Por Ananda Moreira
Inserir os colaboradores nas contratações pode trazer muitos benefícios para empresas e reduzir custos no processo. Por isso, elencamos 5 ações de endomarketing para envolvê-los de forma eficaz e estratégica.
O processo de contratação envolve investimento em recrutamento, seleção, entrevistas e, por fim, a escolha daquele que irá ocupar a vaga. É algo que exige investimentos, tanto financeiro para divulgação quanto tempo para o restante dos processos.
Além disso, necessita de critérios bem definidos para escolher alguém que tenha valores em comum com a empresa e que “dê match” com a organização e com os outros colaboradores para trazer os melhores resultados possíveis.
Para reduzir os custos e facilitar a seleção dos profissionais, a dica que trazemos aqui é envolver o público interno nas contratações. Ou seja, fazer com que estes indiquem as vagas abertas para quem eles acreditam que gostaria de trabalhar na empresa.
Essa simples indicação pode trazer muitos benefícios, tais como facilitar o processo seletivo com uma indicação mais assertiva, considerando que o colaborador que indicou já conhece como funciona a empresa.
Também são vantagens: contratar um profissional que esteja alinhado ao fit cultural, melhorar a percepção de marca empregadora, aumentar o engajamento, o sentimento de reconhecimento e pertencimento dos colaboradores.
5 ações de endomarketing para potencializar o recrutamento por indicação de funcionários
Então, veja agora 5 ações de endomarketing para potencializar o recrutamento por indicação de funcionários e desfrutar dessas vantagens.
1. Desenvolva um programa de recrutamento por indicação.
Criar um programa de indicação na empresa é a principal ação para realizar o recrutamento por indicação de funcionários, já que estes acabam se sentindo mais incentivados a indicar alguém.
Através de um programa de indicação é possível aumentar o sentimento de valorização interna e reconhecimento, o que influencia positivamente as atitudes e o trabalho do colaborador, já que leva em consideração a sua opinião e o seu poder de decisão.
É possível oferecer alguma bonificação ou premiação caso o funcionário seja aceito, como um valor em dinheiro acrescentado no salário, folgas, vales e vouchers com valores para gastar em lojas ou delivery, prêmio de reconhecimento ou de apadrinhamento, há diversas opções.
De modo geral, é uma estratégia que valoriza a opinião do público interno e que aproxima os colaboradores das contratações.
2. Estabeleça diretrizes internas para o programa de indicações.
Para que o programa de indicação de funcionários funcione de forma eficiente, é necessário previamente construir uma política interna, isto é, definir regras que guiem o funcionamento do programa.
Para criá-las, leve em conta sempre a transparência e a imparcialidade, criando o costume de fornecer feedbacks tanto a quem indicou quanto ao profissional indicado.
Além disso, determine que todos os candidatos, sejam indicados ou não, passem por todas as etapas igualmente, para poder analisar a conduta e o comportamento dos profissionais em todos os processos e para que não haja injustiças.
Uma dica interessante é instituir como regra a análise do colaborador que faz a indicação para avaliar sua trajetória na empresa e compreender como ele enxerga a cultura, os valores e a missão da empresa. Isso é importante no recrutamento por indicação de funcionários, pois esses fatores podem influenciar na escolha assertiva de um profissional.
Além disso, é fundamental esclarecer se são válidas indicações de companheiros, familiares e amigos, e se isso influencia na bonificação correspondente.
3. Promova o programa nova canais de comunicação interna.
Um passo fundamental é fazer a divulgação das vagas abertas nos canais de comunicação interna. Para isso, inicialmente você deve ter uma estrutura interna funcional e estratégica, que alcance grande parte dos colaboradores.
Em seguida, é importante deixar em destaque nos comunicados qual vaga está aberta, quais são os critérios necessários e as funções esperadas, para que na hora de indicar as pessoas já pensem em alguém que tenha determinadas habilidades.
Para divulgar, você pode então fazer um checklist com os critérios e as informações relacionadas a vaga, como horário de trabalho, funções etc, ou então apenas falar o nome da vaga e gerar um link que direcione para a página de inscrição. Esse será o link divulgado pelos colaboradores.
Também é importante deixar claro qual a bonificação ou premiação – caso tenha – em relação a indicação e como será o processo.
Você pode criar templates na TV Corporativa, inserir em newsletter da empresa, imprimir uma folha com os critérios e funções e colar no mural impresso, enviar em um grupo no whats com mensagem explicando e mais opções.
Destaque também qual será o canal de contato utilizado internamente, ou seja, como o RH e o funcionário que fez a indicação vão se comunicar e tirar ou responder dúvidas.
Você pode usar o recurso de Editoria Colaborativa, recurso da solução da Progic de TV Corporativa, para gerar um QR Code que as pessoas possam escanear e mandar o link para alguém. Conheça mais sobre a solução de TV da Progic.
4. Promover ações de Employer Branding
Ao indicar alguém para uma vaga da própria empresa, já partimos da premissa que você provavelmente gosta da organização em que trabalha e identifica que o outro também pode gostar. Afinal, já dizia aquele ditado, nós só indicamos aquilo é bom, né?
Employer branding, ou marca empregadora, é a reputação da marca como local a se trabalhar e a forma como ela se relaciona com os seus colaboradores e possíveis profissionais.
Isso envolve a gestão estratégica do posicionamento da empresa através de um conjunto de técnicas de comunicação externa, experiência do colaborador, branding e marketing.
Por isso, investir em ações de employer branding, como incentivar postagens do próprio colaborador sobre a empresa nas redes sociais ou fazer postagens mostrando como é trabalhar na sua empresa auxilia o processo de indicação.
Veja o que é employer branding e estratégias para aplicar na sua organização no artigo que escrevemos sobre o tema: Employer Branding.
5. Crie um processo amigável
Por qual processo seletivo você gostaria de ter passado quando foi contratado? Investir em ferramentas eficientes e otimizadas é importante para criar um processo amigável, isto é, agradável de se passar.
É importante definir previamente como será feito o processo, considerando quais os documentos que precisam ser enviados, quais dados e como será feita a indicação.
A maneira como é divulgada aos colaboradores também influencia, então quando você disponibiliza informações sobre o que se espera da vaga e como será o processo, o colaborador pensa em alguém mais assertivo. Isso aumenta as chances do profissional indicado se identificar com a cultura organizacional.
Defina se deverá ter uma justificativa (que pode ser algo positivo) ou não, em que espaço se colocará a indicações ou para onde serão enviados os currículos dos profissionais indicados. Isto é, através de qual plataforma ou para quem deve-se mandar mensagem para fazer a inscrição.
Além disso, é interessante divulgar se haverá a bonificação e, caso ache necessário, qual será a ela, para servir de incentivo e manter a transparência, o que evita a sensação de expectativas não cumpridas.
Por fim, não esqueça de mensurar os resultados obtidos ao longo do tempo através das indicações. A mensuração é fundamental para entender se essas ações estão funcionando de forma adequada ou não e fornecem dados para mudar caso necessário.
Esperamos que você consiga fazer boas contratações envolvendo os colaboradores. Não se esqueça de conferir o passo a passo para fazer um programa de indicação de forma eficiente.
Contratar 8 entre 10 candidatos é possível!
Conheça a TAQE, um software de recrutamento e seleção que permite aplicar testes automatizados para avaliar a aderência com a vaga e a cultura de sua empresa.
Esta plataforma de emprego utiliza a gamificação, disponibilizando testes, avaliações e treinamentos em formato de jogo para que você possa oferecer uma experiência inovadora, feedback e capacitação profissional aos candidatos de forma gratuita
Saiba mais sobre como otimizar seu processo de recrutamento e seleção baseando-se em dados. Agende uma demonstração gratuita agora mesmo!
Não esqueça de compartilhar nas redes sociais nos marcando com as ações realizadas aí na sua empresa e nos acompanhe no Instagram, LinkedIn ou Telegram!
E se você busca uma Plataforma Multicanal de Comunicação Interna Completa para potencializar as suas campanhas, deixo aqui o convite para você conhecer a solução Progic e conversar com nossos especialistas.