Por Eric Vazzoler
Se você tivesse que melhorar a satisfação e o engajamento de seus colaboradores, o que você faria?
Compraria uma mesa de ping-pong para divertir o time na hora do almoço? Daria frutas e lanches ao longo do dia para todos? Talvez ofereceria um convênio com academias? Ou pensaria em melhorar a comunicação no ambiente corporativo?
Benefícios x Comunicação?
De acordo com uma pesquisa realizada pela 15Five, 81% dos colaboradores preferem trabalhar em uma empresa que possui uma comunicação aberta com seus funcionários ao invés das empresas que apenas oferecem bons pacotes de benefícios.
Se considerarmos apenas a resposta dos Millennials nesta pesquisa, esta porcentagem sobe para 84%. Isto nos faz concluir que esta preferência é uma tendência que irá crescer cada vez mais.
Isto não quer dizer que o pacote de benefícios não importa para os colaboradores, mas será que as prioridades dos investimentos das empresas estão corretos quando o objetivo é atrair e reter talentos?
Os Problemas de Comunicação no Ambiente Corporativo
Apesar disso, esta pesquisa também mostra que apenas 15% dos participantes estão muito satisfeitos com a qualidade da comunicação dentro da companhia.
Quando perguntados sobre quais são as principais barreiras da comunicação com a liderança, 31% dos colaboradores citam a falta de transparência, 24% dizem que os gerentes estão muito ocupados para ouví-los e 23% reclamam da falta de habilidade de comunicação dos líderes.
Outro problema é a frequência dos feedbacks que os colaboradores dão para melhorar seus trabalhos. Segundo a pesquisa, 40% dos funcionários compartilham suas ideias poucas vezes ao ano.
Confira a pesquisa no infográfico abaixo:
A Solução para os Problemas
Os benefícios e jogos para momentos de lazer podem ser os diferenciais escolhidos no momento em que o profissional está procurando por um novo emprego e é claro que também são importantes.
Contudo, quando o colaborador já estiver trabalhando e perceber que a comunicação não acontece da forma que deveria, que o feedback não existe e que a conversa com o líder não acontece de forma natural, os benefícios e jogos não terão tanta importância e o funcionário poderá escolher trocar de empresa.
Portanto, está se tornando cada vez mais necessário avaliar onde os investimentos serão feitos, se em mais opções de jogos e benefícios, ou em melhorar a comunicação e consequentemente aumentar a retenção de talentos e otimizar diversos processos.
Entender a importância da comunicação para as organizações é o primeiro passo para começar a mudança. Os benefícios ao investir no setor são diversos, além do feedback, promove o engajamento, aumenta a produtividade, fortalece a cultura e gera resultados financeiros.
Agora que você já sabe que um dos principais diferenciais para reter talentos é uma comunicação interna eficaz, você já pode partir para a ação. Baixe nosso e-Book com 22 boas práticas para melhorar a Comunicação Interna: