Comunicação Interna Conteúdos Endomarketing

Resumo do Livro – “Endomarketing Inteligente – A Empresa Pensada de Dentro para Fora”, de Daniel CostaTempo de Leitura: 7 minutos

resumo do livro - endomarketing inteligente de Daniel Costa
Escrito por Higor Lima

Está sem tempo ou prefere ouvir o artigo? Experimente o player abaixo!


É o desejo de toda empresa crescer exponencialmente, destacando sua marca entre a concorrência e cultivando clientes fiéis. Mas o que nem todas as empresas sabem é que para esses fatores acontecerem, é preciso desenvolver estratégias de posicionamento no mercado, cujo objetivo é determinar a forma com que a corporação vai ser vista perante seus clientes, fornecedores e parceiros.

No livro “Endomarketing Inteligente – a empresa pensada de dentro para fora”, o autor Daniel Costa defende a ideia de que, para gerar e consolidar a posição da empresa de maneira rentável e duradoura, o primeiro passo é começar encantando, surpreendendo e fidelizando os próprios colaboradores. Afinal, eles são a extensão da sua empresa na comunidade.

Neste post vamos apresentar um resumo do livro de Daniel Costa e debater justamente sobre a importância de desenvolver o endomarketing na cultura da empresa e saber da sua influência na comunicação organizacional.

Através do nosso ponto de vista, vamos apresentar os principais tópicos abordados no livro e instigar a pergunta que norteia a obra: o que é endomarketing inteligente?

Boa leitura!

O Processo Evolutivo de Ouvir os Funcionários

Por um longo período os funcionários eram vistos apenas como peças de produção na empresa, desconsiderando todos os fatores de bem-estar pessoal e condições mínimas de trabalho.

Com a chegada da Revolução Industrial esse panorama foi mudando de comportamento e uma relação entre empresa-funcionário foi ganhando hábitos mais saudáveis.

Na sua obra, Daniel conta que as primeiras evidências de endomarketing surgiram quando a administração ganhou uma nova perspectiva dentro da empresa. Observou-se que à medida que as pessoas estabeleciam relações mais afetivas entre si, a produtividade e noção de equipe melhoravam.

Com isso, estudos foram desenvolvidos para explorar as necessidades e desejos humanos. Cada vez mais foi compreendido que quando o indivíduo está em um ambiente de motivação seu engajamento e compromisso com o trabalho aumentam.

O principal fato que marca a implantação de ações de endomarketing nas empresas foi a introdução de programas de qualidade nas indústrias. Desenvolvidas no Japão pós guerra, esses programas visavam reduzir desperdícios, otimizar recursos materiais e humanos, consolidar maior racionalidade gerencial, ganhar agilidade e reduzir custos.

Percorrendo por todo o processo evolutivo de conceitos sobre endomarketing durante a leitura, é possível chegar à conclusão de que a prática está diretamente ligada com o engajamento.

Afinal, estar engajado significa que o colaborador se sente parte da equipe, promove a satisfação e o apreço pela organização, contagia a todos com sua positividade e tem paixão pelo que faz.

A Arte de Fazer Endomarketing

O entendimento sobre o que é Endomarketing passa muito pela concepção geral de ser apenas a forma com que você se comunica com os colaboradores e fornecedores. Mas vai muito além disso…

Transformar a abordagem conceitual em prática e resultados concretos é um desafio debatido durante todo o livro.

Apesar de ser uma prática cuja finalidade é promover a motivação das pessoas, melhorar o clima organizacional e o desempenho dos colaboradores, o conceito do termo ainda está em construção há mais de três décadas.

Por que ainda não se tem um conceito definido sobre endomarketing? Em que aspectos a prática é construída? Quais processos são impactados por fazer endomarketing?

Esses questionamentos abordados por Daniel nos levam a refletir que a arte de fazer endomarketing ainda é uma premissa dentro das empresas. Segundo o autor, considerando o histórico do termo, podemos encontrar 10 conceitos baseados nas fases de estudo sobre endomarketing.

Em resumo, segundo Daniel Costa:

“Endomarketing é um processo gerencial, cíclico e contínuo, direcionado ao propósito da organização, que é integrado aos seus demais processos de gestão e utiliza eticamente ferramentas multidisciplinares de incentivo, com o objetivo de promover a motivação das pessoas com seu trabalho e garantir seu compromisso com os objetivos estratégicos, contribuindo para a obtenção de melhores resultados, econômicos e humanos, a partir de desempenhos superiores”.

Influência na Comunicação Organizacional

Você sabia que a informação é o que determina as relações interpessoais e profissionais entre empresa, seus clientes, colaboradores, parceiros e sociedade?

Veja a empresa como um sistema vivo, gerenciado e executado por um grupo de pessoas responsáveis por processos, tarefas e funções. Tudo isso só funciona porque temos a comunicação como meio de integração.

Daniel Costa defende que esse processo interativo de troca de informações, opiniões e percepções promove a identificação e cooperação entre os membros de uma equipe, aumentando a sensação de grupo na empresa.

Relacionar endomarketing com comunicação organizacional é estabelecer uma relação  entre equipes e processos, onde é trabalhado as percepções dos colaboradores para compreender a importância do seu papel no âmbito da empresa.

Através da interação e do diálogo é possível promover a motivação das pessoas com o seu trabalho e garantir seu compromisso com os objetivos estratégicos da organização.

Lições que Aprendi com o Livro

A leitura de “Endomarketing Inteligente – a empresa pensada de dentro para fora” é de fácil entendimento. O conteúdo abordado traz consigo uma ordem cronológica de estudos e coloca em comparação a evolução do processo de fazer e aplicar endomarketing.

É muito bacana ver como Daniel constrói a obra levando em consideração a importância que o endomarketing tem na proposta de engajar e motivar o funcionário ao ponto dessa satisfação profissional influenciar nos resultados da empresa como um todo.

E apesar das várias aberturas de interpretações que o conceito “Endomarketing Inteligente” tem, o livro contribui para questionar os paradigmas criados ao longo dos anos e levantar um debate sobre as reais funções e potencialidade de aplicar endomarketing nas organizações. 

Abaixo, preparei uma lista com 7 lições que aprendi lendo o livro:

1) Diferente de outras aplicações do meio corporativo, o termo endomarketing ainda está em estudo e não possui um conceito totalmente definido. Mas o livro aborda as perspectivas da prática e apresenta 10 fases bem interessantes sobre como a atividade foi evoluindo ao longo dos anos;

2) Apesar de funções e definições diferentes, endomarketing, comunicação interna e propaganda interna possuem um fio condutor que tem por finalidade estimular o colaborador a ter a sensação e a atitude de coproprietário da empresa, motivado pelo amor à profissão;

3) A motivação é propriedade exclusiva e intransferível do indivíduo, tornando-se apenas um meio (e não finalidade) para o endomarketing;

4) Engajamento é a engrenagem para o sucesso da empresa. Quanto menos a empresa oferece em troca do trabalho, maior será a diferença entre o desempenho que ela espera e o desempenho que efetivamente recebe do indivíduo.

5) Se no marketing temos os 4 Ps (produto, preço, praça e promoção), no endomarketing podemos criar conceitos paralelos à essa estratégia. Onde o produto é a ideia, o preço é a elasticidade, a praça é o indutor e a promoção é a mobilização;

6) Comunicação interna só é eficiente quando: São escolhidos os melhores meios, formas e discursos de comunicação baseado em estudos das particularidades de cada grupo; o conteúdo da mensagem é verdadeiro; e o emissor possui credibilidade e autoridade nos argumentos utilizados;

7) As ações de endomarketing envolvem não só o público interno, como também deve pensar nos colaboradores terceirizados, nos investidores e sócios, nos fornecedores e parceiros, familiares dos colaboradores e no meio ambiente.

Informações Gerais

Título: Endomarketing Inteligente – a empresa pensada de dentro para fora

Autor: Daniel Costa

Páginas: 142

Onde comprar: Amazon, Saraiva, Dublinense, Livraria Cultura

Site oficial: http://www.endomarketinginteligente.com.br/

capa do livro Endomarketing Inteligente - a empresa pensada de dentro para fora, de Daniel Costa.


Conhece o livro? Já o leu? Compartilha com a gente o que achou!

 

Sobre o autor

Higor Lima

Misture o interesse por histórias com a vontade de conhecer culturas diferentes. Acrescente uma boa dose de aventura e uma pitada de emoção. Leve ao forno até se formar em Jornalismo e terminar a pós graduação em MBA Marketing. Sirva com alegria, disposição e um axé ao fundo.