Conteúdos

TV Corporativa para Hotelaria – Vantagens e Exemplos de ConteúdosTempo de Leitura: 6 minutos

endomarketing-progic-tv-corporativa-para-hotelaria
Escrito por Higor Lima

É desejo de toda rede de hoteis ser admirada pelos clientes, oferecendo recompensas experimentais e momentos únicos através dos seus serviços.

Mas para isso é muito importante que, em primeiro lugar, você cuide da reputação de seu negócio, através de uma equipe bem preparada para atrair o cliente e mostrar que seu negócio é de confiança.

Uma rede hoteleira tem como filosofia o conforto e bem-estar dos hóspedes, correto? É exigido que os funcionários tratem a todos cordialmente, atendendo suas necessidades e mostrando que eles estão em um ambiente ideal para descanso, férias ou até mesmo trabalho.

Porém, qualquer esforço será em vão se antes dos clientes, as empresas não pensarem no bem-estar dos seus funcionários!

Já falamos diversas vezes aqui no blog que um funcionário engajado, que gosta e acredita na empresa onde está, se dedica mais às suas funções, torna-se mais produtivo e trabalha mais feliz.

E o resultado disso tudo: serviço de qualidade e satisfação do cliente.

Todavia, chegar nesses resultados não acontece de um dia para o outro. É preciso semear uma plantinha e desenvolver todos os dias esse engajamento, através de ações de endomarketing que estimulem o empregado a ter satisfação com seu trabalho.

E a Comunicação Interna surge como principal aliada para essa missão.

Através das boas práticas para guiar as atitudes, alinhar os colaboradores com os objetivos corporativos, promover valores em comum e proporcionar experiências únicas para eles, o engajamento surgirá.

Neste artigo, vamos falar sobre como trabalhar com a Comunicação Interna em redes de hotelaria usando a TV Corporativa como canal de alinhamento, integração e reconhecimento de equipes.

Boa leitura!

Fator Essencial para uma Boa Gestão: Comunicação Interna   

Em um ano que o turismo cresceu 6%, segundo pesquisa feita em 2017 pela Organização Mundial do Turismo (OMT), a concorrência tem buscado as mais diversas maneiras para se destacar no mercado.

Umas investem em estrutura, outras em tecnologia e as inovações seguem adiante. Mas o que poucas pessoas reconhecem é que de nada adianta esses investimentos se a base não está bem estruturada.

O alicerce para qualquer negócio está nas pessoas que fazem a empresa acontecer: os funcionários.

Usar os canais de comunicação para gerar alinhamento de metas e integração entre as pessoas é uma boa prática que gera maior engajamento com o ambiente de trabalho.

Esses meios reforçam as informações estratégicas entre os colaboradores e propagam a Cultura Organizacional.

Mas também, cabe ao departamento responsável pela Comunicação Interna voltar seu olhar para projetos que deixem os colaboradores, além de alinhados com os objetivos da empresa, estimulados a trabalhar com alegria e dedicação.

Por que usar a TV Corporativa Como Ferramenta de Comunicação Interna?

Usando a TV Corporativa para hotelaria, o modo de fazer Comunicação Interna fica mais dinâmico, atrativo e eficiente.

Isso porque este recurso apresenta diversos benefícios. Dentre eles, estão a atratividade da comunicação, com imagens e vídeos chamativos, e a diretividade das mensagens, com informações curtas, objetivas e assertivas. Com a TV Corporativa a informação não é interrompida por barreiras e desentendimentos até chegar no seu destinatário final.

Mas se você ainda está se questionando sobre como funciona a aplicação da comunicação através da TV Corporativa, confira os 7 exemplos abaixo!

Integração entre Filiais

Garantir um serviço bom e padronizado em diversas filiais é o grande desafio das redes hoteleiras.

Nessa missão, a TV Corporativa entra como braço direito dos gestores, justamente por facilitar a comunicação unificada entre todas as unidades e aproximar as figuras importantes da empresa (presidência e diretoria) que ficam rotineiramente em seus escritórios, longe dos demais setores.

fotos-das-unidades

progic-tv-corporativa-para-hotelaria-template-encontro-entre-unidades

Valorização do Funcionário

Quando o funcionário não se sente bem no ambiente onde trabalha, é comum que a taxa de turnover seja alta.

É preciso evitar que ocorra o aumento da rotatividade de funcionários dentro de uma empresa, porque esse comportamento impacta não só o desempenho das equipes, mas também a qualidade dos serviços como um todo.

Além das recompensas monetárias, o RH pode usar a TV Corporativa para desenvolver o engajamento e reconhecimento dos colaboradores pelos serviços prestados.

Como por exemplo, a gamificação, que é tendência no mercado, e um modo que tem conquistado as empresas por juntar técnicas de jogos para cumprir com obrigações corporativas (metas, reconhecimento, alta performance, etc).

Saiba mais sobre Gamificação assistindo nossa entrevista com o especialista Marcel Leal, clicando aqui.

progic-tv-corporativa-para-hotelaria-template-destaque-do-mes

progic-tv-corporativa-para-hotelaria-template-aniversariante-do-mes

Gestão de Pessoas

Os responsáveis por gerenciar hotéis precisam coordenar uma grande equipe de funcionários para atender as demandas dos clientes e manter a ordem na “casa”. Mas isso só é possível se forem trabalhadas a eficiência dos empregados e a alta performance das equipes.

Use a TV Corporativa para desenvolver os funcionários através de treinamentos e boas práticas de comportamento, afinal é importante que quando uma rede hoteleira opera com várias filiais haja uma padronização dos serviços ofertados, independente da localidade.

Aproveite também o espaço para divulgar os feedbacks deixados pelos hóspedes, reconhecendo o bom trabalho de todos e estimulando que o bom atendimento se repita.

progic-tv-corporativa-para-hotelaria-template-feedback-de-cliente

Melhora dos Processos Operacionais

Sua equipe passa a trabalhar de modo mais rápido e eficiente quando é lembrada constantemente sobre a padronização do serviço que precisa ser feito. Quando as pessoas reciclam diariamente seu conhecimento sobre uma tarefa perde-se menos tempo ao executá-las e a segurança é reforçada.

segurança no trabalho

Conhecendo a Empresa

Toda organização possui sua própria cultura, assim como uma Missão, Visão e Valores. Mas é importante que esses pontos não fiquem só no papel e sim tenham a adesão por parte dos colaboradores.

Trabalhar com a Cultura Organizacional na TV Corporativa é um modo de fortalecê-la entre todos os funcionários e estimular que todos sigam a filosofia corporativa.

progic-tv-corporativa-para-hotelaria-template-nossa-historia

Gestão à Vista

Acompanhar em tempo real as informações que norteiam o rendimento e lucro da rede hoteleira é importantíssimo para a gerência da empresa.

Por isso, manter os números à vista da gestão, sem que eles estejam “escondidos” em arquivos do computador, ajuda a tomar medidas mais rápidas e eficazes caso algo fuja do comportamento padrão.

progic-tv-corporativa-para-hotelaria-template-fluxo-de-reservas

Gestão Fiscal

É tarefa de uma boa gerência, que deseja acompanhar de perto a evolução da empresa, prezar pelos serviços e instalações do hotel da qual administra. Mas os aspectos administrativos e burocráticos de uma rede hoteleira são outro ponto que não podem passar despercebidos.

Usar a TV Corporativa para divulgar as obrigações dos funcionários com os consumidores, estabelecidas no CDC (Código de Defesa do Consumidor) e LGT (Lei Geral do Turismo), e também o conceito de empresa hoteleira e expressões usualmente utilizadas no meio regido pelo Regulamento Geral dos Meios de Hospedagem.

Essas exigências legais são importantes para padronizar o significado dessas expressões e assegurar que fornecedor e consumidor estejam falando a mesma língua.

progic-tv-corporativa-para-hotelaria-template-defesa-do-consumidor

Tem um rede hoteleira e quer saber mais sobre como utilizar a TV Corporativa?

Visite nosso site e faça um teste gratuito durante 14 dias e perceba os benefícios.

progic-endomarketing-botao-tv-corporativa-manager

Sobre o autor

Higor Lima

Misture o interesse por histórias com a vontade de conhecer culturas diferentes. Acrescente uma boa dose de aventura e uma pitada de emoção. Leve ao forno até se formar em Jornalismo e terminar a pós graduação em MBA Marketing. Sirva com alegria, disposição e um axé ao fundo.