Conteúdos TV Corporativa/Mural Digital

As Vantagens da TV Corporativa para o AgronegócioTempo de Leitura: 7 minutos

tv corporativa para o agronegocio
Escrito por Daniéli Closs

Se ilude quem pensa que a tecnologia e a comunicação só mudaram em nossas vidas pessoais ou então que são cenários de startups e empresas modernas.  

O Agronegócio também acompanha as inovações tecnológicas e se utiliza dela para otimizar tudo o que permeia suas produções.

Inclusive, segundo a Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), 67% das propriedades rurais usam algum tipo de tecnologia, seja na área de gestão dos negócios ou nas atividades de cultivo e colheita da produção.

A tecnologia e a transformação digital estão presentes em todas as esferas de uma organização, desde a produção até a forma como as conversas são realizadas.

Por isso que o investimento em tecnologia para o aprimoramento da comunicação interna também em empresas do agronegócio, se tornou fundamental.

O agronegócio tem muito a ganhar com a TV Corporativa como canal de Comunicação Interna. Sabemos dos desafios que essas empresas precisam encarar e a TV Corporativa se apresenta como o canal ideal para enfrentá-los.  

Confira neste artigo as principais vantagens que esse canal pode oferecer para o seu negócio!

O que é TV Corporativa?

A essência da TV Corporativa é transformar a comunicação interna em algo fácil, rápido e natural.

Consiste em telas instaladas em lugares estratégicos e que mantêm as informações expostas aos colaboradores o tempo todo.

Totalmente alinhada com a evolução tecnológica que estamos vivendo, ela informa e engaja de forma automatizada e sempre atualizada, independente da quantidade de telas, ou profissionais a serem impactados.

Para entender tudo que envolve um projeto de TV Corporativa você pode acessar nosso Guia Definitivo da TV Corporativa clicando aqui.

Por que Investir em TV Corporativa para o Agronegócio?

O agronegócio brasileiro é um mercado em crescimento, exportou 13% a mais em 2017 do que no ano anterior, foram 44,1% do total das vendas externas do país.

Nessas empresas, a tecnologia está mais presente do que imaginamos, mas ainda assim, as pessoas são o pilar de todo o trabalho realizado. Elas são responsáveis pelo sucesso interno e externo da organização.

São empresas que possuem unidades pelo país e pelo mundo, o que torna a comunicação difícil. Grande parte dos colaboradores estão nas fazendas realizando o trabalho diário, sem acesso à computadores para que possam estar atualizados sobre o que acontece na organização.

E é nesse cenário que entra a TV Corporativa, pois com ela é possível adaptar a comunicação para cada ambiente da empresa, seja ele um escritório ou uma fazenda. Sem falar em todas as outras vantagens:

  • Te ajuda a propagar a cultura organizacional e todas as informações que os colaboradores precisam saber e que são interessantes para o trabalho que realizam.
  • Mantêm os colaboradores atentos ao que acontece na organização. Todos ficam informados facilmente e desenvolvem o hábito de olhar para a TV, a comunicação acontece naturalmente.
  • Vai ajudar a promover a sensação de unidade entre os colaboradores e organização. O sentimento de equipe passa a fazer parte do dia a dia, independente do tamanho da empresa, pois todos passam a compartilhar metas, objetivos e conhecimento.  

Essas são algumas das principais vantagens que a TV Corporativa ajuda a proporcionar para o seu negócio, agora vamos entender como?

Quais são os diferenciais da TV Corporativa para o Agronegócio?

Apesar de muitos dos diferenciais da TV Corporativa se adequarem a qualquer tipo de organização, existem algumas peculiaridades do agronegócio que são facilmente aprimoradas e conquistadas com esse canal.

Um exemplo disso é a dificuldade que os outros canais de comunicação têm de alcançar tantos colaboradores que trabalham em lugares dispersos e com atividades diferentes.

Ou ainda, conversar com cada colaborador em um formato que eles entendam e que faça sentido para o trabalho que realizam.

Conheça os principais diferenciais:

Um canal que se adapta

A TV Corporativa se adapta ao cenário do agronegócio. Existe a possibilidade de transmitir qualquer informação e funcionalidades que automatizam o que precisa ser atualizado constantemente.

Como exemplo, em uma determinada empresa do ramo que possui 3 turnos e colaboradores diferentes trabalhando nas mesmas funções, há a necessidade de todos terem conhecimento do que ocorreu nos turnos anteriores.

Com a TV Corporativa é possível transmitir essas informações em tempo real e com isso garantir o alinhamento e o engajamento com o trabalho dos colegas.

Outro fator muito comum nessas organizações é a preocupação com a segurança do trabalho. Na TV, as indicações e avisos sobre os cuidados com os EPIs (equipamentos de proteção individual), por exemplo, podem ser sempre lembrados em horários específicos, de acordo com a rotina dos colaboradores.

segurança no trabalho

Nessa questão, a vantagem da TV Corporativa está na constância da informação, que unida às boas práticas, vai garantir a segurança de todos os colaboradores.

Outras necessidades específicas do agronegócio também podem ser atendidas pela TV Corporativa. Esse canal é completamente customizável e escalável, alcança o colaborador sem ele precisar realizar alguma ação, o que nos leva ao próximo tópico.

Garantia de alcance e audiência

Como dito acima, uma característica em comum no agronegócio, é que a maioria das empresas, independente da quantidade de colaboradores, possui uma estrutura ampla e sem acesso fácil à computadores ou internet.

Por isso, um dos principais desafios dessas empresas é alcançar a todos, levar as informações corretas à quem precisa, mas isso, sem a necessidade de ir a todos esses lugares.

Falamos mais desse desafio em nosso artigo, “O Sistema de Irrigação e a Comunicação Interna das empresa”.

Nesse sentido, a TV Corporativa permite que você gerencie a programação de todas as telas remotamente, independente do local que elas estão. Além disso, os responsáveis por cada unidade também podem contribuir e personalizar os conteúdos.

Outra vantagem é que a audiência também é garantida com esse canal, pois diferente do mural, a TV Corporativa tem como característica a atratividade através de vídeos, animações e imagens que captam a atenção do colaborador.

É claro que boas práticas precisam ser somadas à essas características para que as vantagens sejam alcançadas, como por exemplo, a atualização e a estética das mensagens.

E por isso, para finalizar, vou apresentar algumas boas práticas e fatores que devem ser levados em consideração para implementar a TV Corporativa no agronegócio.

Como aplicar na sua empresa?

Agora que você entendeu as vantagens que esse canal proporciona para o mercado do agronegócio, precisa saber que como qualquer outro canal de comunicação interna, a TV Corporativa precisa de planejamento.

Existem alguns pontos principais que precisam ser levados em consideração antes de adquirir as telas, o software e os equipamentos de reprodução. Conheça:

  1. Tenha em mente os objetivos estratégicos da sua TV Corporativa.
  2. Entenda o seu público, o que os colaboradores querem ver na TV e qual conteúdo é importante para a rotina de trabalho deles. Faça pesquisas para entender o formato e tipo de mídia que será mais atrativa.
  3. Defina os responsáveis pela gestão da programação, produção dos conteúdos e  instalação das telas.
  4. Faça um esboço editorial inicial da programação para servir como guia do seu projeto.

Além desses pontos iniciais, existem algumas boas práticas que garantem o sucesso de um projeto e que fazem a diferença na gestão do canal. Como por exemplo:

  • O cuidado com a linguagem e o formato das mensagens;
  • A qualidade dos conteúdos;
  • A atratividade da programação;
  • A segmentação das mensagens;
  • A atualização constante da grade de programação;
  • O envolvimento de todos na construção do canal.

Outro ponto que deve ser levado em consideração, também durante o planejamento, é que existem diversas ferramentas em um software para TV Corporativa, que facilitam todo o gerenciamento e produção de conteúdos.

Temos como exemplo, disponíveis no Progic Manager (software para TV Corporativa da Progic), um pacote com templates prontos e customizáveis, um editor próprio de imagens e o Screen Capture.

Este último, é uma ferramenta de captura de telas, que tem a finalidade de transmitir automaticamente dashboards, sites públicos ou qualquer outra informação estratégica nas telas.

Se quiser conhecer ainda mais o que a TV Corporativa pode proporcionar para a Comunicação Interna do seu agronegócio, faça um teste gratuito e sem compromisso em nosso software de gerenciamento. É só clicar na imagem abaixo.

tv corporativa para o agronegócio

Sobre o autor

Daniéli Closs

Relações Públicas por formação, com experiência em liderança, gestão de pessoas e comunicação interna. Conhecimento avançado em marketing digital, apaixonada pelo que faz e entusiasta da evolução.