Conteúdos TV Corporativa/Mural Digital

As Vantagens da TV Corporativa para Empresas de LogísticaTempo de Leitura: 8 minutos

tv corporativa para empresas de logistica
Escrito por Higor Lima

Independente do segmento do negócio, o objetivo final de toda  empresa é a entrega ao cliente. Concorda?

O fato é que não podemos negar que antes mesmo do produto ou serviço ser entregue, a empresa deve se preocupar com um longo processo antes de concretizar qualquer venda.

Esse ciclo começa na Comunicação Interna, momento onde todos os profissionais alinham seus objetivos, padronizam os serviços e encontram um propósito para estarem ali.

Agora, imagine como deve ser desenvolver essa Comunicação Interna tendo como cenário um espaço físico enorme, onde o ambiente de fábrica fica distante do escritório administrativo; centenas de pessoas com nível de conhecimento variado sobre a empresa onde trabalham; e também filiais espalhadas por diversas cidades e com atividades interligadas entre si.

É assim que funcionam as empresas de logística, que tem o desafio diário de evitar o desperdício através da redução de custos, da melhoria do fluxo de informação e da agregação ao valor do produto.

Neste artigo vamos falar da importância da comunicação unificada para esse setor e como o uso da TV Corporativa auxilia na comunicação das empresas de logística.

Boa leitura!

A Importância da Comunicação Unificada nas Empresas de Logística

Muito se engana quem pensa que os trabalhos em logística estão baseados apenas em transportar, armazenar e entregar produtos. Sua área de atuação perpassa pelo cruzamento de informações internas, processos administrativos de alinhamento entre centros de distribuição, além de manejamento de funcionários de acordo com a demanda de serviço.

E para tudo isso funcionar, sem que haja complicações ou interpretações errôneas no meio do caminho, é preciso desenvolver uma comunicação onde todos entendam o que é falado e que a mesma mensagem chegue para todos os colaboradores.

Segundo pesquisa realizada pela secretária executiva Elaine Bez Birolo Casagrande (2010), pode-se dizer que 52% dos colaboradores entendem parcialmente as informações que recebem e apenas 22% compreendem a mensagem por completo.

Essas falhas na comunicação geram desalinhamentos, atrasos em prazos e projetos devido à falta de clareza sobre como desenvolver determinadas demandas, além de desmotivar colaboradores.

Garantir que a mensagem chegue ao destinatário e cumpra de fato sua função de informar, sem a intervenção de distância física, ruídos e outras interpretações, garante não só o alinhamento entre as pessoas, como evita a famosa rádio corredor – um meio informal de comunicação entre colaboradores que causa transtornos se não dada a devida atenção.

Com uma comunicação unificada, as empresas de logística mantém a ordem e dinâmica de todas as áreas, além de garantir a qualidade do produto ou serviço a serem ofertados.

Abaixo, selecionamos quatro boas práticas para que seja construída uma comunicação clara e sólida. Confira:

Trabalhe com a Verdade

Uma das premissas básicas para qualquer ambiente corporativo é trabalhar com a transparência da informação. Quando um colaborador sabe o que está sendo feito, a dúvida não existe e o mal da rádio corredor é cortada pela raiz.

Promova a Integração entre as Pessoas

Ter uma visão completa da empresa, conhecer a função dos colegas e entender como funciona os outros departamentos são comportamentos de integração que estimulam o engajamento do colaborador e desenvolvem a alta performance das equipes.

Estimule a Cultura Organizacional

O processo de identificação com o meio que está trabalhando é essencial para que os colaboradores entendam os objetivos da empresa e trabalhem juntos para construí-los.

Recicle o Conhecimento

Uma das melhores práticas para manter a equipe eficiente é sempre estar aberto para aprender. Quando você está aberto a estudar e entender as coisas que estão em sua volta,  as ideias se renovam, os processos são reavaliados e surgem oportunidades para novos insights.

Por que usar a TV Corporativa como Ferramenta de Comunicação Interna?

A tecnologia, sem sombra de dúvidas, vem auxiliando na evolução de diversos processos de uma empresa – e na comunicação não seria diferente.

Não precisamos voltar muitos anos para entender que sair distribuindo jornal impresso para as pessoas ou então atualizando os comunicados nos murais físicos espalhados pela empresa, além de dar muito trabalho, se tornam atividades pouco escaláveis, de atualização pouco ágil e de grandes chances de desinteresse de quem passa todo dia por elas.

Com a TV Corporativa, trabalhar com Comunicação Interna fica muito mais fácil para ambientes como o das empresas de logística.

Com recurso de atualização remota e administração de conteúdo através de uma única base (podendo criar sub-usuários administrativos) os problemas de distribuição e notícias desatualizadas se resolvem.

Mas como garantir que os comunicados serão lidos?

O movimento chama a atenção das pessoas, e esta é uma característica inerente ao ser humano, conhecida como atenção involuntária.

Segundo Daniela Regina da Silva em seu livro Psicologia Geral e do Desenvolvimento, a atenção involuntária é um tipo de atenção mediada por processamento automático das informações e não requer controle consciente do indivíduo. Ela é estimulada por fatores como: cor, intensidade, tamanho, repetição e movimento.

Vídeos e imagens de alta qualidade possuem um poder visual muito elevado se comparado às outras formas de transmitir informação.

Comprovada por diversas pesquisas, a retenção de informações transmitidas por meio de áudio e vídeos chega a 50%, enquanto as pessoas só lembram de aproximadamente 10% do que recebem pela leitura.

E esse é um grande diferencial da TV Corporativa!

A TV Corporativa para Empresas de Logística

Mas que estratégias podem ser trabalhadas na programação de TV Corporativa para desenvolver uma comunicação unificada na minha empresa?

Gestão à Vista

Trabalhar com logística envolve a desafiadora tarefa de estar em dia com os prazos de entrega, manter o fluxo de produtividade e otimizar o tempo de carga e descarga dos caminhões.

Usar a TV Corporativa para divulgar indicadores de produção e alinhar essas tarefas para deixar todos cientes da situação dos processos, através da Gestão à Vista, aumenta a performance das equipes e, por consequência, torna mais eficiente os trabalhos no dia a dia.

Atualização em Tempo Real

Ainda falando sobre performances mais eficientes, fazer o monitoramento em tempo real de informações, como do trânsito e de trechos para auxiliar os colaboradores no planejamento das atividades é outra vantagem da TV Corporativa.

Com o recurso Screen Capture da Progic, essa atualização de informação é feita de forma automatizada

Treinamento

Trabalhar com maquinário e cargas pesadas requer atenção dobrada constantemente. Por isso, é preciso reciclar os treinamentos e alertar constantemente sobre cuidados e boas práticas nos procedimentos da empresa.

Abaixo veja alguns exemplos de templates sobre CIPA e brigada de incêndio:

tv corporativa empresas de logistica

Alinhamento de Termos

Normalmente as empresas de logística apresentam uma cartela variada de perfis de colaboradores. Entre a diretoria e o chão de fábrica há pessoas com diversos níveis de conhecimento.

Com a TV Corporativa é possível fazer com que todos saibam o significado de termos usados no dia a dia ou entendam como funciona algum processo de trabalho, por exemplo.

Integração entre Colaboradores

Quando o ambiente corporativo é grande, nem sempre as pessoas conhecem quem trabalha com elas. Motoristas ficam pouco tempo na empresa, produção fica focada no maquinário e pouco conversa com a diretoria, que está afastada fisicamente do chão de fábrica.

Para solucionar essas situações, além das atividades de endomarketing, a TV Corporativa serve como canal para integrar todos os departamentos.

Através de templates de palavra do presidente, aniversariantes do mês, destaque do setor, gamificação e afins, os colaboradores passam a conhecer um pouco mais sobre os colegas de trabalho.

progic manager integracao com colaboradores

Propagação da Cultura Organizacional

Já falamos aqui no blog que a empresa deve tratar seu colaborador como seu primeiro cliente e essa prática deve ser estimulada através da cultura organizacional.

Monte uma programação com curiosidades sobre os produtos que estão sendo comercializados, divulgue os projetos sociais ou causas das quais a empresa faz parte e defende, torne pública a política de compliance e boas práticas.

Eficiência em Comunicados

Nem todo mundo trabalha na frente de um computador ou então fica na empresa no dia a dia para contato pessoal.

Para que nenhuma informação passe despercebida, templates de avisos do RH, informativos sobre jornada de trabalho e similares são passados na TV Corporativa para que a informação chegue até os destinatários.

Diferentemente de algumas ferramentas tradicionais de comunicação interna, como intranet e e-mail, o colaborador não precisa tomar nenhuma ação para acessar a informação, ela simplesmente está lá na parede mais próxima chamando a sua atenção, basta virar o olhar.


Quer conhecer mais sobre como otimizar a comunicação interna usando a TV Corporativa? Entre em contato com uma de nossas consultoras.

cta fale com consultora

 

Sobre o autor

Higor Lima

Misture o interesse por histórias com a vontade de conhecer culturas diferentes. Acrescente uma boa dose de aventura e uma pitada de emoção. Leve ao forno até se formar em Jornalismo e terminar a pós graduação em MBA Marketing. Sirva com alegria, disposição e um axé ao fundo.