Conteúdos

Pesquisa ABERJE: Ética e Transparência nas OrganizaçõesTempo de Leitura: 2 minutos

transparencia nas organizacoes
Escrito por Daniane Bergamini

No final do ano passado, a ABERJE, Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, divulgou o resultado de uma pesquisa sobre ética e transparência nas organizações. Participaram da pesquisa empresas de todos os portes, brasileiras e multinacionais e os dados foram coletados por formulário on-line.

O objetivo principal é analisar o panorama organizacional no que diz respeito aos investimentos em programas de compliance, com foco na abrangência e atribuição de responsabilidades destes programas, assim como uma análise nos canais de comunicações utilizados para colocá-lo em prática.

Achamos relevante trazer os resultados desta pesquisa aqui para reforçar a importância de uma rede capilarizada de distribuição de informações dentro da organização, com o objetivo de alcançar todos os colaboradores com eficiência, ideia que já defendemos em outros posts.

Neste caso, dentre as informações transmitidas estão as regras da empresa e os parâmetros éticos que irão guiar a conduta dos colaboradores, fatores essenciais para a corporação poder construir uma base moral sólida e alcançar um clima organizacional próspero.

Ética e Transparência nas Organizações – Resultados

A maioria das empresas participantes (75%) possuem um programa de compliance, sendo que mais da metade destas possuem o programa há mais de 5 anos.

Os principais setores da empresa participantes do comitê de compliance são as seguintes:

comite compliance

Dentre as responsabilidades do comitê do programa de compliance das organizações, as principais são:

  • Vigilância das questões éticas;
  • Desenvolvimento de políticas;
  • Comunicação de parâmetros éticos;
  • Levantamento dos desvios de Compliance;
  • Estímulo interno a comportamento moral.

As organizações participantes da pesquisa relataram que o repasse das informações a respeito do programa de compliance não possuem frequência definida, ou seja, são transmitidas em momentos julgados oportunos pelo comitê.

Os principais canais que são utilizados para transmitir as mensagens do compliance são:

canais utilizados


Você pode analisar os resultados completos desta pesquisa no seguinte link: http://www.aberje.siteprofissional.com/ebooks/EstudoComplianceAberje.pdf

Sobre o autor

Daniane Bergamini

Sócia e Diretora de Operações da Progic. Formada em engenharia de alimentos pela UFSC com MBA em gestão industrial pela FGV.