Comunicação Interna Conteúdos TV Corporativa/Mural Digital

Comunicação Digital com os Colaboradores – por Renato AvanziTempo de Leitura: 3 minutos

endomarketing-progic-o-que-e-mural-digital-712x350
Escrito por Autor Convidado

A comunicação com os funcionários deve acontecer por uma razão muito simples: para que a empresa exista.

Uma pessoa jurídica é formada por um conjunto de pessoas físicas que se relacionam por meio da comunicação.

Como o perfil do público interno é bastante variado em qualquer tipo de empresa, é necessário utilizar o maior número possível de meios de comunicação para atingir a todos da melhor forma possível.

Os meios digitais, mesmo em uma indústria, são indispensáveis porque também podem chegar aos operários quando estão fora do ambiente de produção.

No refeitório, no vestiário ou na área de descanso, uma TV corporativa gera forte atratividade para prender a atenção dos funcionários, especialmente para os conhecimentos que precisam ser incorporados e praticados.

Fora da empresa, no ônibus fretado, no transporte público ou em casa, o whatsapp corporativo no celular pode ser uma alternativa para as comunicações estratégicas e inadiáveis.

Já as mídias sociais fechadas no ambiente corporativo representam uma forma de chegar ao público inclusive em seus momentos de lazer, porque podem ser acessadas de qualquer equipamento e lugar, gerando interação entre os colaboradores sobre temas de relevância para a comunidade da empresa.

Como Obter Melhores Resultados

A grande questão não é a quantidade de veículos de comunicação, nem a diversidade de meios (impressos, eletrônicos, digitais), mas os conteúdos produzidos para cada um.

A atratividade das mensagens é o mais fundamental, para garantir que haja audiência e engajamento no conteúdo.

De acordo com um estudo do Youtube, os brasileiros passam mais de 15 horas por semana diante de alguma telinha assistindo vídeos. E este número tem crescido, em média, 30% ao ano.

Portanto, nada melhor do que produzir pequenos vídeos para se comunicar com os colaboradores, com a preocupação de utilizar uma linguagem próxima dos vídeos campeões de audiência no Youtube, por exemplo.

Outro fator que pode ajudar muito é valorizar o aspecto emocional de cada notícia, criando analogias com fatos da vida cotidiana, especialmente em família.

Por exemplo: para falar sobre segurança no trabalho, o ideal é mostrar a importância da segurança dentro de casa, com os filhos, para evitar acidentes domésticos. Isto impacta mais os funcionários do que apenas dizer que os Equipamentos de Proteção Individual – EPIs estão disponíveis.

Por fim, uma recomendação também muito importante: pense na comunicação da empresa como um pernil de Natal, que é preparado para a ceia do dia 24 e depois vai se transformando nos dias seguintes em recheio de sanduíche, complemento da farofa, upgrade da maionese…

Ou seja: o mesmo assunto deve ser utilizado em todos os meios de comunicação digitais, mas adaptando o conteúdo às características de cada veículo. Divulgue o mesmo tema em todos os locais possíveis para alcançar a maioria dos funcionários, sem provocar ressaca por uma overdose de informações.


renato-avanzi

Renato Avanzi

Renato Avanzi é jornalista, escritor, consultor de empresas e professor da pós-graduação e do MBA da ESPM e proprietário da Widoox – Desenvolvimento de Pessoas e Negócios. É professor do curso de especialização da ESPM: “Comunicação Digital com Colaboradores

LinkedIn: Renato Avanzi

Sobre o autor

Autor Convidado

Deixe um comentário

avatar