Comunicação Interna Conteúdos

6 Maneiras de Aprender Comunicação Interna e Se Manter AtualizadoTempo de Leitura: 6 minutos

endomarketing-progic-6-formas-de-aprender-sobre-comunicacao-interna
Escrito por Higor Lima

A Comunicação Interna é uma ferramenta estratégica de relacionamento com os colaboradores e possui grande valor estratégico para compreensão e assimilação dos objetivos da organização.

Hoje, ela é muito mais que meramente informação, mas também se tornou formação, ou seja, serve para formar o funcionário, fazê-lo entender a estratégia de mercado, engajá-lo com as prioridades, deixá-lo ciente de que ele é o agente de resultados dentro da organização.

Por isso, os profissionais responsáveis por realizar a C.I. precisam estar sempre antenados nas melhores práticas do mercado e garantir que o trabalho que está sendo realizado, alcance e engaje os colaboradores na sua totalidade.

Pensando em compartilhar as melhores práticas para profissionais de comunicação, abaixo selecionamos 6 formas de aprender comunicação interna.

Confira e boa leitura!

1. Aprenda Constantemente

Ninguém nunca vai saber tudo. Portanto, mantenha a mente ativa e amplie seu leque de conhecimento.

Quando estamos abertos a aprender, não só descobrimos coisas novas como também mudamos nossas perspectivas diante de várias situações do cotidiano.

Os cursos são umas das opções mais tradicionais para aprender qualquer assunto e contribuem para seu currículo profissional.

Indicações de cursos para aprender mais:

Comunicação com Empregados – Cásper Líbero

Ministrado pelos profissionais Bruno Carramenha, Thatiana Cappellano e Viviane Mansi, autores da coletânea “Comunicação Com Empregados”, o curso de férias da Cásper Líbero tem duração de 10 dias e perpassa pela visão geral sobre os principais elementos da comunicação com empregados e se aprofunda em como desenvolver uma cultura organizacional, além de debater sobre os canais de comunicação e as novas mídias que estão surgindo no mercado.

Participei da turma 2018/1 e relatei os principais aprendizados no artigo: Comunicação com Empregados – Qual o Papel do Comunicador nas Empresas?

Cursos Livres da ABERJE

Quando falamos em Comunicação Interna, não podemos deixar de falar da ABERJE, a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, a qual, inclusive, somos associados.

Além de acompanhar a página da ABERJE, que está sempre repleta de conteúdos relevantes da área, para aprender Comunicação Interna você também pode ficar atento aos cursos livres oferecidos pela Associação. São diversos cursos que acontecem frequentemente e sobre os mais variados temas que englobam a Comunicação Empresarial.

Um exemplo é o Programa avançado em Comunicação Interna, destinado aos profissionais que lidam com a gestão da comunicação interna ou que almejam cargos de gestão nessa área. O curso completo tem 104 horas, divididas em 3 módulos. A melhor parte é que você ainda pode escolher entre fazer o programa completo ou optar pelos módulos e/ou aulas individuais, personalizando o conteúdo aos seus interesses e disponibilidade.

Comunicação Integrada – Isabela Pimentel

Esse é um ótimo curso para planejar a comunicação em tempos de redes sociais e fragmentações. Isabela Pimentel auxilia a gerenciar a imagem e reputação da sua empresa em um momento de multiplicidade de canais de relacionamento, produzindo mensagens coerentes, que respeitem as características de cada público e meio de comunicação.

2. Fique Antenado nas Tendências

Não limite-se em saber ou acreditar apenas na primeira versão de um conceito. Para realmente dominar um assunto é preciso acompanhar o que estão falando sobre ele e quais são os estudos e tendências relacionadas.

Por isso que os profissionais da área estão sempre atualizando seus livros e materiais de acordo com as mudanças do mercado.

Indicação de livros e revistas para acompanhar as tendências do setor de CI:

Endomarketing Inteligente – Daniel Costa

Um livro que defende a ideia de que, para gerar e consolidar a posição da empresa de maneira rentável e duradoura, o primeiro passo é começar encantando, surpreendendo e fidelizando os próprios colaboradores.

Endomarketing Estratégico  – Analisa de Medeiros Brum

Referência na área, Analisa de Medeiros Brum aborda em seu mais recente trabalho a discussão sobre como conhecer o novo público interno, a importância e abrangência de um posicionamento interno, além de como fazer um endomarketing estratégico.

Revista Comunicação Empresarial – Aberje

Sempre trazendo consigo dicas de leituras e discussões sobre o mercado, a revista Comunicação Empresarial é feita e distribuída pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

3. Participe de Debates sobre o Assunto

Conversar com pessoas que têm interesse, conhecimento e dúvidas sobre os mesmos assuntos que você é umas das melhores maneiras de aprender e compartilhar experiências.

Aproveite as redes sociais para se aproximar de pessoas com o perfil profissional semelhante ao seu para trocar experiências e opiniões.

Indicações de grupos no LinkedIn e Facebook sobre CI:

Comunicação Interna Brasil (LindedIn)

Comunicação Interna e Endomarketing (LinkedIn)

Endomarketing e Comunicação Interna (Facebook)

4. Troque Experiências

Outra forma que existe para trocar experiências é participar de eventos e congressos relacionados à Comunicação Interna. Nele, você não só vai ter a chance de conhecer pessoas que trabalham nas mesmas coisas que você, como também tem a oportunidade de ver e ouvir relatos de profissionais que são referências na área.

Indicação de eventos:

Internal Communications Summit – Saiba como foi a edição de 2018 clicando aqui.

Mega Brasil de Comunicação Interna

5. Siga Profissionais Referências na Área

Use as mídias sociais e mantenha-se informado sobre as mais diversas pautas de Comunicação Interna. Seguir pessoas e empresas é como montar seu próprio feed de notícias.

Indicação de profissionais influencers em Comunicação Interna:

Marlene Marchiori

Apaixonada por comunicação. Atualmente, palestrante em temas ligados à comunicação, cultura, liderança e estratégia. É também escritora e organizadora de livros no campo da comunicação, cultura e estratégia nas organizações, os quais somam mais de 12 obras.

Mauro Segura

Diretor de Marketing na IBM Brasil, Mauro tem experiência de mais de 30 anos no mercado de trabalho e possui uma visão ampla de todos os processos de comunicação de uma empresa.

Marcelo Nobrega

Com 20 anos de experiência como executivo de Recursos Humanos, Marcelo atualmente trabalha com projetos de transformação de estratégia, liderança e cultura para grandes corporações multinacionais no Brasil e nos EUA. Ele também é autor do livro “Você está contratado!”

Gustavo Maçanares

Referência em comunicação e liderança, Gustavo tem 17 anos de experiência voltados a projetos e programas envolvendo: planejamento estratégico e de melhores práticas em  RH, educação corporativa, desenvolvimento de liderança e outros, além de ter dois prêmios na área: Prêmio Top Of Mind RH 2017 e RH Mais Admirados do Brasil 2017.

6. Acompanhe o Endomarketing.TV

Se você chegou até este artigo, é sinal que está no caminho certo! Aproveite que está no nosso blog e confira nossos outros artigos sobre Comunicação Interna.

Também disponibilizamos outros formatos de conteúdos através dos nossos projetos:

Progicast – podcast com convidados referência no mercado falando sobre Endomarketing e CI.

ProgicTV – canal no Youtube com entrevistas, dicas rápidas e templates para TV Corporativa.

E-Books e Whitepapers – materiais ricos mais aprofundados sobre os temas abordados no nosso blog.

Tem outra sugestão de como imergir no mundo da Comunicação Interna? Compartilha com a gente nos comentários abaixo.

Até a próxima!

Sobre o autor

Higor Lima

Misture o interesse por histórias com a vontade de conhecer culturas diferentes. Acrescente uma boa dose de aventura e uma pitada de emoção. Leve ao forno até se formar em Jornalismo e terminar a pós graduação em MBA Marketing. Sirva com alegria, disposição e um axé ao fundo.