Conteúdos Endomarketing Materiais

5 Dicas de Ações para a Copa na EmpresaTempo de Leitura: 10 minutos

dicas para a copa do mundo na empresa - copa na empresa
Escrito por Higor Lima

O Brasil é o país do futebol! Ele está em nossa cultura e mesmo aqueles que não gostam do esporte acabam sabendo um pouco sobre a relação dele com o povo brasileiro.

E porque não usar essa paixão que temos pelo futebol para mostrar que os bons desempenhos em campo são o resultado de um trabalho em equipe?!

Assim como no jogo, no ambiente empresarial também é preciso saber trabalhar em grupo, porque essa atitude proporciona o compartilhamento de conhecimento, o sentimento de comunidade com os colegas e a sinergia no trabalho. E todas essas vantagens geram maior rendimento, satisfação e alta performance do time como um todo.

Neste post, vamos fazer uma analogia entre a Copa e as empresas para mostrar o que o futebol tem em comum com a alta performance das equipes no ambiente de trabalho.

Além disso, para os colaboradores já irem entrando no clima, vamos dar 5 ideias de ações de endomarketing que você pode fazer para a Copa na empresa.

Boa Leitura!

Escalação do Time de Alta Performance

Ser campeão da Copa não é tarefa fácil. Esse objetivo requer muito treino dos atletas, estudo das jogadas dos adversários, talento da equipe, apoio da torcida e muitos outros fatores.

Montar um time de alta performance nas empresas também não é diferente. Chegar nesses resultados exige que as pessoas tenham sinergia entre si, amem o que fazem e trabalhem com os mesmos objetivos em mente.

Pensando nisso, decidimos divulgar nossa escalação de colaboradores de alta performance para entrar em campo e marcar um golaço na eficiência e no engajamento. Preparado? Então anota aí e faça suas jogadas!

O Treinador

Para fazer com que um grupo de pessoas caminhe na mesma direção com os mesmos objetivos, a figura do treinador, ou líder no caso das empresas, é imprescindível.

Montar um time de alto rendimento, com resultados excelentes e processos eficientes depende muito da forma com que o líder conduz a empresa!

Por isso, vale lembrar que liderar vai muito além de ter um cargo na hierarquia da empresa, está em exercer a coordenação, educação e desenvolvimento de pessoas.

Leia mais baixando nosso E-Book sobre O Papel do Líder no Desenvolvimento dos Colaboradores.

O Capitão

No futebol, o capitão tem a função de dirigir a equipe dentro de campo e de conversar com o árbitro sobre as regras do jogo.

Para o âmbito organizacional, o capitão exerce o papel de ser o termômetro do seu time. É ele que tomará as iniciativas para chegar no líder e falar dos problemas com a equipe, dar feedback aos colegas de trabalho e representá-los quando preciso.

O Camisa 10

O número 10 no futebol não é apenas um número. É símbolo de craque da equipe, de liderança e talento. Nomes como Pelé, Neymar e Messi representam bem essa figura.

Para uma empresa, quanto mais camisas 10, melhor! Pessoas engajadas, disciplinadas, proativas e que entregam seu melhor são sempre bem-vindas em qualquer formação de time.

Os Laterais

Todo time de alta performance precisa de profissionais responsáveis por equilibrar o jogo.

Nas partidas de futebol, os laterais têm que atacar com frequência, mas não podem deixar espaços na defesa.

Nas empresas, as equipes precisam ter colaboradores que se ajudem entre si e saibam equilibrar a performance: enquanto alguns trabalham aqui, outros estão mantendo o fluxo acolá.

O Zagueiro

Os zagueiros no futebol tem como função a defesa do seu time e fazer com que o goleiro tenha menos trabalho, ou seja, evitar que a equipe adversária marque gols.

Para as empresas, ter colaboradores “zagueiros”, permite que as metas da equipe nunca fiquem de lado e que o trabalho realizado não dê oportunidade para problemas externos ou que o que está sendo realizado não esteja alinhado com os objetivos da empresa como um todo. Podemos dizer aqui que o colaborador zagueiro é o colaborador defensor das metas.

O Volante

Se uma equipe quer ter sucesso, é importante ter bons volantes, porque eles têm como função proteger a zaga e ministrar a saída de bola para o ataque.

Ter colaboradores com maior raciocínio lógico para performar de maneira inteligente e assertiva é indispensável para atingir bons resultados.

O Goleiro

Na escala do time de alta performance, não podemos esquecer do colaborador goleiro, aquele com capacidade técnica para resolver as falhas deixadas pela equipe.

Esse profissional é responsável por estar sempre em alerta contra os imprevistos do dia a dia e se surgir qualquer problema ele está a postos para resolver e deixar que o time volte a jogar.

O Atacante

O atacante é aquele que faz o gol e desperta a vibração da torcida. Nas empresas, arrisco dizer que os atacantes são os profissionais responsáveis pela Comunicação Interna.

Afinal de contas, as pessoas precisam saber e vibrar com os resultados alcançados por toda equipe e cabe à CI marcar esse gol e mostrar que o esforço de cada um está gerando resultados.

Quando aplicada o reconhecimento, a gestão à vista, e o desenvolvimento com os colaboradores, o engajamento e a satisfação com o trabalho surgem espontaneamente.

Dicas de Ações para a Copa na Empresa

E aí atacante, chegou a hora de você realizar sua parte e fazer com que seu time vibre com a Copa , mesmo trabalhando.

Abaixo selecionamos algumas dicas de ações de endomarketing para a Copa na empresa. Confira:

1. Pausa para o Jogo do Brasil

Acredito que a maior preocupação para quem gosta de Copa é saber se nos horários de jogo do Brasil terá folga ou não.

Se na sua empresa a jornada de trabalho pode sofrer alterações, que tal dar uma pausa na rotina durante o jogo do Brasil, reunir os colaboradores, distribuir uma pipoquinha com guaraná e torcer pelo país assistindo o campeonato?!

Esse tipo de atitude vai fazer com que até mesmo aqueles que não gostam de futebol, tenham um momento de interação com os colegas.

Fique esperto, os jogos do Brasil para a primeira fase estão marcados para:

  • 17/06 às 15h00 – Brasil x Suíça
  • 22/06 às 09h00 – Brasil x Costa Rica
  • 27/06 às 15h00 – Brasil x Sérvia

2. Ambiente no Clima da Copa

Não tem como não se contagiar com o clima da Copa. No país que respira futebol, que tal enfeitar os ambientes de trabalho com adereços que remetem à Copa?

Pode ser bandeirinha verde e amarela penduradas no teto, bandeiras nacional ou internacionais pelos corredores, balões espalhados pelos departamentos em dias de jogo ou então uma decoração com bola de futebol.

Aqui a palavra de ordem é deixar a criatividade fluir.

3. Patriotismo

A Copa é uma ótima oportunidade para deixarmos nosso amor pelo Brasil falar mais alto. A empresa pode fazer ações que evidenciem ainda mais esse patriotismo.

Distribuir adereços ou uniformes verde ou amarelo (ou com detalhes nessa cor) para os colaboradores é uma boa pedida.

4. Brindes

Quem não gosta de um mimo, não é mesmo? Abaixo selecionamos algumas ideias de presentinhos para serem distribuídos aos colaboradores.

Cartela para acompanhar os placares

Aos amantes de futebol, ter em mãos o controle de como está sendo decidido os jogos é quase que obrigatório. Distribua tabelhinhas para que os colaboradores possam ir acompanhando o desenrolar da competição e completando com os resultados dos jogos.

Álbum de figurinha dos colaboradores

Você já teve um álbum de figurinhas? Se sim, sabe bem da ansiedade em abrir um pacote de figurinhas para achar aquela rara e completar o álbum.

A ideia aqui é fazer como o álbum oficial de figurinhas da Copa , só que em vez de times e jogadores, substituí-los por departamentos e colaboradores.

Além de trabalhar com o reconhecimento, você ainda estimula a integração entre colaboradores com a troca de figurinhas para completar o álbum.

Plus: você ainda pode desenvolver uma campanha social nessa ação de endomarketing, arrecadando roupas, mantimentos ou dinheiros em troca de pacote de figurinhas.

Kit do torcedor

Monte um kit com tintas de rosto, buzinas (ou então vuvuzelas), bandeira, bandana, pompom, faixas com “Vai Brasil”, perucas de cabelo verde e amarelo e óculos de festa são algumas opções.

5. Copa na TV Corporativa

Como já falamos outras vezes aqui no blog, a TV Corporativa é uma ótima ferramenta para reforçar informações. Além de ser um meio atrativo e dinâmico que permite ser montada com a ajuda dos próprios colaboradores.

Abaixo apresentamos algumas dicas de conteúdos para fazerem parte da programação da sua TV Corporativa.

Conheça o Colaborador – Versão Copa 

Um dos templates mais utilizados nas empresas é o “Conheça o Colaborador”, que exibe informações de cada funcionário na TV Corporativa, como o nome, o cargo, a idade e uma frase, por exemplo.

É uma ação simples que reconhece o funcionário, estimula a interação e que todos adoram.

Aproveite a Copa e utilize um template de “Conheça o Colaborador” temático.

seu time na copa

Estimular gestão à vista dando alusão à performance dos departamentos como se fossem times

Aproveite o clima da Copa para divulgar a performance dos departamentos e colaboradores como se fossem times e jogadores de futebol. Além de divulgar informações estratégicas e desenvolver o reconhecimento, você ainda faz isso de maneira descontraída.

template é marketing

Template com foto dos colaboradores torcendo

É importante que o colaborador se sinta importante dentro da empresa e que veja a TV Corporativa como um canal próximo a ele. Para isso, divulgue na sua programação foto dos colaboradores assistindo aos jogos com a família ou amigos.

Quem é o jogador?

Que tal usar a TV Corporativa para utilizar a técnica de gamificação? Você pode montar um quiz temático.

Coloque informações como cargo, hobbies ou uma foto borrada de um colaborador como se ele fosse um jogador de futebol na programação da TV. Para rodar a brincadeira, peça que todos tentem adivinhar de quem são os dados, ou quem está na foto.

Bons modos

Cada um tem seu modo de torcer, mas é importante que o respeito prevaleça (ainda mais se a empresa vai permitir que os colaboradores assistam aos jogos no ambiente de trabalho).

Use conteúdos na TV Corporativa para reforçar esses bons modos: respeitar o próximo e não ofender; cuidar com os palavrões e reações exageradas; não se estressar e ficar de mau humor; aproveitar o momento para se divertir e descontrair.

Curiosidades da Rússia, país que sedia a Copa

A Rússia, além de sediar os jogos da Copa, é um país com curiosidades incríveis. Use a TV Corporativa para que os colaboradores saibam mais sobre o país que vai estar nos holofotes da mídia mundial.

Informativo sobre os jogos

Use a TV Corporativa como forma de entretenimento com os colaboradores. Divulgue as chaves e as datas de jogos ou disponibilize os resultados dos jogos na TV Corporativa e deixe todos informados com o desempenho do Brasil na Copa.

Veja abaixo como é fácil inserir um conteúdo com data de início e fim sobre a Copa na sua TV Corporativa usando o recurso “Campanha” do progic Manager.

BÔNUS: Kit de Ações para a Copa nas Empresas

Um time só é campeão se tem todos os jogadores alinhados e com entrosamento em campo. Nas empresas, o resultado da performance no mercado é resultado da satisfação de quem faz o produto/serviço acontecer.

Para isso, é importante que o responsável pelo Endomarketing da empresa estimule essa proximidade entre os funcionários e faça com que eles estejam cada vez mais em sinergia.

Pensando nisso, estamos disponibilizando um Kit de Ações para o Mundial de Futebol nas empresas. Nele disponibilizamos:

  • E-Book com ideias de dinâmicas em grupo para o Mundial de Futebol
  • Tabela de jogos para você personalizar, imprimir e distribuir entre os colaboradores
  • Templates do Mundial de Futebol para a TV Corporativa

copa do mundo na empresa

Você já sabe o que vai fazer durante a Copa na empresa? Compartilha nos comentários abaixo quais são suas ideias.

Aaaa! E não deixa de acompanhar o Endomarketing.TV, estamos sempre trazendo novidades por aqui.

Até a próxima!

Sobre o autor

Higor Lima

Misture o interesse por histórias com a vontade de conhecer culturas diferentes. Acrescente uma boa dose de aventura e uma pitada de emoção. Leve ao forno até se formar em Jornalismo e terminar a pós graduação em MBA Marketing. Sirva com alegria, disposição e um axé ao fundo.

  • Vivian Gamarano

    Parabéns! Excelente conteúdo e muito inspirador!

    • Higor Lima

      Que bom que gostou Vivian, obrigado pelo feedback. Vamos continuar compartilhando experiências aqui para inspirar cada vez mais! Grande abraço 🙂

  • Higor Lima

    Que bom que gostou Vivian, obrigado pelo feedback. Vamos continuar compartilhando experiências aqui para inspirar cada vez mais! Grande abraço 🙂

  • Marise Siqueira

    Muito bom! Adorei as ideias! Obrigada por compartilhar! Valeu!

    • Higor Lima

      Obrigado Marise! Continua acompanhando o Endomarketing.TV que estamos sempre trocando experiências e insights por aqui! Abraços 🙂

  • Higor Lima

    Que bom que gostou Vivian, obrigado pelo feedback. Vamos continuar compartilhando experiências aqui para inspirar cada vez mais! Grande abraço 🙂

  • Júlio Frutuoso

    Cara, achei este material muito legal. Algumas coisas eu colocaria agora mesmo para rodar, mas não vai dar. Não conhecia o site. Estou seguindo agora. Abraço!

    • Higor Lima

      Que bom que curtiu Júlio! A partir de agora coloca nos favoritos nosso blog e acompanhe os artigos haha Estamos sempre compartilhando experiências por aqui ou pelos nossos outros canais (youtube e podcast) Abraço!!!!