Conteúdos TV Corporativa/Mural Digital

TV Corporativa para Instituições de Ensino – Vantagens e Boas PráticasTempo de Leitura: 6 minutos

endomarketing-progic-tv-corporativa-para-instituicoes-de-ensino
Escrito por Daniéli Closs

Utilizar o canal TV Corporativa para Instituições de Ensino pode proporcionar muitas vantagens para a comunicação com pais, alunos, professores e demais funcionários.

Quem trabalha com Comunicação Interna em uma instituição de ensino vive um cenário diferente da maioria das organizações, o público de interesse é misto, pois envolve pais, professores e alunos.

O marketing externo realizado por essas instituições é sempre marcante e presente na maioria dos canais de comunicação, pois a captação de alunos é o principal objetivo de universidades e escolas.

Mas muitas vezes, o potencial aluno é bombardeado com informações e mensagens antes de escolher a instituição para estudar e depois da matrícula a comunicação diminui ou para quase que totalmente.

Isso também acontece porque em uma instituição de ensino o giro de informações é constante e muda a todo o momento. Manter todos os públicos de interesse alinhados ao mesmo discurso se torna um grande desafio.

E é neste cenário que a TV Corporativa pode contribuir e muito para fazer a Comunicação Interna acontecer e ajudar a reter alunos.   

Confira as vantagens desse canal para instituições de ensino e algumas das maneiras de se comunicar de forma eficiente com os stakeholders.

Como funciona a TV Corporativa

A televisão é um meio de comunicação utilizado por todo mundo, independente da idade, classe social ou estilo de vida.

A TV atrai o olhar e por isso também se tornou um canal de comunicação dentro das organizações.

Resumidamente funciona através de telas instaladas em lugares estratégicos, todas atualizadas através de um software de gerenciamento acessado de qualquer lugar com conexão à internet.

Com ela é possível melhorar a comunicação interna oferecendo aos públicos um conteúdo mais atrativo, segmentado, assertivo e de fácil acesso.

A TV Corporativa também é conhecida como Mural Digital. Você pode ler mais sobre como funciona o canal, acessando nosso artigo completo sobre o tema.

TV Corporativa para Instituições de Ensino

No Brasil existem mais de 2.400 instituições de ensino superior, escolas de idiomas e demais colégios.

Cada vez mais instituições estão sendo criadas e oferecendo aprendizado de diversas formas, seja presencial ou online e com isso a concorrência fica cada vez maior. Com tanta opção de escolha, os alunos e pais também ficaram mais exigentes.

Com isso, não basta realizar uma boa divulgação do que a universidade ou escola oferece. Os alunos precisam se sentir bem na instituição e além de aprender, precisam se sentir incluídos com o que acontece.

Quanto mais alunos e funcionários envolvidos, mais difícil se torna a comunicação e mais distante ficam os diretores e reitores dos demais. Esse é um efeito natural que acontece nas organizações, que neste artigo comparamos com a irrigação.

Além disso, muitos colégios ou universidades possuem mais de um campi, ou ainda fazem parte de um grupo com mais de uma unidade. Então, o desafio se torna manter a comunicação alinhada entre todas elas.

Sabemos que colégios prezam pelo diálogo e proximidade com pais e alunos, mas com todo fluxo de informações que estamos inseridos atualmente, o e-mail e o mural físico já não são suficientes.

Então como realizar essa comunicação?

A TV Corporativa conta com funcionalidades capazes de otimizar a comunicação e enfrentar esses desafios que essas instituições enfrentam com a comunicação.

Confira como isso é possível.

As vantagens da TV Corporativa para as Instituições de Ensino

Conheça algumas das principais vantagens que a TV Corporativa pode proporcionar para a comunicação interna em instituições de ensino.

Alcance os Diferentes Públicos

Independente de quem se quer alcançar com a comunicação, uma das vantagens da TV Corporativa é a atratividade e a possibilidade de dispor as telas em locais estratégicos e de fácil acesso.

Não é necessário realizar qualquer ação para acessar as informações, ou seja, o canal está livre de logins e senhas, está a todo tempo disponível ao olhar do público.

O movimento das imagens e vídeos nas telas atrai a atenção naturalmente e possui um poder visual elevado se comparado às outras formas de transmitir informação.

Com uma comunicação sem barreiras as informações estratégicas chegam mais rápido, os alunos ficam cientes do que acontece no momento certo.

Comunicação Segmentada

A possibilidade de segmentar as informações que vão para cada tela acaba sendo o principal diferencial da TV Corporativa para as instituições de ensino.

Com esse canal existem diferentes formas de segmentar a comunicação, a primeira delas é a possibilidade de dispor as telas em locais estratégicos e de acordo com os públicos.

Uma tela pode ficar alocada na recepção para transmitir informações direcionadas aos pais e também ao público externo.

As telas nos corredores servirão para realizar a comunicação com os alunos, bem como professores, estes que ainda podem contar com telas em suas salas ou salas de reuniões.

Para facilitar essa segmentação é possível identificar as editorias de conteúdo com cores e selos. Veja um exemplo abaixo:

progic-endomarketing-tv-corporativa-para-instituicoes-de-ensino-ensino-template-professores

endomarketing-progic-tv-corporativa-para-instituicoes-de-ensino-selo

Toda vez que um conteúdo aparecer com esse selo, todos saberão que a informação é direcionada aos professores.

Os softwares de gerenciamento específicos para TV Corporativa, como é o caso do Progic Manager, possui ferramentas que também auxiliam nesta segmentação.

Ao criar a playlist da programação é possível definir o que será transmitido em cada tela, distribuir os conteúdos por horário e criar campanhas específicas para o público de interesse.

Conheça mais sobre essas funcionalidades acessando o site da Progic.

Alunos como Agentes Comunicadores

Outra vantagem da TV Corporativa, e que dificilmente ocorre nos canais de comunicação interna tradicionais, é a possibilidade de ampliar a comunicação e transformar os alunos em agentes comunicadores.

Dar voz aos estudantes é uma estratégia eficaz, que além de diversificar a programação, promove o sentimento de pertencimento nos alunos perante à instituição e ainda acelera a adaptação do canal, pois todos querem se ver na TV.

Permita que os alunos divulguem seus projetos e atividades curriculares na programação da TV Corporativa através de vídeos, entrevistas e depoimentos.

Sugestões de Conteúdo para Instituições de Ensino

Agora que você conheceu algumas das vantagens que a TV Corporativa pode proporcionar para as escolas e universidades, veja alguns exemplos de conteúdos para sua programação.

Nossos Atletas

Divulgue os atletas na TV Corporativa e incentive a participação dos alunos reconhecendo suas conquistas pela escola.

progic-endomarketing-tv-corporativa-para-instituicoes-de-ensino-template-nossos-atletas

Palavra do Diretor/Reitor

Aproxime diretoria/reitoria de alunos, pais e professores e promova uma comunicação horizontal na sua instituição.

progic-endomarketing-tv-corporativa-para-instituicoes-de-ensino-template-palavra-do-diretor

Cardápio do Refeitório

Divulgue o cardápio do dia na programação e otimize o tempo do almoço/lanche.

progic-endomarketing-tv-corporativa-para-instituicoes-de-ensino-ensino-template-cardapio

Eventos da Escola/Universidade

Garanta a participação de todos nos eventos realizados divulgando constantemente as informações de cada acontecimento.

progic-endomarketing-tv-corporativa-para-instituicoes-de-ensino-ensino-template-eventos-da-escola


Você já conhecia a TV Corporativa? Sabia das vantagens desse canal para as instituições de ensino?

Se quiser conhecer mais sobre a ferramenta e descobrir o que ela pode fazer pela Comunicação Interna da sua instituição entre em contato conosco, sem compromisso.

Será um prazer conversar com você.

progic-endomarketing-botao-tv-corporativa-manager

Sobre o autor

Daniéli Closs

Relações Públicas por formação, com experiência em liderança, gestão de pessoas e comunicação interna. Conhecimento avançado em marketing digital, apaixonada pelo que faz e entusiasta da evolução.