Conteúdos TV Corporativa/Mural Digital Webinar

Webinar- Dicas e Estratégias de Conteúdo para TV CorporativaTempo de Leitura: 7 minutos

endomarketing-webinar-dicas-e-estrategias-para-tv-corporativa
Escrito por Higor Lima

Elaborar conteúdo para TV Corporativa vai muito além de se preocupar apenas com o design dos templates ou animação de elementos.

O sucesso de uma programação segue passos básicos de planejamento para que sua TV Corporativa tenha alto potencial de atratividade e engajamento.

Cleide Cavalcante, especialista em TV Corporativa, bateu um papo conosco no terceiro webinar promovido pela Progic. Com o tema “Dicas e Estratégias de Conteúdo para TV Corporativa”, a jornalista e especialista em Comunicação Corporativa comentou sobre:

  • Planejamento do canal de TV Corporativa;
  • Criação de Conteúdo;
  • Estrutura da Programação;
  • Boas Práticas para manutenção do canal de TV Corporativa.

Confira o webinar completo no link “Dicas e Estratégias de Conteúdo para TV Corporativa”, ou pelo vídeo abaixo:

Iniciando o Planejamento do Canal de TV Corporativa

Quando falamos em criação de conteúdo para TV Corporativa, é comum as pessoas se atentarem apenas para os elementos visuais que vão compor o canal de comunicação.

Mas um fator primordial para o sucesso do canal começa antes mesmo de colocar a “mão na massa”. Quando falamos em conteúdo para TV Corporativa, precisamos ter em mente que o planejamento é a base para sustentar todo o desenvolvimento de criação de conteúdo e programação.

Por isso, o primeiro passo para criação de um canal de TV Corporativa, antes mesmo de pensar no conteúdo, é ter claro quais são os objetivos que vão guiar a programação do seu canal.

Certamente o objetivo macro da TV Corporativa é informar o colaborador, mas neste canal é possível desenvolver abordagens mais específicas para serem trabalhadas.

Ou seja, tenha um fio condutor que guiará todo seu planejamento de criação de conteúdo, assim ficará mais fácil para desenvolver projetos e mensurar resultados.

Os objetivos podem ser traçados em duas vias, sendo elas:

Objetivos para a empresa, desenvolvendo uma linha de produção visando:

  • Alinhar mais os profissionais com a estratégia do negócio;
  • Reafirmar continuamente Missão, Visão e Valores;
  • Fortalecer no dia a dia a cultura da empresa;
  • Divulgar as áreas e suas responsabilidades;
  • Divulgar indicadores;
  • Potencializar os demais canais de comunicação internos;
  • Aproximar as lideranças de seus profissionais.

Ou então objetivos envolvendo as pessoas, onde poderá ser trabalhado pontos como:

  • Humanizar a comunicação;
  • Alcançar os colaboradores sem acesso à computadores;
  • Prestigiar os profissionais;
  • Dar voz ao seu público interno.

Depois de ter os objetivos alinhados, elegemos 5 próximos passos do planejamento de criação de conteúdo.

O primeiro deles é pensar estrategicamente nos locais de instalação das telas. Afinal, de nada adianta ter um projeto artístico moderno e alinhado com os objetivos se a TV Corporativa estiver instalada em locais “escondidos”, onde tem baixa circulação de pessoas ou então em locais de dificultem a visibilidade das telas (atrás de pilares, final de corredores, etc).

Envolver todos os departamentos também é outro ponto estratégico. Além de manter as informações sempre atualizadas, envolver o máximo de áreas possíveis na construção de conteúdo torna a TV Corporativa um canal bilateral, com participação e adesão de todos.

Avalie também os canais de comunicação já existentes na empresa, para fazer com que a TV Corporativa converse com os demais meios e potencialize as informações.

O quarto passo é conhecer o seu público de interesse. Uma empresa tem diferentes públicos e níveis profissionais, por isso conhecendo o perfil dos colaboradores fica mais fácil acertar no tom e linguagem usada na hora de produzir o conteúdo para TV Corporativa.

E por último, mas não menos importante, não deixe de segmentar as mensagens. Por exemplo, se o seu ambiente é de fábrica, você pode priorizar as notícias da sua campanha de Segurança; se as telas estiverem no Comercial, a gestão à vista pode ser interessante; nas recepções impacte também o público externo, com vídeos institucionais, boas-vindas aos visitantes, etc.

Criação de Conteúdo para TV Corporativa

Agora que você tem o planejamento alinhado, é hora de estruturar a criação de conteúdo para passar na TV Corporativa.

O conteúdo de uma TV Corporativa pode variar muito de acordo com o objetivo de cada empresa. Algumas querem apenas transmitir os aniversariantes do mês, outras focar em conteúdo institucional… Mas o bacana mesmo é você mesclar um pouco de cada editoria para prender a atenção do colaborador.

Mas aí você se questiona: como formar uma programação estratégica?

Pense que a TV Corporativa segue os mesmos princípios de uma programação de canal da TV Aberta. Na TV Corporativa, ao invés de programas, criamos as editorias para compor a grade de programação, onde diferente tópicos são abordados.

Um case muito bacana compartilhado conosco recentemente na pesquisa TV Corporativa Trends 2018 foi o de uma indústria de grande porte, que utilizou a TV Corporativa para exibir normas de segurança e o número de acidentes na fábrica diminuiu consideravelmente.

Também temos um case bem recente de um cliente no segmento de Lazer e Turismo que está comemorando a elevação do atingimento da metas que subiu de pouco mais de 70% para 98%. São números significativos e que refletem a audiência e a eficácia da TV Corporativa.

Vale destacar aqui também a possibilidade de integração automática com as redes sociais, como Instagram e Facebook, e com as fontes de dados, como notícias do UOL, por exemplo.

Como montar uma grade de programação?

O segredo para montar uma grade de programação é mesclar as diversas informações para que elas cativem os mais diversos perfis de colaboradores.

Separe sua programação tendo em vista as seguintes editorias:

Editorias Institucionais – chamado de conteúdo relevante, que serão as informações que a empresa quer passar;

Editorias voltadas para pessoas – pois é importante que o colaborador se veja na TV e sinta-se parte do canal;

Editorias de conteúdos externos estratégicos – assuntos mais leves não necessariamente relacionados à empresa, mas de interesse comum.

Uma sugestão é reservar 80% da grade para os conteúdos institucionais (empresa + pessoas) e 20% para os conteúdos externos estratégicos.

Manutenção de Conteúdo para Sucesso da TV Corporativa

Agora que já sabemos os fatores de sucesso na hora de criar conteúdo para TV Corporativa, não podemos esquecer de manter a programação atrativa. Para isso separamos algumas boas práticas que irão guiar a manutenção do sucesso do seu canal.

  1. Organize a programação e tenha frequência de atualização;
  2. Inclua pessoas na programação;
  3. Eleja colaboradores criadores de conteúdo;
  4. Cuide das cores que irão compor seus templates;
  5. Atente-se para o tom, linguagem e textos usados;
  6. Use tempo adequado de exibição do template;
  7. Mensure resultados.

Quer saber mais detalhes sobre criação de conteúdo para TV Corporativa? Assista ao webinar clicando aqui ou então baixe os slides da apresentação com dicas e estratégias de conteúdo para TV Corporativa.

progic-endomarketing-cta-slides


Conheça a Solução da Progic para TV Corporativa

E aí, se interessou em desenvolver um projeto de TV Corporativa? Quer conhecer o melhor software de TV Corporativa que centenas de empresas estão utilizando para revolucionar a comunicação com seus colaboradores?

A Progic possui umas das mais completas soluções de TV Corporativa do mercado e que você deve conhecer melhor antes de tirar seu projeto do papel.

O Progic Manager é um software de gerenciamento com diversas funcionalidades básicas e avançadas, incluindo o Creative, uma ferramenta de criação de conteúdos integrada, com um pacote enorme de conteúdos prontos para você utilizar em sua programação.

Além disso, temos o Progic Player que é o único player do mercado desenvolvido e fabricado aqui no Brasil e específico para esta aplicação. É um equipamento plug-and-play, feito para funcionar de forma autônoma e 24/7.

progic-endomarketing-botao-tv-corporativa-manager

Sobre o autor

Higor Lima

Misture o interesse por histórias com a vontade de conhecer culturas diferentes. Acrescente uma boa dose de aventura e uma pitada de emoção. Leve ao forno até se formar em Jornalismo e terminar a pós graduação em MBA Marketing. Sirva com alegria, disposição e um axé ao fundo.