Conteúdos TV Corporativa/Mural Digital

TV Corporativa para Bancos – Vantagens e AplicaçõesTempo de Leitura: 5 minutos

endomarketing-progic-tv-corporativa-para-bancos
Escrito por Higor Lima

O banco é um lugar visto pela sociedade como local seguro para cuidar de nossos pertences e guardar os nossos investimentos.

Essa confiabilidade, todavia, também precisa existir no ambiente interno. Quem trabalha no setor bancário também precisa acreditar e confiar nos serviços que a empresa oferece ao público para que o funcionário se sinta como uma peça fundamental na construção dessa credibilidade da marca no mercado.

O famoso termo “vestir a camisa”, que em palavras mais formais significa ter pessoas engajadas, motivadas e com vontade de crescer com a empresa, é uma busca constante das organizações.

O ponta pé inicial para isso acontecer, além dos benefícios monetários e condições de trabalho, está na Comunicação Interna, uma das principais funções para que seus colaboradores estejam por dentro de tudo que acontece dentro da organização.

Uma Comunicação Interna eficaz é a grande responsável por fazer com que o empregado esteja alinhado com a Cultura Organizacional e com os objetivos estratégicos da empresa, tornando-o um agente ativo na construção de uma empresa melhor.

E dentre as formas para alcançar uma Comunicação Interna eficaz, este artigo vai apresentar a TV Corporativa como ferramenta de comunicação com empregados da rede bancária.

Esse formato, que é forte tendência em Comunicação Interna, é uma ótima solução para quem busca atrair a atenção e participação dos colaboradores.

Entre os tópicos que vou falar estão:

  • Endomarketing
  • Gestão à vista
  • Segurança da informação
  • Programação de conteúdo

Boa leitura!

Endomarketing – Motivando o Colaborador

A globalização trouxe a velocidade e a proximidade com a informação. Se antigamente a empresa possuía público interno, hoje podemos dizer que ela tem agentes comunicadores.

Isso significa que, ao invés de apenas informar, a Comunicação Interna é responsável também por motivar e engajar o colaborador, que também são responsáveis pela imagem da empresa. Isso tudo através de um ambiente organizacional favorável ao desenvolvimento profissional das pessoas.

Essas características são desenvolvidas através de uma estratégia chamada endomarketing, ou marketing interno.

Usar a TV Corporativa como meio para tal estratégia é uma ótima opção para garantir que os recados sejam lidos, que as metas sejam comunicadas, que os comportamentos esperados sejam difundidos e que a Cultura Organizacional esteja à disposição de todos.

A TV Corporativa proporciona um dinamismo muito maior para a comunicação da empresa, aumentando significativamente a velocidade da transmissão da informação dentro de uma sede, ou até mesmo apenas entre filiais da companhia.

Gestão à Vista – Saiba como Manter a Casa em Ordem

Se estamos falando de comunicação visual, a melhor forma de aplicar esta metodologia é através de telas, com imagens e vídeos atrativos.

E uma tendência muito forte na Comunicação Interna das empresas é usar a TV Corporativa para gestão à vista.

Gestão à vista é a prática de colocar à disposição de todos, informações relevantes da empresa, dados de performance, indicadores do departamento, indicadores de gestão, códigos de conduta da organização e qualquer outra informação que irá auxiliar na gestão dos colaboradores.

Com a TV Corporativa, além de usar os recursos visuais para simplificar dados através de gráficos, tabelas e animações, é possível segmentar a mensagem para departamentos e colaboradores específicos, além de ser possível automatizar a atualização das informações das telas.

integracoes-progic-telas

Quando as informações estão facilmente disponíveis, as pessoas recebem mais autonomia para tomar decisões e, consequentemente, agilizar os processos dentro da empresa.

Segurança da Informação – Por que Confiar na TV Corporativa da Progic?

Sabemos que o ambiente bancário é extremamente restrito, afinal as informações precisam estar seguras e armazenadas em um local de confiança, evitando que terceiros acessem-as.

Usar a TV Corporativa Progic para Comunicação Interna no banco é uma forma confiável de transmitir informações atrativas e dinâmicas aos colaboradores sem colocar em risco a segurança das informações.

Isso acontece porque a Progic desenvolveu um dispositivo reprodutor de conteúdos (player) específico para a aplicação de TV Corporativa, conhecido como Progic Player. Diferentemente de um computador ou um Android Player, ele não possui abertura para acesso de terceiros, se comunicando apenas com os servidores de controle da empresa.

Além disso, o Progic Player é um equipamento autônomo, ou seja, ele foi desenvolvido para trabalhar sozinho, sem a necessidade de intervenções recorrentes.

Além da segurança do hardware, o sistema de gerenciamento de conteúdo que passará nas telas também necessita de cuidados especiais.

O Progic Manager (software onde você irá fazer a gestão da sua TV Corporativa) possui:

  • Segurança de acesso à conta, onde só é possível ter acesso ao gerenciador de informações com um login e senha.
  • Autenticação de acesso ao usuário em 2 passos (two factor authenticator).
  • Criptografia TLS, garantindo que você está acessando um site seguro, livre de vírus, falsificação e afins.
  • Criação de sub-usuários, que permite o acesso restrito a determinados recursos e informações previamente selecionadas pelo usuário gerente da conta.

Quer saber mais sobre como funciona o sistema de segurança da Progic? Leia nosso artigo completo sobre segurança da informação na TV Corporativa, ou assista nosso Webinar sobre o tema:

Montando uma Programação Assertiva

A TV Corporativa, como já mencionamos no início do texto, é uma ferramenta dinâmica e atrativa, mas os colaboradores só vão realmente olhar para os informativos se o comunicador souber estruturar uma programação que chame a atenção dos colaboradores.

Para isso, é importante não só divulgar números, dados e conteúdo institucional, mas também incluir o funcionário na TV Corporativa através de templates que valorizem-os como pessoas. Lembrança do aniversário, parabenização por uma boa performance, destaque do setor são só alguns exemplos dessa aplicação.

Abaixo selecionamos alguns exemplos de aplicação de conteúdo para a TV Corporativa para Bancos. Veja:

Exemplos de Gestão à Vista

progic-tv-corporativa-para-bancos-templates-gestao-a-vista

Exemplos de Comunicados Internos

progic-tv-corporativa-para-bancos-templates-comunicacao-interna

Exemplos Cultura Organizacional

progic-tv-corporativa-para-bancos-templates-cultura-organizacional

Exemplos de Endomarketing

progic-tv-corporativa-para-bancos-templates-endomarketing

Exemplos Redes Sociais

progic-tv-corporativa-para-bancos-templates-redes-sociais

Quer conhecer mais sobre a solução da Progic? Entre em contato com um de nossos consultores e peça uma demonstração gratuita!

progic-endomarketing-botao-tv-corporativa-manager

Sobre o autor

Higor Lima

Misture o interesse por histórias com a vontade de conhecer culturas diferentes. Acrescente uma boa dose de aventura e uma pitada de emoção. Leve ao forno até se formar em Jornalismo e terminar a pós graduação em MBA Marketing. Sirva com alegria, disposição e um axé ao fundo.