Conteúdos Progicast

Transformação Digital nas Organizações – Progicast com Joacir MartinelliTempo de Leitura: 4 minutos

podcast transformacao digital
Escrito por Higor Lima

Ouça o Progicast na íntegra, é só dar o play 😉


Em nossa volta, a tecnologia está mudando rapidamente o modo como vivemos, desde o modo de trabalhar, até a forma com que nos divertimos . E embora essa tecnologia ainda esteja em processo de adesão na sociedade, quem usa já consegue tirar ótimas oportunidades e insights para criar novos modelos de negócios e serviços.

De acordo com o Fórum Mundial de Economia, as organizações Fortune 500 (maiores corporações do mundo de acordo com a receita) que aderiram à transformação digital estão gerando 8% a mais em ganhos operacionais a cada ano do que as que ficaram para trás.

Suas boas práticas refletem diretamente no engajamento dos clientes, sejam eles externos ou internos, além de otimizar operações e transformar seus produtos e serviços.

Mas afinal, você sabe o que é transformação digital?

Para desenvolver melhor o assunto, convidamos o palestrante e diretor da Duomo Educação Corporativa, Joacir Martinelli, para estrear um novo projeto do Endomarketing.TV: o Progicast – o podcast da Progic para falar sobre liderança, gestão de pessoas, comunicação interna e TV Corporativa.

Martinelli abre a primeira temporada da série de entrevistas que fizemos, falando sobre os processos e estratégias para desenvolver as competências de líderes e equipes na era de transformação digital.

Transformação Digital nas Organizações – Confira alguns trechos da conversa!

 

Progic – Por que tem se falado tanto em Transformação Digital nos dias de hoje?

Martinelli – “É importante destacar que as mudanças acontecem por causa do empoderamento do que o cliente possui, porque ele consegue muito mais informações e consegue se manifestar mais fácil com as redes sociais. E esse é o grande precursor das mudanças”.

“[…] Transformação Digital tem muito mais a ver com a transformação do que com o digital. A tecnologia sozinha não vai fazer a transformação e sim as pessoas que precisam identificar as necessidades para melhorar seus negócios. Sem a visão humana e empreendedora a transformação não acontece”.

Progic – Qual o impacto da tecnologia no mercado? Ela vai acabar com algumas profissões?

Martinelli – “Não é a tecnologia que está acabando com alguns negócios. Existem clientes que não estão satisfeitos. Em todos os negócios o que pode te substituir é seu cliente não estar satisfeito”.

Progic – O que muda no comportamento da equipe com a ajuda da tecnologia?

Martinelli – “Empresas precisam aprender que não basta apenas ter esse colaborador inovador se você não tiver uma cultura que dê conta desse colaborador”.

“Colaborador não é um “tarefeiro” mas ele é uma pessoa que incomoda, entra em outros departamentos que não tem a ver com ele. […] O grande desafio dos gestores é sair da operação para atuar com pessoas e conseguir resultados a partir deles”.

Ouça a conversa na íntegra:

Quer saber mais sobre o assunto e entender qual o papel do líder nessa transformação digital?

Então baixe gratuitamente o e-Book Papel do Líder no Desenvolvimento dos Colaboradores que fizemos em parceria com a Duomo Educação Corporativa clicando aqui ou na imagem abaixo.

cta-desenvolvimento-dos-colaboradores


Sobre o convidado: Joacir Martinelli

joacir martinelliMartinelli desempenha o papel de líder na área de Gestão de Pessoas há 20 anos e há 16 atua como Consultor Organizacional. Com um olhar moderno sobre a questão do aprendizado organizacional, criou o Método de 7 Passos da Duomo Educação Corporativa, o qual desempenha papel fundamental no sucesso de todos os programas. É coautor do livro Team & Leader Coaching – Editora Ser Mais.

Dedicar-se em elaborar o design thinking dos projetos da Duomo Educação Corporativ também faz parte da atuação de Martinelli, onde ele certifica-se que todos os projetos entregues pela organização estejam dentro da metodologia Duomo, dentro das necessidades do cliente e de acordo com a premissa essencial da organização que é, “entregar o que é prometido gerando resultados mensuráveis”.

Com sua senioridade no ramo de aprendizado corporativo e consultoria organizacional, contribui apresentando suas vivências empresariais e os resultados na Duomo Educação Corporativa no Encontro Sul-Americano de Recursos Humanos (ESARH) nos anos de 2014 e 2016, na Conferência intitulada Educação Corporativa Exchange no ano de 2015 e para a ABRH-PR no ano de 2013. Mostrando mais uma vez sua expertise no campo organizacional atuou como jurado do Prêmio Ser Humano Luiz Hamilton Berton da ABRH nos anos de 2012, 2013, 2014 e 2015. Foi também professor convidado para ministrar aulas de MBA in company do ISAE/FGV e da Universidade Positivo.

Martinelli é conhecido por sua assertividade na facilitação, fato que o torna referência na geração de insights transformadores para seus clientes e parceiros.

Fonte: Duomo Educação Corporativa

Sobre o autor

Higor Lima

Misture o interesse por histórias com a vontade de conhecer culturas diferentes. Acrescente uma boa dose de aventura e uma pitada de emoção. Leve ao forno até se formar em Jornalismo e terminar a pós graduação em MBA Marketing. Sirva com alegria, disposição e um axé ao fundo.