Por Ananda Moreira
A TV Corporativa é um canal de comunicação interna que consiste em telas espalhadas pela empresa, passando uma programação pré-estabelecida durante o dia com recados informativos, campanhas, avisos, dicas e outros comunicados. Ela pode ser usada de diversas formas e traz muitos benefícios, desde que aplicada de maneira estratégica e eficiente. Por isso, é importante desmistificar os mitos sobre TV corporativa para aproveitar todos os seus recursos.
Apesar de já ser um canal popular há alguns anos, ainda circulam muitos mitos relacionados ao uso da TV. Esses mitos podem estar impedindo a sua empresa de usar essa ferramenta e de desfrutar de suas vantagens relacionadas a comunicação, engajamento e transparência.
Por ser um recurso digital, promove a otimização e a escalabilidade da comunicação e potencializa o alcance do conteúdo passado.
A TV Corporativa também acaba sendo mais atrativa, considerando que somos acostumados a olhar para as telas e que avisos coloridos, dinâmicos e rápidos chamam mais atenção do que e-mails estáticos e simples.
Além disso, com a contratação de um bom software de gestão para a TV Corporativa, é possível atualizar a programação das telas de maneira muito rápida, fazendo a comunicação chegar a todos os cantos desejados e atingindo a todos os públicos.
Essa funcionalidade promove um maior alcance, o que acaba possibilitando um maior engajamento, maior consciência das informações e maior inserção do colaborador na empresa.
Estas são apenas algumas das vantagens desse canal. Para saber mais sobre, acesse o artigo informativo sobre a TV Corporativa, em que explicamos como funciona e as diversas funcionalidades e benefícios.
Apesar disso, por causa de experiências ruins de mercado ou de falta de informação muitas pessoas difundem mitos relacionados a TV Corporativa que acabam criando uma primeira impressão que não faz jus ao uso desse canal de comunicação
Pensando nisso, elencamos os 8 mitos mais comuns sobre a TV Corporativa e que podem estar impedindo você de utilizar um excelente canal de comunicação e de vivenciar uma comunicação corporativa eficaz, colaborativa e dinâmica.
Mitos da TV Corporativa
1 – Manter uma TV corporativa exige muito esforço.
Em um primeiro momento, ao pensar na programação para a TV Corporativa, se imagina a criação de muitos conteúdos e que isso pode demandar muito tempo e trabalho por parte da equipe responsável, além da logística para atualizar cada tela.
De fato, se você não tem as ferramentas para otimizar esse trabalho e acabar tendo que fazer tudo “na mão”, pode demorar mais tempo do que o necessário.
Um exemplo são as empresas que realizam a gestão das telas com pendrives, o que exige, além da criação dos conteúdos, a atualização manual e constante dos arquivos e a troca dos dispositivos em cada TV instalada.
No entanto, atualmente, há ferramentas e funcionalidades que facilitam a construção dos conteúdos, otimizam a atualização da programação, oferecem conteúdos prontos ou personalizados e permitem a atualização de telas espalhadas por diversas unidades de forma rápida e constante.
Nesse sentido, a solução de TV Corporativa da Progic oferece funcionalidades específicas para o gerenciamento do canal, oferecendo também mais de 350 conteúdos prontos e personalizáveis em uma biblioteca, atualizada quinzenalmente, dentro do próprio software de gestão.
Com uma solução como essa, é possível optar por materiais já prontos, personalizá-los de acordo com o desejado ou então criar conteúdos do zero para incluir na programação.
A solução da Progic oferece ainda o recurso Editoria Colaborativa, que contribui com a otimização da atualização da programação. Com ele, é possível coletar de forma automatizada contribuições dos próprios colaboradores, enriquecendo a programação e ainda incluindo os funcionários na comunicação.
Veja um exemplo do uso dessa funcionalidade na prática por um de nossos clientes, o Veiling Holambra: Dia das Mães na TV Corporativa do Veiling Holambra.
Estratégias como essa, além de reduzir o trabalho demandado, aproxima os funcionários da ferramenta e uns dos outros, aumentando o engajamento com a comunicação interna e a audiência do canal.
2 – A TV corporativa serve apenas para decoração.
Muitos acabam ficando com medo de contratar a TV e no fim ela ficar apenas como uma decoração do espaço, a qual os colaboradores não prestam atenção, perdendo totalmente o sentido do recurso.
Isso só acontece se você não observa a empresa e não planeja a instalação com pessoas especializadas, que te ajudarão a escolher um local estratégico de acordo com a sua realidade.
Deve-se sempre observar lugares em que há maior movimentação de pessoas ou de permanência, como bebedouros, refeitórios, corredores, sala de espera e de convivência, a depender da infraestrutura da sua empresa.
Também é possível colocar em frente às baias de trabalho ou em outros locais, mas sempre considerando a necessidade de atenção completa dos funcionários naquilo que estão fazendo, ou se podem ser distraídos pela chegada de informações.
Além do local, a atualização da programação precisa ser constante, o que pode ser otimizado com alguns dos recursos que já citamos no decorrer do texto.
Ou seja, com um bom planejamento e uma solução específica para TV Corporativa, você garante a audiência do canal e impede que as telas sejam apenas uma decoração.
3 – A TV Corporativa só transmite conteúdo, sem interação.
É muito comum acreditar que a TV é um canal onde apenas uma pessoa ou um setor fica responsável pela produção e organização dos conteúdos.
Através da TV Corporativa você pode solicitar a participação em pesquisas internas ou em atualizações de informações em portais internos, promover ações de gamificações, entre outras possibilidades.
É possível também contar com a contribuição de agentes comunicadores, líderes e demais funcionários na construção da programação e inserção de informações, utilizando da funcionalidade Editoria Colaborativa, por exemplo, citada anteriormente.
Dessa maneira, cria-se um link de acesso aos colaboradores, que pode ser divulgado pelos outros canais de comunicação, ou pela própria TV, por meio de um QR Code mostrado na tela. No link, os funcionários deixam a sua contribuição com determinada editoria, como o exemplo da Veilling citado acima.
No link aparece uma tela similar a essa:
Os funcionários preenchem essas informações, a gestora do canal revisa as respostas, aprova e coloca na programação facilmente em um template pré-determinado. Desse modo, a TV Corporativa pode ser um canal de mão dupla.
4 – A TV Corporativa é para determinado segmento
É comum imaginar que a TV sirva apenas para determinado segmento, principalmente para as indústrias que possuem um ambiente de trabalho mais amplo.
No entanto, ela pode trazer benefícios tanto para o seu uso nos ambientes fabris quanto em escritórios e empresas de outros segmentos.
Temos diversos cases de empresas de outros setores, como por exemplo a fintech Neon Pagamentos. Para ler mais sobre o case, clique aqui. Veja como eles utilizaram a TV em frente às ilhas de trabalho:
A Involves, empresa de tecnologia, também utilizou dessa mesma forma e investiu na estratégia gestão à vista, para divulgar dados, gráficos e sua missão, visão e valores, constantemente.
Mas, como se espera, a TV Corporativa é uma excelente opção também para ambientes fabris ou de produção e empresas com ampla distribuição geográfica. Veja o caseda Ferroport e veja como eles divulgam conteúdos sobre Segurança no Trabalho na TV Corporativa.
5 – TV Corporativa não engaja
Esse com certeza é um dos maiores mitos relacionados à TV Corporativa, já que um de seus maiores benefícios é justamente o aumento do engajamento e do sentimento de pertencimento à organização.
Pode acabar se criando a imagem de um canal mais distante, no entanto, devido a sua atratividade e linguagem visual simples é possível alcançar todos os colaboradores, atrair sua atenção e prendê-la o suficiente ao ponto de este entender toda a informação passada.
Dessa forma, se você realiza uma campanha através da TV você verá um maior alcance dessa informação e, por consequência, um maior engajamento.
Muitos de nossos clientes relatam o aumento da participação em campanhas internas, além da rápida resposta à solicitação de documentos e informações pelo RH, por exemplo.
Além disso, a divulgação dinâmica e atrativa de elementos culturais, metas e objetivos da empresa nas telas favorecem o engajamento do colaborador com a empresa.
E ainda é possível envolvê-lo também na própria programação, através de depoimentos, vídeos, ações de gamificação, relatos e compartilhamento de experiências tanto pessoais quanto profissionais, engajando-o na comunicação e desmistificando as percepções sobre TV corporativa nos processos internos.
6 – TV Corporativa não é segura
Você por acaso lembra das telas que foram hackeadas em um aeroporto do Rio de Janeiro em 2022? Essa foi uma das situações de invasão que acabaram reforçando o mito de que o seu sistema de TV Corporativa não é seguro e pode ser hackeado.
No entanto, atualmente, há diversas medidas que podem ser seguidas para que isso não ocorra e que garantam a segurança de um canal de TV. Igor Vazzovler, CEO da Progic, comenta sobre algumas medidas importantes:
“A primeira é a importância do uso de equipamentos profissionais, que foram feitos para funcionar de forma autônoma, com memória de sistema operacional read-only, ou seja, imutáveis, e que não possuem portas de entrada de controle, como USB para mouse e teclado. Além disso, deve-se utilizar uma rede exclusiva de internet para a conexão com as TVs. Isso dificulta muito a invasão dos dispositivos por partes dos crackers”.
Além disso, é necessário se atentar a governança de TI da empresa, como nosso CEO explica abaixo:
“Independente de todas as questões tecnológicas citadas, a principal vulnerabilidade dos sistemas sempre foi e continuará sendo o usuário. É preciso se atentar à gestão de credenciais, uso de metodologias de autenticação seguras, como duplo fator de autenticação, autenticação federada, senhas fortes, troca constante de senhas, entre outros”
A Progic leva a segurança da informação muito a sério e a garante para nossos clientes. Para entender mais detalhadamente sobre essas medidas, leia a notícia completa que compartilhamos no portal da Tecflow.
7 – TV Corporativa é muito cara
Antigamente, implementar a TV Corporativa realmente se tornava muito caro, pois ela era feita via satélite. Neste formato, cada tela era alimentada por um receptor satelital muito similar aos receptores de TV via satélite doméstico, como Sky, por exemplo.
Além disso, todas as telas exibiam a mesma programação, pois o sinal do satélite é único para todo o país. Isto torna a relação custo-benefício deste tipo de abordagem muito baixo, pagando-se valores enormes por uma programação igual para todos os públicos da empresa e que geralmente eram exibidos apenas em momentos específicos do dia.
Surgiu então a TV Corporativa via internet, ou TV Corporativa online. Neste formato, toda a distribuição, gestão e monitoramento do que é exibido nas telas é feito remotamente e de forma centralizada, utilizando um software de gerenciamento de conteúdos para TV Corporativa, como o Progic Manager.
Com as soluções de TV Corporativa via internet disponíveis atualmente, empresas de todos os portes podem implementar, gerenciar e usufruir das vantagens que a Televisão Corporativa oferece para a comunicação da empresa.
A TV Corporativa feita através da internet e gerenciada remotamente agilizou o processo de comunicação e deixou muito mais atraente e divertida a forma que as organizações conversam com seus funcionários.
Com a tendência cada vez mais forte de disponibilizar informações para os colaboradores e de se comunicar através de vídeos, esta ferramenta veio para entregar mais valor e dinamismo para a comunicação interna, acompanhando o comportamento e a forma que as pessoas já se comunicam fora da empresa.
8 – TV não comunica quem está em home office
Com a pandemia essa questão se tornou muito comum em relação ao uso da TV Corporativa como canal de comunicação interna. Afinal, como comunicar com os colaboradores que estão em trabalho remoto se as telas ficam no local físico da empresa?
No entanto, a solução de comunicação visual da Progic possui uma funcionalidade chamada Saída Multicanal. Com esse recurso, todos os conteúdos exibidos por esse meio também podem ser enviados aos demais canais de comunicação interna, como o e-mail, a intranet, a rede social corporativa e até para o celular do colaborador.
Dessa forma, os colaboradores que estão em home office também recebem as mesmas informações transmitidas e ficam por dentro do que está acontecendo na empresa. Isso possibilita que participem das campanhas de engajamento, observando os colegas e publicando suas próprias informações, desmistificando alguns mitos sobre a comunicação visual nas empresas.
Confira abaixo a palestra que o Igor Vazzoler, CEO da Progic, fez para o Peopletech Summit 2022 demonstrando como funciona o recurso para alcançar os colaboradores no trabalho presencial e remoto:
Como podemos ver, várias crenças populares sobre a TV Corporativa são apenas mitos e o entendimento disso pode te proporcionar muito mais facilidade na comunicação e te guiar em um planejamento e implantação mais estratégicos da TV Corporativa.
Espero que suas dúvidas tenham sido esclarecidas. Para conhecer mais sobre o assunto não deixe de acompanhar os nossos conteúdos por aqui, pela nossa newsletter e pelas redes sociais, como Instagram e Linkedin.
Para conhecer a nossa solução de TV Corporativa e vivenciar uma nova experiência com esse canal e com recursos inovadores, é só entrar em contato com a gente.