Comunicação Interna Conteúdos

Quanto a satisfação dos colaboradores pesa na produtividade da sua empresa?Tempo de Leitura: 3 minutos

satisfação dos colaboradores

Em empresas que desenvolvem soluções para o consumidor final, é muito comum que existam setores voltados exclusivamente para medir a satisfação dos clientes, já que eles são o propósito de todo o negócio. No entanto, você já parou para pensar na satisfação dos colaboradores da sua empresa? Saiba que a felicidade da sua equipe está diretamente ligada à produtividade que ela entrega. Uma pesquisa da empresa norte-americana YouEarnedIt mediu este impacto e os resultados são impressionantes.

Satisfacao

Como você pode perceber, a satisfação dos colaboradores é muito importante para o bom andamento da empresa. Então, como alcançar este nível de satisfação? Neste ponto, há outros dados reveladores. Uma pesquisa da consultoria Hay Group juntamente com o WorldatWork mostrou que apenas 42% dos empregados veem incentivos financeiros, como aumentos salariais, bônus e benefícios, como um bom incentivo, enquanto 56% deles prezam mais por valores intangíveis, como o sentimento de pertencimento.

Por isso, veja algumas dicas de como engajar sua equipe e otimizar os seus resultados.

Comunicação interna

Invista em uma ferramenta de comunicação interna, como jornais, revistas, intranet, redes sociais corporativas, mural digital ou TV corporativa.

Com um canal de comunicação interna eficiente, você poderá executar várias estratégias de divulgação de informações para atingir os mais diversos objetivos, entre eles: promover o sentimento de pertencimento, a admiração pela empresa, o alinhamento de objetivos e a consciência situacional dos colaboradores a respeito de índices e resultados da empresa. 

Também é uma maneira eficiente dos CEOs e gestores exercerem seu papel de liderança, outro fator que contribui na satisfação dos colaboradores.

Feedback

Feedback é um mecanismo indispensável para a evolução contínua das pessoas. Ao terem feedback sobre seus pontos positivos e negativos, os colaboradores têm a chance de reforçar os positivos e suprimir os negativos. Em empresas ainda novas ou sem cultura de feedback estabelecida, é muito comum a cobrança, por parte dos colaboradores, pela execução periódica de feedback. Eles não querem ficar “no escuro” com relação ao seu desempenho e em como são vistos pelos colegas e superiores.

Outro ponto importante é que o processo de feedback seja formalizado, com periodicidade estabelecida e, se possível, até com critérios de avaliação definidos e divulgados. Imprescindível que seja feito em ambiente particular, evitando possíveis constrangimentos e até mesmo riscos trabalhistas.

Monte um time

time

Participar de uma boa equipe de trabalho onde exista cooperatividade, compartilhamento de valores e cultura, respeito e até amizade com certeza é um fator que impacta positivamente na satisfação dos colaboradores. Por isso, o processo de contratação de pessoas não deve considerar apenas formação, experiências e habilidades. Deve ser levado em conta também o perfil do time no qual aquele novo profissional será inserido, visando desde o começo que o relacionamento seja o melhor possível.

Boas experiências

Leve as experiências para fora do ambiente de trabalho para ter um retorno no ambiente produtivo. Invista em happy hours, mentorias, capacitações e outras atividades em grupo. Este tipo de recompensa intangível muitas vezes pode ser tão impactante na satisfação dos colaboradores quanto aumentos salariais.

Sobre o autor

Igor Gavazzi Vazzoler

Fundador e Diretor de Inovação da Progic Tecnologia. Engenheiro eletricista pela UFSC com MBA em Gestão de Projetos pela FGV.