Por Higor Lima
Imagine a seguinte situação:
Você trabalha em um lugar com um ótimo clima organizacional, onde todos se respeitam e se dão bem, independente do departamento que fazem parte. Os colaboradores conhecem os objetivos estratégicos da empresa e conseguem associá-los com suas tarefas diárias. Elas não só exercem suas funções com maestria como também colaboram para o crescimento da empresa como um todo, trazendo ideias e inovando nos processos, otimizando entregas e potencializando resultados.
Que sonho, hein? Pode até não existir uma fórmula mágica para tornar sua empresa assim, mas existe um ingrediente estratégico que ajuda a trilhar esse caminho de sucesso: a Comunicação Interna.
A Comunicação Interna (CI), ou comunicação com os colaboradores, pode ser resumida como o somatório dos fluxos informacionais dentro da organização. São métodos e técnicas que constroem o relacionamento da empresa com o colaborador e influenciam no modo como as pessoas agem no trabalho.
Nesse post vamos discutir porque a Comunicação Interna é estratégica para os negócios da empresa, mostrar suas principais funções e o impacto que ela causa na organização. No final do post tem o link para fazer o download do nosso KIT da Comunicação Interna Estratégica.
Boa leitura!
Por que a Comunicação Interna é Estratégica?
A comunicação é uma parte fundamental da experiência humana. Podemos afirmar tranquilamente que comunicar-se é uma das condições essenciais para o desenvolvimento, seja pessoal ou empresarial.
A Comunicação Interna surge como uma ferramenta estratégica de relacionamento com os colaboradores, aumentando o comprometimento e, consequentemente, os resultados do negócio.
A CI possui grande valor estratégico para compreensão e assimilação dos objetivos da organização. Isto desenvolve nos colaboradores uma visão ampla do negócio, tornando-os co-participantes nas tomadas de decisões para o alcance desses objetivos.
Para se sentirem envolvidos, os colaboradores precisam receber informações que os permitam conhecer seus papéis na organização. Ter colaboradores informados aumenta a motivação, fazendo-os se sentirem responsáveis pelos objetivos e conquistas da empresa.
Uma boa Comunicação Interna possibilita não só transmitir dados, como também contribui para uma correta divulgação dos valores, condutas, hábitos e sentimentos que a empresa deseja passar.
Essa prática potencializa o sentimento de comunidade, identificação e pertencimento dos funcionários à companhia, além de melhorar qualitativamente os processos (vendas, atendimento, administrativo, etc.), através do fluxo contínuo de informações que se estabelece dentro da organização.
Hoje a Comunicação Interna é muito mais do que meramente informação. Ela está mais para formação.
A CI serve para formar o funcionário, fazê-lo entender a estratégia de mercado, engajá-lo nas prioridades, deixá-lo ciente de que ele é a razão da existência da empresa e, principalmente, que ele é o grande agente de resultados dentro da organização.
Além disso, ela proporciona benefícios ao clima organizacional, tornando o ambiente corporativo mais harmonioso, com colaboradores mais integrados. É através dessa prática que são formados os comportamentos que ajudam enfrentar e gerir as crises e as mudanças organizacionais.
As 7 Funções Estratégicas da Comunicação Interna
Abaixo, listamos as 7 principais funções da Comunicação Interna que ilustram o motivo desta área ser tão estratégica para as empresas. Confira:
Conclusão
A Comunicação Interna tornou-se um elemento fundamental e estratégico na gestão organizacional. Promove o diálogo entre os diversos departamentos, alinha os colaboradores aos objetivos da empresa e garante que todos tenham condições de contribuir no atingimento desses objetivos.
A boa comunicação e o bom desempenho caminham juntos. Assim, abrir e manter canais em que empresa e funcionários tenham a capacidade de ouvir um ao outro e ao mesmo tempo a oportunidade de se expressar é o segredo para o sucesso.
Durante muito tempo a comunicação era orientada para o mercado, sendo uma estratégia puramente comercial, com o objetivo principal de estimular as vendas. Atualmente, o papel da Comunicação Interna é muito mais amplo e tem influência direta em diversos aspectos da empresa e da vida dos colaboradores.
Certamente, uma empresa que não se preocupa em construir uma Comunicação Interna efetiva perde competitividade e prejudica o desempenho do negócio como um todo.