Conteúdos TV Corporativa/Mural Digital

7 passos para você mesmo implantar mural digital em sua empresaTempo de Leitura: 5 minutos

7 passos implantar mural digital
Escrito por Eric Vazzoler

É muito comum, ao decidir pôr em prática um projeto de mural digital, contratar empresas terceirizadas para implantar e gerenciar a rede de telas. Essa abordagem funciona, mas tem suas desvantagens – a principal delas é o preço. A boa notícia é que existem tecnologias, tanto para implantar mural digital quanto para gerenciar as telas, que permitem que as próprias equipes internas de TI e/ou comunicação da empresa executem o projeto inteiro. Escrevemos esse post para mostrar como você pode construir uma rede de murais digitais em sua empresa por conta própria, e sem sair do seu orçamento.

Escolhendo a tecnologia certa

Já existem no mercado softwares de gerenciamento de conteúdo desenvolvidos especificamente para facilitar a implementação e gestão dos murais. Alguns destes softwares já incluem os chamados templates de conteúdos prontos para o uso, que permitem que mesmo profissionais sem experiência em edição de imagem e vídeo, faça sua própria programação de forma rápida e atrativa para os colaboradores. Em geral, o software se conecta com as telas via internet ou rede interna através do player, equipamento que fica conectado na tela. Ao implantar mural digital, você precisará de um player, que pode ser um PC, um mini-PC, um android player ou até algum tipo de dispositivo específico desenvolvido para este fim. O diagrama abaixo ilustra o funcionamento desta solução.

diagrama_reduzido

Além de tecnologia, é necessário ter um plano coerente com os objetivos de comunicação interna da empresa, uma infra-estrutura que atenda às exigências do plano e vontade para fazer acontecer. Veja abaixo nossas dicas para implantar mural digital:

Comece a implantar mural digital

Por onde começar?

  1. Definir um software de gestão da programação

A primeira etapa para implantar mural digital é a escolha do software de gerenciamento de conteúdo. Há algumas empresas no mercado Brasileiro que oferecem esta solução, porem elas são bem distintas entre si e esta escolha irá influenciar os passos seguintes da implementação do mural digital. Fizemos um post específico para te ajudar nesta etapa.

  1. Definir um equipamento para reprodução da programação nas telas

A escolha do hardware é diretamente ligada à escolha do software. A maioria das soluções de software de gerenciamento de conteúdo do mercado utilizam apenas um computador tradicional ou um mini-PC como aparelho que reproduz a mídia que será exibida em cada mural digital. Outros, dão a possibilidade de escolha entre PC, mini-PC, MAC ou android players. A Progic desenvolveu um aparelho próprio para esta funcionalidade, você pode conhecê-lo melhor no nosso site.

Avaliação da infra-estrutura

  1. Definir pontos de instalação

Nessa etapa, você deverá levar em consideração:

  • O fluxo de pessoas: hall de entrada, corredores, refeitórios, áreas para o cafézinho são boas opções;
  • Segmentação dos públicos internos de sua empresa: quais áreas da empresa estão mais deficitárias no que diz respeito ao alinhamento estratégico de informações?
  1. Escolha das telas e instalação

O ideal é utilizar telas profissionais para uso contínuo. A diferença de preço não é tão grande e hoje em dia elas já estão disponíveis para compra em vários distribuidores de informática (embora não sejam encontradas facilmente no varejo).

Também é necessário pensar na instalação das telas. Será preciso contratar alguém que faça este serviço ou alguém da própria empresa pode cuidar desta parte?

  1. Definir como será feito o acesso a internet dos pontos de exibição

Cada local onde será instalado o mural digital precisa de um ponto de internet, possibilitando assim, com o uso do software de gerenciamento de conteúdo, a atualização automática da programação da TV e também o monitoramento remoto dos players.

  1. Estações de trabalho

A maioria dos softwares de gestão de conteúdo são “web”, ou seja, acessados em qualquer computador via navegador de internet com usuário e senha. Isto facilita muito em casos onde a programação será construída em conjunto por várias pessoas, cada uma utilizando sua própria estação de trabalho. Já outros fornecedores oferecem softwares que precisam ser instalados nas máquinas dos usuários. Neste caso, a empresa precisa determinar antecipadamente quais usuários precisarão ter acesso ao software e agendar os processos de instalação, levando sempre em consideração se existe compatibilidade de sistema operacional, capacidade de processamento, etc.

Planejar a programação

Se você chegou aqui é porque já determinou toda a parte técnica do seu projeto. Agora você precisa colocar em ação a sua estratégia de comunicação interna.

  1. Faça um levantamento de quais informações precisam ser passadas para cada tela
  • Espaço para conteúdos voltados para “gestão à vista”
    • Gráfico de vendas do mês
    • Índice de satisfação do cliente mês a mês X meta
    • Quantidade de dias sem acidentes
    • Índice de perdas de produção X meta
  • Espaço para conteúdos voltados ao alinhamento de objetivos
    • Mensagem periódica do líder de área ou do presidente gravada em vídeo
  • Espaço de notícias corporativas
    • Novos negócios fechados
    • Nossa empresa na mídia
  • Espaço para mídias focadas em estimular o pertencimento
    • Aniversariantes do mês
    • Avisos de quem está de férias
    • Felicitações gerais para os colaboradores
  • Espaço para mídias de atração da atenção, atualizadas automaticamente
    • Resultados do brasileirão, loterias, novela
    • Notícias sobre economia, política, esportes, etc.

Gerenciamento

Uma vez que você definir a parte tecnológica, a infraestrutura e a estratégia de comunicação interna e endomarketing, será a hora de definir um ou mais responsáveis pela gestão da programação. Esses profissionais serão responsáveis por atualizar cada conteúdo, estar atentos a qualquer problema e gerar relatórios que comprovem o funcionamento da rede de murais.

Implantar mural digital na sua empresa não é uma tarefa fácil, mas pode muito bem ser feito internamente para melhor caber no orçamento da empresa. Agora que demos nossas dicas, é hora de colocar mãos à obra.

O que achou de nossas dicas para implantar mural digital? Deixe um comentário abaixo!

Sobre o autor

Eric Vazzoler

Engenheiro eletricista deslumbrado pela Comunicação com os Colaboradores e pelo Marketing Digital. Líder da equipe de Marketing de Conteúdo da Progic. Apaixonado por livros, filmes, músicas, games e pedalar no meio da natureza.