Por Higor Lima

Dias desses estava navegando pela rede social e me deparei com um dado preocupante: cerca de 2,4 milhões de mortes no mundo estão relacionadas com doenças do trabalho, segundo pesquisa feita pela EU-OSHA.

E essa informação me fez refletir sobre o que as empresas vem fazendo para garantir a saúde e bem-estar de seus colaboradores.

Claro que essa onda de códigos de conduta flexíveis e ambientes corporativos despojados ajudam muito no bem-estar dos colaboradores e a evitar as doenças do trabalho, mas esses pontos são só uma parte de um processo muito maior de construção e um ambiente saudável e adequado.

Passamos cerca de 20% da nossa vida toda trabalhando. São pelo menos cinco dias da semana na empresa e cerca de 8 horas diárias sentados no escritório, de pé atrás de um balcão, operando máquinas ou outras formas de trabalhar.

Se as condições de trabalho não forem minimamente adequadas, nosso corpo irá responder com dores e doenças relacionadas.

Por isso, no artigo de hoje, vamos falar sobre as principais doenças do trabalho e sugerir algumas ações para auxiliar seus colaboradores a evitá-las. E isso vai desde a postura ao se sentar, até a realizar campanhas específicas para a conscientização à determinadas doenças, por exemplo.

Boa leitura!

Conheça as Principais Doenças do Trabalho

Abaixo, preparamos uma lista com as doenças mais comuns no ambiente corporativo. Veja como são causadas e como evitar.

Dores Crônicas nas Costas e Lombar

Você sabia que as dores nas costas, segundo dados do INSS, é as que mais provocam ausência dos colaboradores em seus locais de trabalho?

Provinda do levantamento de peso ou postura inadequada ao sentar-se, as dores nas costas ou na lombar podem durar dias e acarretar problemas mais graves.

A mudança de hábitos pode ajudar na solução e prevenção dessa doença.

  • Manter a postura ereta, com ombros retos ao caminhar;
  • Ao sentar-se, manter as costas no assento e os pés apoiados no chão;
  • Flexionar os joelhos na hora de abaixar-se;
  • Distribuir os pesos nos dois ombros;
  • Fazer pequenos intervalos para se alongar;
  • Hábito de fazer pequenas caminhadas durante o dia (como ir ao banheiro, levantar para jogar o lixo e pegar um cafezinho).

Dores no pescoço e ombro (Cervicalgia)

Tarefas simples do dia a dia, como se sentar em frente ao computador, digitar e até mesmo ficar em pé e virar o pescoço para o lado podem ser terríveis para quem sofre de cervicalgia, que são dores e dificuldade na mobilidade do pescoço e ombro.

As causas dessas dores podem ser das mais variadas, como movimentos repetitivos, má postura e também tensões emocionais.

Algumas ações preventivas são:

  • Ginástica laboral com ênfase nas posturas de alongamento;
  • Adequar a altura da tela do PC com a cadeira e teclado, de forma que você consiga se sentar com a postura reta, mantendo a sola dos seus pés no chão ou apoiadas totalmente em algo e os ombros relaxados com os cotovelos apoiados na altura natural dos braços;
  • Adquirir encostos (almofadas) para as costas e apoio para pés ergômetros;
  • Em casos de tensões emocionais, como o estresse, faça exercícios de respiração.

Falamos sobre 5 ações para ajudar seus colaboradores com a ergonomia no home office aqui no blog.

Síndrome Túnel do Carpo

Conhecida como uma doença ocupacional, aquelas relacionadas com o ambiente de trabalho, a Síndrome Túnel do Carpo pode ser causada por uma lesão por esforço repetitivo (L.E.R).

Ela é manifestada através de fraqueza muscular ou perda de massa muscular, formigamento e dormência nas regiões do antebraço, dedos, mãos, polegar ou pulso.

Apesar de não existir medida protetiva para a Síndrome do Túnel do Carpo, a orientação de médicos é para que se crie hábitos que evitem o movimento repetitivo do punho por um longo período. Faça intervalos durante a jornada de trabalho.

Bursite e Tendinite

Também causadas devido aos movimentos repetitivos frequentes (L.E.R), a inflamação das bursas e tendões podem causar o inchaço, dores e vermelhidão nas juntas. As áreas mais comuns de acontecer são nos joelhos, quadril, cotovelos e ombros.

Para prevenção, é preciso o fortalecimento e o condicionamento muscular além de cuidados ao dobrar os joelhos e realizar movimentos bruscos.

Fadiga Ocular

Você já sentiu que sua vista estava embaçada, os olhos estavam ardendo e dores de cabeça? Isso pode ser sinal de vista cansada e é ocasionada quando há um esforço muito grande dos olhos para enxergar e, também, da alta exposição em frente às luzes ou ventilação.

Para evitar esse tipo de situação, recomenda-se:

  • Pausa regulares para descansar a visão;
  • Fazer exercícios de relaxamento ocular;
  • Com frequência, pestanejar os olhos;
  • Diminuir o brilho das telas do computador ou intensidade das luzes do local de trabalho.

Estresse Ocupacional

Um conjunto de perturbações, problemas e pressão vindas do trabalho podem causar um desequilíbrio físico e mental, que chamamos de estresse ocupacional.

Existem muitas causas que levam a esse quadro e, quando não tratadas, podem evoluir para uma Síndrome de Burnout.

Para evitar casos como esse no ambiente de trabalho, é preciso analisar não só os indivíduos, como também o ambiente na sua visão macro.

Como estão os relacionamentos, as cobranças por metas, a carga horária de trabalho em sua empresa? Diversos fatores podem interferir diretamente no estresse ocupacional.

A Comunicação Interna na Prevenção das Doenças do Trabalho – 5 Ideias de Ações de Endomarketing

É de responsabilidade da empresa garantir um espaço físico adequado, para que os colaboradores possam exercer suas funções sem ter que voltar para casa com problemas de saúde, dores e similares.

Mas também é responsabilidade do indivíduo ter a consciência de criar uma rotina que proporcione condições saudáveis para a mente e para o corpo, com cuidados que evitem lesões, sedentarismo e angústias emocionais.

É nesse momento que a Comunicação Interna pode atuar estrategicamente para, não só cuidar de seus funcionários, como também expor a preocupação com os colaboradores, gerando, assim, uma sensação de pertencimento maior entre empresa-colaborador.

Abaixo, selecionei algumas ideias de ações de endomarketing para que o tema “Doenças do trabalho” possam ser trabalhadas.

1. Trabalhe os cuidados preventivos à saúde através de meses temáticos

A conscientização é a forma mais eficaz para alertar sobre riscos e prevenir doenças. Por isso, desenvolver campanhas de conscientização é uma ótima oportunidade da Comunicação Interna alertar seu time sobre quaisquer assuntos relacionados à saúde.

E para guiar essas campanhas, o comunicador pode usar como referência os meses temáticos, criados para alertar sobre as diversas causas sobre esse assunto.

Outubro Rosa e Novembro azul são ótimos exemplos de campanhas trabalhadas em um mês específico. A primeira mencionada é voltada à mulheres para prevenção do câncer de mama e a segunda para os homens, sobre prevenção ao câncer de próstata.

Aqui no blog, já disponibilizamos diversos kits de materiais gratuitos para auxiliar na criação dessas campanhas. Esses materiais são compostos de folders, cartazes, templates de TV Corporativa, newsletter e um tanto de outros itens editáveis.

Clique nos títulos abaixo e faça o download!

Janeiro Branco – Saúde Mental

Abril Verde – Segurança no Trabalho

Agosto lilás – Violência Doméstica

Setembro Amarelo – Contra o Suicídio

Outubro Rosa – Câncer de Mama

Novembro Azul – Câncer de Próstata

2. Crie alerta para hábitos saudáveis

Os canais de comunicação são importantes aliados na hora de conversar com os colaboradores. Aproveite o alcance dos canais e emita alertas e comunicados voltados aos hábitos que devem ser estimulados.

Alguns exemplos:

– Já tomou água hoje? Para manter a hidratação do corpo humano é preciso tomar 2L de água diariamente.

– Ao precisar jogar o lixo, aproveite para dar uma caminhada e alongar o corpo.

– Hora do Cafézinho! Não esqueça de, ao longo do dia, levantar, esticar as pernas e alongar o corpo para evitar dores.

– Cuidado no modo de sentar-se. Ajuste sua cadeira de modo que a coluna fique em contato com o encosto e os pés encostados no chão.

Esses comunicados podem aparecer de tempo em tempo na programação da TV Corporativa, sinalizadas como adesivos em lugares estratégicos pela empresa, em uma arte no grupo de WhatsApp da empresa. As possibilidades são muitas e vão de acordo com sua cultura de comunicação.

tv corporativa neon pagamentos

TV Corporativa na Neon Pagamentos.

3. Ginástica laboral

A ginástica laboral é um ótimo recurso utilizado dentro das empresas para estimular hábitos mais saudáveis entre os colaboradores.

Essa prática reduz o sedentarismo e fadiga, serve como prevenção de doenças causadas pelo estresse, melhora o condicionamento físico, aumenta a produtividade e ainda serve como uma bela oportunidade de integração dentro da empresa.

Os exercícios são fáceis, rápidos e podem ser feitos, tanto com o auxílio de profissionais de educação física (quando os exercícios são mais elaborados), como também individualmente.

Se você tem TV Corporativa, disponibilizamos aqui no blog um kit gratuito com três vídeos (em duas versões cada, com e sem áudio) de ginástica laboral. São eles:

  • Exercícios para a cabeça e pescoço;
  • Exercícios para as mãos e braços;
  • Exercícios para pernas e pés.

É muito interessante inserir os três vídeos em sequência na programação, em um horário definido, e reunir os colaboradores em frente à tela do hall, por exemplo, para que todos repitam os exercícios sugeridos.

Clique no banner abaixo e baixe os vídeos de ginástica laboral em formato MP4 e também os projetos editáveis, para que você possa personalizar de acordo com a identidade visual da sua empresa.

Ginástica Laboral - Download

 

4. Proporcione serviços durante o expediente

Se na sua empresa há uma verba voltada para a saúde do colaborador, pense em contratar serviços terceirizados e oferecer ao colaborador.

Serviços de massagem, psicóloga, personal trainer são alguns exemplos.

5. Crie grupos de afinidade

A comunicação interna pode ser a ponte entre os funcionários e auxiliá-los na criação de grupos de afinidade, para que sejam estimulados exercícios físicos e prática de esportes.

Um grupo de corrida, dança, crossfit, musculação, esportes coletivos (como futebol, vôlei etc.). Você pode também pensar em criar campeonatos esportivos e associá-los com valores corporativos como união de equipe, integração entre pessoas, etc.


Previna-se, cuide-se e ajude as pessoas que estão em sua volta à terem hábitos mais saudáveis. Dizem que nosso corpo é nosso templo, então vamos tratá-lo com atenção!

Nos comentários abaixo me conta como esse tema é abordado na sua empresa, vou adorar saber!

Ouça também: Síndrome de Burnout nas Empresas com Christiane Valle e Patrícia Lenine – Progicast disponível nas plataformas de streaming!

Endomarketing.tv Favicon

Conheça a Progic

TV Corporativa Progic - Visite nosso site

Materiais Gratuitos

Kits de Endomarketing - Download Gratuito
Ebooks - Download Gratuito
Ferramentas - Download Gratuito

Em Destaque

Calendário de CI 2024
Ebook - 99 Ideias de Conteúdos para a TV Corporativa

Receba as novidades

Inscreva-se em nossa Newsletter

Tudo Sobre:

Ouça o Progicast

Progicast

Nos Acompanhe

Telegram

Escrito por Higor Lima

Misture o interesse por histórias com a vontade de conhecer culturas diferentes. Acrescente uma boa dose de aventura e uma pitada de emoção. Leve ao forno até se formar em Jornalismo e terminar a pós graduação em MBA Marketing. Sirva com alegria, disposição e um axé ao fundo.
0 0 Votos
Gostou deste artigo?
Inscreva-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários