Por Eric Vazzoler
Falamos bastante, recentemente, sobre comunicação corporativa e interna, quais são os conceitos e como podem afetar a estrutura interna e os resultados de uma empresa. Já sabemos, por exemplo, que a comunicação é um fator essencial para o engajamento da equipe, alinhamento dos objetivos e alcance de metas.
A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE) realizou a pesquisa Tendências da Comunicação Corporativa no Brasil – edição 2015. Os dados foram coletados até o ínicio do ano passado através de um sistema on-line. Trazemos neste post, então, um resumo das conclusões.
Empresas analisadas e objetivos
Foram avaliadas 72 organizações associadas à ABERJE, todas classificadas entre as 500 Maiores Empresas do Brasil, segundo a edição “Melhores & Maiores” da revista Exame. O faturamento destas organizações soma mais de R$ 420 bilhões, representando 8,8% do PIB brasileiro registrado em 2013 (R$ 4,8 trilhões), o que faz com que a pesquisa realizada seja considerada quantitativa com amostra não-probabilística por conveniência. Vale ressaltar também que 90% das empresas estão sediadas na região Sudeste.
Quanto ao objetivo da pesquisa, foi descrito como “traçar um panorama de focos de atuação e de investimento em diversos campos da informação e do relacionamento com públicos estratégicos”.
Comunicação Interna
A comunicação interna foi considerada pelas empresas como o principal processo de comunicação em crescimento e que deverá e receber mais investimentos, seguida pela presença digital, pela comunicação institucional e pela Branding. Cada vez mais as grandes e médias empresas brasileiras estão percebendo a importância de investir em comunicação interna e endomarketing.
Gestão de Recursos Humanos
A pesquisa ainda mostra quais serão os processos que irão receber mais atenção e envolvimento da área de comunicação. Em quinto lugar, foi apontado a Gestão de Recursos Humanos. A retenção de profissionais é uma preocupação constante das empresas, e boas ferramentas de comunicação interna se mostram um ótimo investimento para auxiliar os gestores de RH neste quesito.
Como você vê as tendências de comunicação corporativa? Acredita que elas se aplicam à sua empresa? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião!