Por Higor Lima
Como garantir uma comunicação ágil, que alcance todos os colaboradores, independente do departamento ou do perfil do funcionário?
O que a equipe de comunicação interna pode fazer para que a informação seja assimilada, sustentada e, ao mesmo tempo, também engaje os colaboradores?
Neste artigo, vamos conhecer um pouco da comunicação interna da empresa Alelo. Fomos até o escritório deles em Alphaville, São Paulo, e contamos com o auxílio das profissionais Nathalia Machado (Gerente de RH), Mariana Bonsignori (Analista de RH), Larissa Costa (Analista Comercial) e do Marcos Ruiz (Analista de Marketing) para contar como funciona a comunicação na empresa e como a TV Corporativa tem agilizado a distribuição das informações para os funcionários.
Confira como foi a entrevista:
Um Pouco Sobre a Alelo
No mercado desde 2003, a Alelo é uma empresa 100% brasileira, especializada em cartões de benefícios para os segmentos de alimentação, cultura, transporte e saúde.
Líder no mercado no setor de benefícios pelo Programa de Alimentação ao Trabalhador (PAT) do Ministério do Trabalho e Emprego, hoje a Alelo tem mais de 100 mil clientes cadastradas e cerca de 600 mil estabelecimentos onde o usuário consegue usar os benefícios do cartão.
Ao longo dos anos a empresa já recebeu diversos títulos que reconhecem a importância dada aos colaboradores. Alguns deles são: Prêmio Você S A 150 Melhores Empresas para se trabalhar (2017); Empresas mais admiradas para se trabalhar pelo Love Mondays (2019) e Ranking GPTW melhores empresas para trabalhar em Barueri e Região (2019).
Cultura & Comunicação na Alelo
Tendo como base a transparência, a Alelo viu na comunicação uma forte aliada para, não só trabalhar os valores da empresa, como também engajar colaboradores.
Em um cenário com mais de 700 funcionários, alocados entre escritório e trabalho em campo, Nathalia Machado, gerente de RH da empresa, defende que campanhas internas alinham as pessoas e fazem eles se sentirem verdadeiramente parte da empresa.
“A cultura da Alelo é uma cultura bem transparente […] então para o colaborador saber de fato qual a participação dele dentro dos negócios e das metas da empresa a gente precisa garantir que a comunicação interna seja constante e que as informações cheguem para ele”, comenta Nathalia.
O departamento responsável por desenvolver a comunicação interna e fortalecer a cultura corporativa tem como principal desafio fazer com que as informações cheguem a todos no prazo certo e que sejam interpretadas corretamente.
Para isso, eles contam com diversos meios de comunicação, que vão desde intranet e encontros face a face, até canais de comunicação mais ágeis como WhatsApp, Newsletter e TV Corporativa.
“Queremos garantir que aquilo que a gente acabou de decidir chegue no colaborador em primeira mão, antes de qualquer divulgação na mídia. Esse é o desafio: com essas informações constantes e rápidas, garantir que o colaborador perceba que a comunicação interna também tem essa mesma agilidade”, completa Nathália.
A TV Corporativa Alelo
Como solução para disseminar a informação para os mais de 400 colaboradores alocados dentro do escritório, a Alelo optou por ter a TV Corporativa como canal de comunicação, justamente por ser uma ferramenta, segundo a analista de RH Mariana Bonsignori, rápida, dinâmica e eficaz para manter todos bem informados.
“A TV Corporativa engaja, comunica e chama a atenção das pessoas. […] Os colaboradores gostam de se ver na TV, lembram dos prazos com as campanhas que colocamos na programação e reconhecem o trabalho dos próprios colegas”, lista Mariana.
Programação da TV Alelo
Instaladas em espaços com grande fluxo de pessoas, como os espaço de convivência dos andares, as telas de TV Corporativa da Alelo têm como objetivo trazer informes ágeis sobre projetos e campanhas internas, assim como reconhecer os colaboradores.
“O que é mais importante e destaque no nosso boletim enviado por e-mail a gente coloca na TV e fica por uma semana. Veiculamos também todos os nossos reconhecimentos, campanhas, alguns vídeos informativos, aniversariantes, filhos dos colaboradores que nasceram e conteúdos que mostrem os funcionários, porque eles gostam de se ver na TV”, comenta Mariana.
Na empresa há mais de 5 anos, a colaboradora Larissa Costa, da área comercial da Alelo, relata que vê a TV Corporativa como um canal de comunicação que estimula a integração. É através da programação – que ela assiste no momento que está tomando um cafézinho no refeitório ou passando pelos corredores – que ela vê os colegas que estão sendo reconhecidos, os novos colaboradores contratados pela Alelo, além dos aniversariantes do dia.
“Estou na Alelo há 5 anos e tem muita gente nova que a gente acaba não conhecendo por conta da correria ou por não interagir com determinada área. Às vezes eu passo pela TV Corporativa e vejo que tem uma pessoa que está fazendo aniversário ou que foi reconhecida e que, às vezes, eu nem sabia que trabalhava aqui. Então acho legal essa interação que a gente tem com essa ferramenta de comunicação porque a gente consegue saber o que está acontecendo de fato na empresa como um todo”, relata Larissa.
Além dos conteúdos criados pela própria Alelo, eles também contam com os conteúdos prontos disponibilizados pela Progic. Conteúdos de conscientização (como Outubro Rosa e Novembro Azul), festivas (como Festa Junina e Dia das Crianças), séries especiais (“Como Melhorar o Ambiente Corporativo” e “Dicas de Turismo”), são alguns exemplos de conteúdos prontos que a Alelo incorpora em sua programação.
Processo de Contratação e Implantação com a Progic
A TV Corporativa é um canal de comunicação usado pela Alelo há mais de 6 anos. Mas a experiência nem sempre foi positiva.
A partir de uma pesquisa com líderes e colaboradores, foi observado pela equipe de Gente & Inovação que, antes de contratar os serviços da Progic, a TV Corporativa ficava fora do ar constantemente e o potencial do canal acabava sendo prejudicado.
“Nossos comunicadores, grupo de pessoas de outras áreas que apoiam o departamento de comunicação, falaram que a TV ficava fora do ar o tempo todo. O canal é muito importante para a empresa, pois traz informações rápidas que ajudam os colaboradores a lembrar de atividades, como o prazo de avaliação de desempenho, e sustentam as informações dos outros canais”, comenta Nathalia.
Foi nesse momento que a Progic apareceu para auxiliar a Alelo na missão de engajar e comunicar de maneira ágil e eficaz os colaboradores.
“A gente foi buscar um parceiro que garantisse um atendimento 24/7 e que conseguisse trazer satisfação do colaborador com a TV Corporativa”, Nathalia Machado.
Entretanto, o que deixou a equipe de comunicação da Alelo preocupada foi o processo de transição de um fornecedor para o outro.
“Um ano antes de contratar a Progic a gente tinha mudado toda a identidade visual da Alelo e quando contratamos o serviço de implantação da Progic, para otimizar nossa programação, nós não queríamos mudar tudo de novo. A Progic foi super flexível nesse sentido. Eles fizeram um novo layout para nossas editorias fazendo uma releitura daquilo que já existia e ficou muito melhor. A programação ficou mais dinâmica e divertida de olhar”, conta Mariana.
Nathalia ainda reforça dizendo que o canal TV Alelo ficou mais fluida, fun e ágil.
“A gente tem um volume muito grande de trabalho, temos a missão de garantir que a informação chegue no colaborador no tempo que ele precise. Então, às vezes estamos tão focados na operação que um olhar de fora faz toda a diferença e eu acho que a Progic consegue aportar esse conhecimento e essa expertise.”, comenta Nathalia sobre o motivo da Alelo ter contratado, além da solução de TV Corporativa, a consultoria de implantação da Progic.
Parceria com a Progic
A parceria entre Progic e Alelo vem antes mesmo da contratação da TV Corporativa e dos serviços para o Grupo Elopar.
Isso porque a Alelo tem um programa de fidelização para clientes que oferece alguns serviços agregados para a renovação de contratos. Dentre esses serviços está a TV Corporativa da Progic.
“A área de Multisserviços da Alelo é responsável por ficar pensando em produtos e serviços para oferecer aos clientes no momento de fidelização de contrato e eles tinham feito um contato com a Progic. Colocamos vocês em nosso portifólio de serviços ofertados e o feedback dos clientes foi superpositivo. Assim, decidimos usar a TV Corporativa da Progic internamente também”, finaliza Nathalia.
Histórias Para Compartilhar: Campanhas Internas de Sucesso
“Um case de sucesso é a campanha que está acontecendo esse ano aqui na Alelo. Nós tiramos fotos do pessoal daqui de dentro e usamos eles mesmos nas campanhas internas. Então eles se veem por toda a empresa através de cartazes e podem participar mandando ideias. É uma ação que movimenta a empresa e engaja o colaborador”. Mariana Bonsignori, analista de RH.
.
“Uma ação feita pela Alelo que eu gostei bastante foi para comemorar os 16 anos da empresa. Os colaboradores foram convidados para revitalizar um parque da região. Como o próprio presidente daqui comentou: a gente poderia ter um bolo, fazer um Happy Hour, mas fizemos uma ação que trouxe um valor muito maior para nós. Isso foi bem bacana e diferente, me marcou bastante”. Marcos Ruiz, analista de marketing .
.
“Uma das campanhas aqui que gosto bastante e é uma forma de reconhecimento dos colaboradores é o “Mandou Bem!”, onde geralmente a gente recebe um cartãozinho de agradecimento quando realizamos uma entrega diferenciada e o RH vem, tira foto nossa, registra o momento, chama todas as pessoas para comemorar e depois eles divulgam na TV Corporativa. E acho que isso é muito importante para todo mundo, não só para quem recebe, mas para os outros colaboradores que ficam felizes de saber que o colega foi reconhecido”. Larissa Costa, analista comercial.
Gostou de conhecer um pouco sobre a Comunicação Interna da Alelo e a forma com que eles trabalham a agilidade na hora de comunicar através da TV Corporativa?
Potencialize também sua forma de se comunicar com os colaboradores. Conheça mais sobre a Progic.