Conteúdos TV Corporativa/Mural Digital

TV Corporativa para Indústrias – Conheça as VantagensTempo de Leitura: 8 minutos

endomarketing-progic-tv-corporativa-para-industria
Escrito por Higor Lima

O mercado está cada vez mais inovador e as indústrias são um dos principais segmentos que investem em tecnologia para melhorar a performance e aumentar a produtividade com cada vez menos recursos.

Segundo artigo publicado pelo Estadão, “várias indústrias nacionais dos setores automotivo, aeroespacial, de alimentos e bebidas que atuam no mercado mundial mantém sua competitividade investindo em tecnologia”.

Essa inclusão da tecnologia no ambiente de trabalho vem para acompanhar uma demanda dos colaboradores, afinal de contas, o perfil e o comportamento das pessoas já não são os mesmos de anos atrás.

E para acompanhar essa transformação é preciso pensar além da entrega ao cliente final, mas também (e principalmente) em quem faz a empresa acontecer: os colaboradores.

Seu bem-estar e engajamento é desafio diário para os profissionais de comunicação e RH das empresas e, por isso, contar com ferramentas que auxiliem nesse trabalho é um passo importante quando se fala de Comunicação Interna.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre a transformação digital que os canais de comunicação das indústrias vem passando e como a TV Corporativa pode ser uma boa opção quando falamos de comunicação com colaboradores neste segmento.

Boa leitura!

Transformação dos Canais de Comunicação

Desenvolver novas formas de comunicação no ambiente corporativo vem sendo uma pauta levantada por gestores que veem seus colaboradores cada vez mais antenados com as novidades tecnológicas.

E o impacto disso tudo reflete nos resultados que a empresa apresenta, afinal de contas, que empresa sobrevive com métodos arcaicos de comunicação ao mesmo tempo que contrata colaboradores totalmente conectados?!

Para que a participação do colaborador seja efetiva e constante é preciso que os canais de comunicação acompanhem a instantaneidade da informação que as redes proporcionam. O que aconteceu hoje de manhã na empresa, por exemplo, já é notícia antiga no dia seguinte para os colaboradores.

Não estamos desmerecendo os métodos clássicos de comunicação, como mural impresso, jornal e revista, mas precisamos entender que atualmente todos nós somos geradores de conteúdo, diferente de antigamente que o colaborador era apenas passivo das informações da empresa.

Segundo a consultora de TV Corporativa, Cleide Cavalcante, “o colaborador também quer ser um desenvolvedor de conteúdo e é aí que entram os meios digitais porque é uma via de mão dupla. Hoje o colaborador não só recebe como pode gerar uma notícia da sua área/ trabalho”.

Saiba mais sobre a migração das práticas antigas de comunicação para uma transformação digital ouvindo nosso podcast com a consultora de TV Corporativa Cleide Cavalcante. Clique aqui para ouvir.

Vantagens da TV Corporativa para Indústrias

Transmitir uma informação para diferentes pessoas com variados tipos de conhecimento e em horários diferentes parece ser quase uma missão impossível, mas é possível através da TV Corporativa.

A TV surge nas indústrias como uma ferramenta estratégica de relacionamento com os colaboradores, justamente por ser um canal de comunicação atrativo e dinâmico.

Com esse canal, é possível desenvolver nos colaboradores uma visão ampla do negócio, tornando-os co-participantes nas tomadas de decisões para o alcance dos objetivos.

Para se sentirem envolvidos, os colaboradores precisam receber informações que os permitam conhecer seus papéis na organização. Ter colaboradores informados aumenta a motivação, fazendo-os se sentirem responsáveis pelos objetivos e conquistas da empresa.

É sempre válido lembrar: uma boa Comunicação Interna possibilita não só transmitir dados, como também contribui para uma correta divulgação dos valores, condutas, hábitos e sentimentos que a empresa deseja passar.

Mas quais são os diferenciais que tornam a TV Corporativa tão estratégica para o ambiente industrial? Abaixo selecionamos algumas vantagens para você investir nesse canal de comunicação neste setor. Confira:

Escalabilidade

A TV Corporativa permite que a programação de cada tela seja atualizada remotamente de um mesmo lugar. Além disso, a mensagem pode ser adaptada ao escalabilidadediscurso ideal para cada tipo de público.

Independente da quantidade de pessoas ou filiais a serem alcançadas, é possível informar a todos de forma rápida, direta e atrativa, mantendo a comunicação alinhada.

Atratividade

Com a correria do dia a dia, parar para abrir um email ou então folhear um jornal/revista fica em segundo plano, concorda? Mas e se passando pelo corredor um movimento diferente te chama a atenção? Rapidamente você olha para ver do que se trata, não é mesmo? Assim funciona com a TV Corporativa!

Com imagens, vídeos e animações, a TV Corporativa consegue atrair a atenção de quem passa perto dela. Com a atualização constante de conteúdos e formatos temos a garantia de que o olhar dos colaboradores será captado.

Diretividade

diretividadeA informação que a diretoria quer transmitir muitas vezes passa por vários intermediários e acaba chegando distorcida na equipe operacional, por exemplo. Além de diversas barreiras, é comum que tenha ruídos no processo de comunicação corporativa.

Para grandes indústrias, que possuem diversos níveis de gestão, esse é um grande problema que pode gerar muita dor de cabeça.

Com a TV Corporativa temos a garantia de que, a informação que vai chegar ao remetente é a mesma que saiu da fonte, ou seja, ela não será distorcida no meio do caminho.

Segmentação

Outro fator que contribui para a melhoria da qualidade da comunicação interna, por meio da TV Corporativa, é a possibilidade de segmentar a mensagem para públicos específicos.

Um trabalhador de chão de fábrica e um diretor executivo vivem realidades diferentes e demandam de uma comunicação própria e distinta, desde a escolha da informação até o formato utilizado.

Com a TV Corporativa é possível fazer essa segmentação de forma fácil, munindo todos os setores da empresa com informações relevantes para cada colaborador.

Endomarketing

Além de informes e outros comunicados importantes para os colaboradores, os gestores podem usar a TV corporativa como uma ferramenta de endomarketing. atratividade

Fortalecer a marca da empresa entre os colaboradores, ressaltando sua visão e missão, além de apresentar a história e curiosidades sobre a empresa, é uma excelente forma de manter a equipe alinhada e sempre engajada nos objetivos.

E o retorno disso é que equipes alinhadas com os propósitos da empresa engajam clientes, que passam a gastar o dobro (47%) do que clientes fora de sintonia (23%) gastariam. Equipes motivadas também produzem mais, dando retorno ao investimento feito em estratégias de endomarketing e comunicação interna.

Sustentabilidade

Usar TV corporativa no lugar dos tradicionais jornais murais, informativos e jornais impressos é uma forma de contribuir para a sustentabilidade da empresa e do planeta.

Ao utilizar uma plataforma digital para transmitir as informações que, anos atrás, precisariam de milhares de folhas de papel para serem comunicadas, pode representar também uma economia a longo prazo com gastos de confecção e impressão de material gráfico.

Dicas de Como Utilizar a TV Corporativa para Indústrias

Com o auxílio da TV Corporativa, os gestores e profissionais de comunicação empresarial podem reforçar a cultura da organização em indústrias de médio e grande porte. Mas vale ressaltar que esta tecnologia também pode ser usada em empresas pequenas, auxiliando-as a aprimorar ou a criar esta cultura.

Uma programação atraente envolve divulgação de informações estratégicas, conteúdo de engajamento, participação dos colaboradores e entretenimento. Por isso, pensar em TV Corporativa é pensar em conteúdos relacionados à:

Gestão à Vista

Todo colaborador deve estar por dentro da saúde da empresa. Usar a TV Corporativa para exibir indicadores de produtividade de cada área, acompanhamento de metas por período, volume de vendas do mês, status de determinado projeto são só alguns exemplos de gestão à vista.

Essa prática é uma ótima maneira de melhorar a comunicação interna e uma excelente oportunidade para aumentar o sentimento de pertencimento do colaborador com o local que trabalha.

Reconhecimento e Engajamento

Segundo estudos, o reconhecimento é uma necessidade psicológica do ser humano. Usar a TV Corporativa para divulgar os destaques do mês, parabenizar os times ou desejar votos de felicidade à aniversariantes, são comportamentos que estimulam o engajamento e o bem-estar do colaborador com o local que trabalha.

progic-endomarketing-tv-corporativa-para-industria-gestao-a-vista

Entretenimento

Pensar em assuntos que sejam de interesse do público-alvo é uma forma de estimular e criar o hábito dos colaboradores a buscarem informações na TV Corporativa.

Mas engana-se quem acha que essas informações precisam ser só em relação à empresa. Divulgar conteúdos sobre esporte, cinema, turismo, economia, tecnologia ou previsão do tempo são alguns exemplos aplicáveis na programação.  

progic-endomarketing-tv-corporativa-para-industria

Treinamentos

Outra forma de usar TV corporativa é para treinamentos. Além da programação comum, contendo o material de comunicação interna da empresa, é possível carregar vídeo aulas, alertas sobre segurança, manutenção, boas práticas dos processos e demais procedimentos para padronizar o trabalho feito pelos colaboradores.

Case de TV Corporativa para Indústrias

Quer conhecer como funciona uma TV Corporativa na prática? Assista o case de TV Corporativa da TMD Friction abaixo:

Quer saber mais sobre TV Corporativa? Visite o site da Progic e conheça mais sobre TV Corporativa!

progic-endomarketing-botao-tv-corporativa

Sobre o autor

Higor Lima

Misture o interesse por histórias com a vontade de conhecer culturas diferentes. Acrescente uma boa dose de aventura e uma pitada de emoção. Leve ao forno até se formar em Jornalismo e terminar a pós graduação em MBA Marketing. Sirva com alegria, disposição e um axé ao fundo.