Comunicação Interna Conteúdos Materiais

Comunicação Interna Estratégica – Conheça a Importância da CI para as EmpresasTempo de Leitura: 4 minutos

importância da comunicação interna
Escrito por Higor Lima

Está sem tempo para ler ou prefere ouvir o artigo? Experimente o player abaixo:


Imagine a seguinte situação:

Você trabalha em um lugar com um ótimo clima organizacional, onde todos se respeitam e se dão bem, independente do departamento que fazem parte. Os colaboradores conhecem os objetivos estratégicos da empresa e conseguem associá-los com suas tarefas diárias. Elas não só exercem suas funções com maestria como também colaboram para o crescimento da empresa como um todo, trazendo ideias e inovando nos processos, otimizando entregas e potencializando resultados.

Que sonho, hein? Pode até não existir uma fórmula mágica para tornar sua empresa assim, mas existe um ingrediente estratégico que ajuda a trilhar esse caminho de sucesso: a Comunicação Interna.

A Comunicação Interna (CI), ou comunicação com os colaboradores, pode ser resumida como o somatório dos fluxos informacionais dentro da organização. São métodos e técnicas que constroem o relacionamento da empresa com o colaborador e influenciam no modo como as pessoas agem no trabalho.

Nesse post vamos discutir porque a Comunicação Interna é estratégica para os negócios da empresa, mostrar suas principais funções e o impacto que ela causa na organização. No final do post tem o link para fazer o download do nosso KIT da Comunicação Interna Estratégica.

Boa leitura!

Por que a Comunicação Interna é Estratégica?

A comunicação é uma parte fundamental da experiência humana. Podemos afirmar tranquilamente que comunicar-se é uma das condições essenciais para o desenvolvimento, seja pessoal ou empresarial.

A Comunicação Interna surge como uma ferramenta estratégica de relacionamento com os colaboradores, aumentando o comprometimento e, consequentemente, os resultados do negócio.

A CI possui grande valor estratégico para compreensão e assimilação dos objetivos da organização. Isto desenvolve nos colaboradores uma visão ampla do negócio, tornando-os co-participantes nas tomadas de decisões para o alcance desses objetivos.

Para se sentirem envolvidos, os colaboradores precisam receber informações que os permitam conhecer seus papéis na organização. Ter colaboradores informados aumenta a motivação, fazendo-os se sentirem responsáveis pelos objetivos e conquistas da empresa.

Uma boa Comunicação Interna possibilita não só transmitir dados, como também contribui para uma correta divulgação dos valores, condutas, hábitos e sentimentos que a empresa deseja passar.

Essa prática potencializa o sentimento de comunidade, identificação e pertencimento dos funcionários à companhia, além de melhorar qualitativamente os processos (vendas, atendimento, administrativo, etc.), através do fluxo contínuo de informações que se estabelece dentro da organização.

Hoje a Comunicação Interna é muito mais do que meramente informação. Ela está mais para formação.

A CI serve para formar o funcionário, fazê-lo entender a estratégia de mercado, engajá-lo nas prioridades, deixá-lo ciente de que ele é a razão da existência da empresa e, principalmente, que ele é o grande agente de resultados dentro da organização.

Além disso, ela proporciona benefícios ao clima organizacional, tornando o ambiente corporativo mais harmonioso, com colaboradores mais integrados. É através dessa prática que são formados os comportamentos que ajudam enfrentar e gerir as crises e as mudanças organizacionais.

As 7 Funções Estratégicas da Comunicação Interna

Abaixo, listamos as 7 principais funções da Comunicação Interna que ilustram o motivo desta área ser tão estratégica para as empresas. Confira:

funções da comunicação interna

 

Conclusão

A Comunicação Interna tornou-se um elemento fundamental e estratégico na gestão organizacional. Promove o diálogo entre os diversos departamentos, alinha os colaboradores aos objetivos da empresa e garante que todos tenham condições de contribuir no atingimento desses objetivos.

A boa comunicação e o bom desempenho caminham juntos. Assim, abrir e manter canais em que empresa e funcionários tenham a capacidade de ouvir um ao outro e ao mesmo tempo a oportunidade de se expressar é o segredo para o sucesso.

Durante muito tempo a comunicação era orientada para o mercado, sendo uma estratégia puramente comercial, com o objetivo principal de estimular as vendas. Atualmente, o papel da Comunicação Interna é muito mais amplo e tem influência direta em diversos aspectos da empresa e da vida dos colaboradores.

Certamente, uma empresa que não se preocupa em construir uma Comunicação Interna efetiva perde competitividade e prejudica o desempenho do negócio como um todo.


E para auxiliar na construção de uma Comunicação Interna Estratégica em sua empresa, estamos disponibilizando o KIT da CI Estratégica, uma coletânea de alguns dos nossos melhores materiais publicados aqui no blog.

Esperamos que goste. Clique no link abaixo e boa leitura!

kit da comunicação interna estratégica

 

Sobre o autor

Higor Lima

Misture o interesse por histórias com a vontade de conhecer culturas diferentes. Acrescente uma boa dose de aventura e uma pitada de emoção. Leve ao forno até se formar em Jornalismo e terminar a pós graduação em MBA Marketing. Sirva com alegria, disposição e um axé ao fundo.

Deixe uma resposta