Comunicação Interna Conteúdos TV Corporativa/Mural Digital

TV Corporativa Funciona para Minha Empresa?Tempo de Leitura: 6 minutos

tv corporativa funciona para minha empresa
Escrito por Daniéli Closs

A TV Corporativa funciona para minha empresa?

Se essa dúvida surgiu enquanto você pesquisava novas ferramentas para melhorar a comunicação da empresa que você trabalha, escrevi este artigo pra te ajudar.

Chega esse momento do ano e começamos a avaliar o que do planejado deu certo e o que não deu tão certo assim. Começamos a planejar o próximo ano que chega mais rápido do que pensamos.

Sim, faltam menos de 50 dias para o final de 2017 e “nós tá como”? 

a-gente-ta-como

Se você, assim como eu, se assustou com essa informação, toca aqui o/

E se precisa definir os investimentos de comunicação para 2018 e encontrou a TV Corporativa, mas tem dúvidas se ela se adequa à sua estratégia, continue lendo este artigo.

Vou apresentar as principais utilidades da TV Corporativa para pequenas, médias e grandes empresas e ao final você poderá concluir se ela será o novo canal de comunicação da sua.

Uma comunicação interna eficaz é fundamental para qualquer empresa. Afinal, ela proporciona um ambiente com colaboradores engajados, motivados e produtivos e isso resulta em crescimento e resultados.

Mas não é qualquer ferramenta de comunicação que funciona para qualquer empresa, ela dependerá da estratégia e dos objetivos elencados.

É preciso ter em mente o que se quer alcançar com a comunicação interna, quais são os objetivos, o que precisa ser melhorado e então definir se a TV Corporativa será o canal ideal para alcançar esses resultados.

A TV Corporativa pode parecer um canal que é utilizado apenas por grandes organizações, mas proporciona excelentes retornos para pequenas e médias empresas também.

Isso porque é um canal dinâmico e que possui diferentes frentes de utilização, mas também, porque expõem informações relevantes de forma atrativa, direta e de fácil entendimento, alcançando todos os colaboradores.

Vamos entender como a TV Corporativa pode ser utilizada em empresas de diferentes tamanhos. Vou citar as principais aplicações e objetivos que podem ser alcançados com ela para que você avalie se essa é uma boa opção e então possa implementá-la o quanto antes.

Temos clientes de diferentes segmentos e tamanhos e cada um possui estratégias e objetivos únicos quando entram em contato conosco. Porém, muitos propósitos são essenciais para qualquer segmento, apenas possuem prioridades diferentes.

TV Corporativa para Pequenas Empresas

O principal objetivo quando uma pequena empresa entra em contato com a gente para implementar a TV Corporativa é a Gestão à Vista. Essa prática consiste em compartilhar e apresentar as metas e os indicadores do negócio de forma simples para que todos compreendam.

Com isso o senso de responsabilidade dos colaboradores aumenta e consequentemente sua motivação, pois eles passam a ver o impacto do seu trabalho no grande cenário.

Como em uma pequena empresa geralmente não há um responsável exclusivo para cuidar da Comunicação Interna, é fundamental que a TV Corporativa possua recursos para otimizar a atualização de seus conteúdos.

No caso da Gestão à Vista, uma ótima forma de fazer isso é integrar a TV Corporativa com outros programas que possuam dashboards ou outras formas gráficas de exibir informações, como o PowerBI, Salesforce, Pipedrive, Trello, entre outros.

Veja:

TV Corporativa para Médias Empresas

Quando uma média empresa está em busca de novos canais de comunicação interna um dos principais desafios é manter o sentimento de pertencimento dos colaboradores, ou seja, continuar com funcionários engajados com o que fazem.

Isso acontece porque ela está passando pela transição de pequena para grande empresa e é neste momento que muitos aspectos precisam ser trabalhados constantemente.

Além da necessidade de se modernizar e inovar para acompanhar as tendências do mercado, problemas de comunicação começam a surgir durante esta transição, como por exemplo o rádio corredor.

Neste cenário, a TV Corporativa se torna um canal ainda mais estratégico. Os colaboradores não precisam buscar pelas informações, pois elas estão sempre disponíveis nas telas, o tempo todo.

É possível realizar campanhas de endomarketing e promover a marca internamente, fortalecer a cultura organizacional, organizar a maneira como a comunicação acontece e dessa forma melhorá-la.

É importante que durante essa transição, de pequena para grande empresa, todos os colaboradores saibam os objetivos dos gestores perante a organização e tenham consciência de onde se quer chegar.

Veja como aplicar essas estratégias com os seguintes artigos:

TV Corporativa para Grandes Empresas

Já as grandes empresas vêm com desafios e objetivos ainda maiores.

São muitos colaboradores em várias filiais e unidades para alcançar e a comunicação precisa acontecer independente dessas barreiras.

As informações precisam ser divulgadas de forma rápida, todos precisam saber o que acontece com a organização e dentro dela. Além disso, algumas empresas precisam que a comunicação seja a mesma em todas as unidades, outras já possuem a liberdade de segmentá-la.

Essas barreiras são facilmente derrubadas com a TV Corporativa, pois o software gerenciador de conteúdo permite que a comunicação aconteça da forma que a empresa demandar. A sede pode gerenciar toda a comunicação, de todas as unidades, ou então cada unidade pode gerir a sua comunicação.

Tudo vai depender do objetivo da sua organização e da forma que vocês trabalham, sem interrupções ou empecilhos de tempo para que campanhas, programas e eventos internos sejam divulgados.

Além da possibilidade de alocar telas no chão de fábrica para alcançar os colaboradores sem acesso a internet, uma das práticas utilizadas pelas grandes empresas é a implementação de telas no refeitório.

O refeitório é um local estratégico onde o comunicador tem a atenção dos funcionários e a programação pode ser combinada com entretenimento e notícias internas. Além disso, o tempo de permanência dos colaboradores em frente às telas é uma grande vantagem neste ambiente.

Veja:

Concluindo

Gestão à vista, endomarketing, engajamento, melhoria da comunicação e tantos outros objetivos podem ser alcançados com a TV Corporativa independente do tamanho da sua organização.

Portanto, as aplicações que citei são exemplos do muito que pode ser feito com esse canal que é tendência na Comunicação Interna das organizações.

Além deles, existem diversos outros objetivos que podem ser alcançados, como aumento da produtividade, otimização da comunicação interna, reconhecimento dos colaboradores e muito mais.

Você pode conferir 99 aplicações da TV Corporativa com este material: 99 Ideias de Conteúdos para TV Corporativa.

E se depois de ler sobre como a TV Corporativa pode ser utilizada por diferentes empresas você está convencido de que ela é o canal ideal para a sua estratégia de comunicação interna, não perca tempo e comece a alcançar os resultados o quanto antes.

Sobre o autor

Daniéli Closs

Relações Públicas por formação, com experiência em liderança, gestão de pessoas e comunicação interna. Conhecimento avançado em marketing digital, apaixonada pelo que faz e entusiasta da evolução.