Por Danieli Closs

A campanha Setembro Amarelo, criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), tem o objetivo de promover a prevenção do suicídio através da conscientização e discussão do tema, com o slogan “falar é a melhor solução”.

O 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio e o mês foi escolhido para representar a causa, incentivando a discussão e a divulgação dos sintomas e medidas preventivas. Da mesma forma, a cor amarela foi escolhida por representar o sentido de atenção perante a causa. 

A campanha Setembro Amarelo existe pois muitos tabus envolvidos em relação ao suicídio, justamente por ser um assunto pouco discutido na sociedade, o que cria margem para invenções e interpretações erradas das causas e sintomas.  

Não há como alguém buscar ou disponibilizar ajuda, se não se sabe o que determinada pessoa passa em um momento de predisposição ao suicídio. Por isso, a campanha vem para ajudar a identificar os sinais, conhecer a melhor abordagem e conscientizar a todos que muitas pessoas podem estar passando pela mesma coisa e podem precisar de ajuda.  

Com o objetivo de apoiar a causa Setembro Amarelo, separei algumas sugestões de ações de conscientização para trabalhar com os colaboradores da sua empresa. Além disso, preparamos um Kit com diversos materiais gratuitos para apoiar a sua ação de endomarketing sobre o tema. 

Confira:

Setembro Amarelo nas empresas - Ideias e kit de materiais

Setembro Amarelo 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos e essa é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. 

As principais causas estão relacionadas a distúrbios mentais, alimentares, depressão ou momentos de crise e estresse. Fatores como abuso, violência e perdas, também estão relacionadas, além disso, as taxas também são altas em grupos que sofrem preconceito como refugiados, migrantes ou LGBT+. 

Apesar de ser um assunto sensível,  a discussão sobre o tema é essencial para a prevenção. Contudo, é necessário cautela e bom senso na divulgação dessas informações.  

Os suicídios são evitáveis, portanto, é fundamental falar sobre, derrubar tabus e mitos, divulgar quais são os sintomas que antecedem, os tratamentos que existem e quais treinamentos nós podemos oferecer para melhor agir nessas situações.  

A campanha Setembro Amarelo foi criada pelo CVV, Centro de Valorização da Vida, que foi fundado em 1962. O CVV é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica e presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio. 

Através de chat, telefone (188), e-mail ou postos de atendimento, existem voluntários treinadas para atender, sob sigilo e anonimato, qualquer pessoa que precise de ajuda, ou apenas queira conversar e desabafar. 

Durante a Pandemia da COVID-19

Já era esperado que os atendimentos por casos de tentativa de suicídio aumentassem durante a pandemia da COVID-19, já que passamos a vivenciar sentimentos como: incertezas e inseguranças geradas pelo momento, solidão devido ao isolamento social, estresse econômico e todos os outros aspectos negativos que estão influenciando em como as pessoas estão se sentindo nesse momento. 

A Associação Brasileira de Psiquiatria elaborou uma cartilha sobre “Saúde Mental e COVID-19” com o objetivo de orientar a população sobre os riscos que este período pode trazer à saúde mental das pessoas.

“Todos afetados pelo distanciamento ou isolamento social, independentemente de seu estado de saúde, estão susceptíveis a relatar estresse em virtude de medo e da percepção de riscos múltiplos. As falhas de comunicação e as fake news podem amplificar essa sensação. A separação dos entes queridos, a perda de liberdade para ir e vir, a incerteza sobre o status da doença e o tédio podem, ocasionalmente, criar efeitos psicológicos negativos que podem ser observados após meses ou até mesmo anos do término do período de quarentena.”

Por isso também, a importância de promover e realizar ações, iniciar hábitos que promovam bem-estar e consequências positivas para a saúde mental das pessoas. O Setembro Amarelo, apesar de ter seu foco na prevenção do suicídio, pode ser uma ótima oportunidade para trabalhar ações de bem-estar na sua empresa.


Confira o episódio do Progicast sobre o tema com as psicólogas Christiane Valle e Patrícia Lenine:

Setembro Amarelo nas Empresas – Ações de Endomarketing

É importante que instituições e organizações públicas e privadas apoiem a campanha realizando ações, até mesmo simbólicas, para propagar informações e acabar com tabus e auxiliar na prevenção do suicídio. 

No painel que aconteceu no CONARH 2019, sobre a saúde mental dos colaboradores, o médico psiquiatra, Diogo Lara, apresentou dados que comprovam que 81% do total da produtividade perdida ocorre durante o trabalho e a depressão é responsável por 48% dessa redução. Além disso, cerca de 30% dos colaboradores sofrem com problemas emocionais significativos.

Essas questões também causam problemas financeiros para a empresa, como faltas e afastamentos, custo alto de sinistralidade, custos com turnover e impacto negativo no clima da empresa. 

Confira agora algumas ideias de ações de endomarketing para apoiar o Setembro Amarelo na sua empresa. 

1) Decoração amarela

A cada ano, mais órgãos públicos e privados aderem a iluminação amarela durante o mês de setembro, como uma forma de apoiar a causa. Portanto, decorar a empresa pode ser uma boa opção para colocar o tema em discussão nas rodas de conversa. 

Se não for possível trocar a iluminação externa da empresa, você pode colocar balões amarelos nas salas e áreas em comum, decorar os quadros murais com a cor, colocar cartazes e faixas. 

Outra opção é distribuir laços amarelos aos colaboradores, para que usem junto do crachá ou na roupa durante o mês. 

No home office

Se sua empresa funciona no modelo home office, alguns materiais podem ser enviados para as casas dos colaboradores, como um Kit com balão, cartilha informativa, sementes de planta, marca-página e outros objetos. Confira nosso Kit de Materiais e utilize na sua campanha.

2) Bom Relacionamento

Promover o bom relacionamento entre os colaboradores é uma ação não diretamente ligada ao Setembro Amarelo, mas que pode contribuir se somada à outras ações. 

Existem muitos mitos envolvendo a depressão, por exemplo, e como não há muita informação pública sobre, muitas vezes não se sabe quando alguém está com a doença e as coisas que não devem ser ditas, ou a melhor forma de ajudar. 

O que qualquer pessoa pode fazer por alguém que está com predisposição ao suicídio é ouvir com empatia, e uma prática que nos ensina a ouvir dessa forma, é a Comunicação Não Violenta, desenvolvida pelo psicólogo Marshall Rosenberg. 

Já falamos sobre a CNV aqui no blog e disponibilizamos materiais para download. 

Você pode conferir os materiais aqui:

Comunicação Não Violenta nas Empresas

 

Podcast - Comunicação Não Violenta

 

3) Bem-estar, qualidade de vida e saúde mental

Faça campanhas ao longo do ano que promovam o bem-estar, a saúde mental e uma melhora na qualidade de vida dos colaboradores. Esses assuntos são relevantes para a saúde mental e podem contribuir para com a melhora do bem-estar.

Podem ser ações simples como mensagens deixadas nos postos de trabalho, até parcerias com empresas especializadas ou ações mais elaborada e de longo prazo. 

Sua equipe pode criar uma editorias específicas sobre temas relacionados para serem divulgadas constantemente nos canais de comunicação da empresa. Você pode divulgar dicas de bem-estar e saúde mental, dicas sobre hábitos saudáveis importantes para a saúde mental, curiosidades ou qualquer outra informação relevante sobre o assunto.

Outra sugestão é contratar serviços de autoconhecimento como o Cíngulo, por exemplo. É um aplicativo de terapia guiada que pretende ajudar em casos de ansiedade, estresse, baixa autoestima, insegurança, pouco ânimo e falta de foco. Com ele é possível medir as dificuldades emocionais e comportamentais dos colaboradores e oferecer a eles uma solução eficaz. 

Conteúdos sobre saúde mental

O momento que estamos vivendo pede por soluções que contribuam com o bem-estar das pessoas, por isso, já lançamos diversos conteúdos relacionados que podem te inspirar nas ações internas. Confira todos os conteúdos que já lançamos sobre o tema clicando aqui.

Conteúdos sobre Inteligência Emocional

A Inteligência Emocional é um conjunto de habilidades que envolve autoconsciência, regulação das emoções, competências sociais e empatia. É reconhecer as próprias emoções e as dos outros e saber se adaptar de acordo com as situações.

Essa habilidade pode ser muito importante no contexto corporativo e pode trazer muitos benefícios para a saúde mental de cada um, podendo se conectar com as próprias emoções e conseguir escutar uns aos outros com empatia. 

Pode ser um tema legal a ser trabalhado nas empresas tanto durante as campanhas de Setembro Amarelo quanto ao longo do ano, haja vista que é considerada uma soft skill importante. Temos material sobre aqui no blog, não deixe de conferir.Inteligência Emocional

4) Promover oficinas ou eventos criativos

Uma opção interessante para celebrar a campanha é promover oficinas de arte, escrita, música, cozinha e outras atividades criativas como formas de expressão e de foco no agora. Algumas atividades além de promover momentos de mindfulness e concentração no momento presente também mostram como a criatividade pode ajudar na busca por significado e por hobbies diferentes.

Também é possível promover eventos ao ar livre, como organizar corridas, caminhadas, práticas de yoga ou atividades físicas no geral que também chamam atenção para o foco no agora e a concentração no momento que nos cerca, o que pode ser uma prática importante para a saúde mental. Veja um exemplo divulgado no LinkedIn:

Setembro Amarelo nas empresas - ideias e kit de endomarketing

5) Palestras e workshops sobre o assunto

Uma das melhores formas de debater o tema com os colaboradores é promovendo um evento e convidando algum profissional da área da saúde mental para falar com propriedade sobre o assunto. 

Dessa forma, você garante que as informações repassadas estão corretas e ao mesmo tempo os funcionários podem tirar dúvidas e conhecer mais a fundo as formas de auxílio. 

Esta ação pode ser realizada presencialmente, online, através de vídeo chamada com os colaboradores, ou até mesmo por uma live nas redes sociais.

6) Apoio Psicológico 

O apoio psicológico ou psiquiátrico é de extrema importância tanto nos casos de transtornos mentais, depressão ou predisposição ao suicídio, quanto na prevenção destes e na manutenção do bem-estar. Portanto, sua empresa pode divulgar contatos de bons profissionais da área, ou proporcionar benefícios e parcerias com descontos.  

Outra possibilidade é divulgar profissionais que atendem voluntariamente ou possuem pacotes de desconto, o importante é fornecer esse auxílio e disponibilidade aos colaboradores, pois nunca sabemos quando alguém pode estar passando por uma situação difícil.  

Um bom acompanhamento psicológico é uma excelente forma de prevenção e que pode auxiliar o colaborador a identificar possíveis transtornos desde cedo ou a reconhecer seus limites e suas demandas para não adoecer.  

Assim, divulgue contatos confiáveis aos seus colaboradores, para que eles tenham acesso a este tipo de apoio e informação. 

7) Balões da Valorização da Vida

Coloque um balão amarelo cheio em cada mesa ou local de trabalho dos colaboradores. Do lado de fora do balão cole um papel com uma mensagem que informa sobre o que é o setembro amarelo e o CVV. 

Além disso, coloque a informação “estoure o balão e saiba porque sua vida é importante”. Assim, dentro do balão deixe uma frase sobre valorização da vida. 

Você também pode fazer uma versão desta ação online, através de vídeos enviados para o e-mail ou das redes sociais da empresa.

8) Ações Sociais

Promover ações sociais também é uma ótima forma de envolver os colaboradores na pauta do Setembro Amarelo, já que você contribui para a causa e também para a sociedade. 

Você pode escolher uma instituição para apoiar, ou então realizar pequenas ações no bairro ou no próprio prédio em que a empresa está localizada. 

Se inspire nas ações realizadas pelo LEO Clube.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por LEO Clube Crissiumal (@leoclubecrissiumal)

Inspirações do LinkedIn

Confira algumas ações interessantes realizadas por outras empresas e divulgadas no LinkedIn, nas quais você pode se inspirar e aplicar com seus colaboradores.  

1) O que você está sentindo?

Inspirada pelo filme Divertida Mente, a ação realizada e compartilhada por Camilla Morais teve o objetivo de reconhecer a importância de entender e equilibrar as nossas emoções para o desenvolvimento da inteligência emocional. 

Inspirados por essa ação, acrescentamos cards com alguns sentimentos e frases de apoio relacionadas à cada emoção em nosso Kit de Materiais. Disponibilizamos ainda uma versão em pdf clicável para realizar uma versão da ação virtualmente. Confira o material juntamente com o Kit de Materiais disponível ao final do texto. 

2) Semeando a importância do assunto

O girassol acabou se tornando um dos símbolos do Setembro Amarelo e algumas empresas, como a Prática Klimaquip e a Syncreon resolveram presentear os seus colaboradores com sementes ou mudas de girassol.  

Além de ser um gesto de carinho, também faz com que a pessoa se esforce para que o girassol cresça e floresça, mostrando uma parte do desenvolvimento da vida e incentivando que o funcionário acompanhe seu crescimento.  

Disponibilizamos também um modelo de papel semente personalizado para você imprimir com papel semente. 

Ação de endomarketing de Setembro Amarelo  

3) Debates, dinâmicas e brindes

A PicPay organizou uma série de debates sobre assuntos importantes relacionados à saúde mental e à prevenção do suicídio, com base no “tá tudo bem não estar tudo bem”. Também promoveu uma oficina de culinária, que pode ser uma habilidade interessante de se aprender para gostar mais da própria companhia e desenvolver um hobby.  

Por fim, sorteou mimos personalizados para os colaboradores que participaram, confere o relato de uma das ganhadoras do sorteio:

Ação de Endomarketing no Setembro Amarelo na PicPay

O Grupo Serveng também organizou brindes e decoração, com cartelas informativas sobre o assunto.  

Ação de endomarketing de Setembro Amarelo no Grupo Serveng.

Já na Logística Simarelli, depois dos debates e de compartilharem experiências, eles soltaram balões com gás hélio, que subiram ao céu marcando simbolicamente a discussão.

Ação de endomarketing Setembro Amarelo na Logística Simarelli

Setembro Amarelo na TV Corporativa 

Se na sua empresa a TV Corporativa é um dos meios de Comunicação Interna, confira as ideias abaixo para se inspirar com novos templates e vinhetas. 

Mas se você ainda não utiliza essa ferramenta, pode adaptar as ideias para outros canais, ou então conhecer mais sobre a nossa solução para TV Corporativa acessando nosso site. 

Vinheta de Setembro Amarelo - Ações de Endomarketing

1) Vinheta de Valorização da Vida

Você pode criar uma vinheta oficial da campanha e utilizar para divulgar as principais informações sobre o Setembro Amarelo, como, por exemplo, seu significado, os sintomas, as causas e alguns dados. 

2) Mitos e Tabus – Setembro Amarelo 

Muitos mitos envolvem as doenças mentais que podem levar uma pessoa ao suicídio, mas se falarmos sobre eles, as pessoas vão entender que a depressão é uma doença séria e que precisa de cuidados. 

Crie um template para divulgar esses mitos e promover a reflexão dos colaboradores. 

Alguns mitos sobre a depressão: “É falta de Deus”; “Precisa se ocupar”; “A pessoa não quer se ajudar”; “Existem pessoas com problemas piores”; “A pessoa precisa querer melhorar”; “Depressão é mimimi”.

setembro amarelo nas empresas - template para tv corporativa mito e tabus

3) Como Ajudar – Setembro Amarelo 

Muitas vezes cometemos alguns erros ao tentar ajudar alguém em depressão, dependendo do que falamos, pode servir como gatilho para a pessoa piorar e recorrer ao suicídio. 

Divulgue um template com maneiras de ajudar, com dicas do que fazer ou não. Você pode conferir algumas informações no site Setembro Amarelo, CVV ou nesses vídeos

4) Seja um Voluntário do CVV

Esse também é um template para mostrar como ajudar, entretanto, é voltado àqueles que querem ir além do seu círculo de relacionamentos e ajudar o maior número de pessoas possível. 

Divulgue as informações sobre os cursos para se tornar um voluntário do Centro de Valorização da Vida. Basta ter mais de 18 anos e ter 4 horas disponíveis por semana. Confira mais informações no site. 

setembro amarelo nas empresas - template para tv corporativa seja voluntário

Kit de Materiais Setembro Amarelo 

Espero que tenha gostado das ideias desse artigo e que sua empresa apoie esta causa tão importante. 

Disponibilizamos um Kit de Materiais gratuito para te ajudar a promover a reflexão sobre o Setembro Amarelo na empresa. 

O Kit contém: 

  • Cartilha Informativa;
  • Modelos de Cartaz A3; 
  • Cards das emoções;
  • Marca-página;
  • Régua dos Sentimentos;
  • Imagens para Redes Sociais;
  • Template para TV Corporativa;
  • Wallpaper;
  • Cartão;
  • Bônus: versões anteriores do Kit.

Para fazer o download basta clicar na imagem abaixo: 

Setembro Amarelo nas empresas - Ideias e kit de materiais

 

Endomarketing.tv Favicon

Conheça a Progic

TV Corporativa Progic - Visite nosso site

Materiais Gratuitos

Kits de Endomarketing - Download Gratuito
Ebooks - Download Gratuito
Ferramentas - Download Gratuito

Em Destaque

Calendário de CI 2024
Ebook - 99 Ideias de Conteúdos para a TV Corporativa

Receba as novidades

Inscreva-se em nossa Newsletter

Tudo Sobre:

Ouça o Progicast

Progicast

Nos Acompanhe

Telegram

Escrito por Danieli Closs

Comunicadora, especialista em marketing digital e usa do poder das palavras para se conectar com as pessoas. Feminista ativista, inconformada e questionadora, busca diariamente impactar o mundo positivamente, também através do trabalho.
5 11 Votos
Gostou deste artigo?
Inscreva-se
Notify of
guest
35 Comentários
Mais votados
Mais novos Mais velhos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários