a pós graduação em MBA Marketing. Sirva com alegria, disposição e um axé ao fundo.