Por Danieli Closs

Existem diversos tipos de cultura organizacional. Saber as características culturais e em qual tipo de cultura sua empresa se enquadra é muito importante, principalmente para os gestores, que devem contratar pessoas que se encaixem no perfil da empresa.

Uma das principais funções da cultura é guiar as atitudes, alinhar os colaboradores com os objetivos, promover valores em comum e proporcionar experiências únicas para eles. Somos propensos a nos dedicarmos mais por um grupo do qual nos sentimos parte, do qual sabemos que podemos contribuir.

Neste artigo, vamos entender o que é cultura de uma empresa e quais os tipos de cultura organizacional, baseadas nos estudos do autor Charles Handy.

O que é Cultura Organizacional

A cultura se refere ao que um grupo de pessoas compartilha. Esses fatores se manifestam na linguagem, nas roupas, na rotina e nas ações. Todos os dias reforçamos a nossa cultura, através do que vestimos, na maneira que falamos e na forma como agimos.

Nossa cultura é moldada pela nossa história, costumes e tudo o que aprendemos ao longo da vida, principalmente os valores que nos são repassados.

Portanto, o conceito de cultura organizacional, segundo Edgar Schein, é:

“O conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender a lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna e que funcionaram bem o suficiente para serem considerados válidos e ensinados a novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir, em relação a esses problemas.”

A cultura organizacional possui algumas características citadas por pesquisadores da área e que ajudam a entender melhor como ela é formada.

Mas quais são elas?

São 7 características principais:

  • Inovação;
  • Atenção aos detalhes;
  • Orientação para os resultados;
  • Orientação para as pessoas;
  • Orientação para as equipes;
  • Agressividade e estabilidade.

Então, será possível identificar a cultura de uma organização, analisando a forma como os colaboradores percebem essas características. Por exemplo, avalia-se a importância e o quanto se é investido em cada uma delas.

Tipos de cultura organizacional

Agora vamos entender os tipos de cultura que uma organização pode possuir. Vamos analisar os propostos por Charles Handy, filósofo irlandês especializado em comportamento organizacional.

Os tipos de cultura organizacional são:

Cultura do poder

Nesse tipo de organização, a cultura é voltada ao poder e esse é mantido por apenas algumas pessoas, essas que são capazes de influenciar toda a organização. Geralmente é o caso de empresas menores, em que o poder é centrado no dono.

Uma empresa com esse tipo de cultura é orientada a resultados e existem poucas regras e regulamentos, visto que o que acontece é dito por aqueles com poder de decisão.

Cultura dos papéis

Diferente das empresas com cultura de poder, uma organização com cultura de papel é orientada por regras, cargos e funções definidas. O poder, neste tipo de organização, é determinado pela posição de uma pessoa na estrutura organizacional.

Normalmente são empresas mais burocráticas, hierárquicas e que não costumam assumir riscos.

Cultura das tarefas

Nessa cultura, o foco está nos projetos e o poder está nas mãos de quem tem capacidade de resolver o problema, podendo ser uma equipe formada apenas para tal. Com maior flexibilidade, há maior possibilidade de mudanças e liberdade para agir com criatividade.

Cultura de pessoas

Em uma organização com cultura de pessoas, o colaborador está sempre em primeiro lugar e independente do cargo que ocupa, suas ideias serão ouvidas. Há a consciência de que a empresa existe porque as pessoas estão ali e constantemente são incentivadas e valorizadas.

Além dos tipos, uma cultura ainda pode ser considerada forte, fraca, adaptativa ou conservadora. Vejamos o que as diferencia:

Cultura forte

Em uma organização com uma cultura forte, os valores são compartilhados entre todos os membros envolvidos, como deve ser. A cultura é estruturada e influencia comportamentos, faz parte de todas as etapas, desde a contratação até o fim de um contrato.  

Cultura fraca

Uma cultura fraca se distingue por permitir mudanças frequentes nos valores ou hábitos. Normalmente é o caso de empresas jovens, que estão construindo sua maneira de ser, e por serem pequenas, se torna possível informar o que muda ao todo de forma fácil e rápida.

Cultura adaptativa

Uma cultura adaptativa, como o próprio nome diz, é aberta a mudanças e inovação. Uma organização com uma cultura assim flexível, normalmente realiza atualizações e busca revisar constantemente seus valores e características. Guiadas pela criatividade e inovação estão em constante adaptação, mas mantendo a estabilidade e garantindo que a identidade e a essência permaneçam.

Cultura conservadora

Organizações com a cultura organizacional conservadora, são aquelas que dificilmente mudarão os hábitos e os valores. Elas possuem costumes e tradições enraizadas e independente das mudanças no cenário exterior, permanecem as mesmas ao longo do tempo.

Conclusão

Se preocupar em construir a cultura organizacional é uma maneira de garantir que todos os colaboradores estarão em sintonia entre si e engajados com a organização. É a cultura que vai definir o perfil de quem será contratado, vai definir quem vai querer ficar e fazer parte do time, ou não.

Quando alguém relaciona o trabalho com a própria identidade, esse profissional torce pela empresa, contribui para o crescimento dela e sabe da importância do seu próprio trabalho.

Ter colaboradores engajados com o trabalho que realizam, se sentindo parte do time e contribuindo com o crescimento da organização como um todo, é o sonho de qualquer empresa, pois esses colaboradores proporcionarão muitas vantagens e resultados.

Dedicação, comprometimento, motivação e engajamento são uns dos principais benefícios que construir uma cultura organizacional forte pode proporcionar. A cultura é o lado humano da empresa e seu significado muitas vezes não é considerado tão importante quanto deveria.

“Se você não desenvolver a cultura de sua organização, ela se desenvolverá sozinha… e se isto acontecer, você estará assumindo um risco.” – Monique Winston

Leia mais sobre Cultura Organizacional em nosso artigo completo sobre o tema:

cultura organizacional artigo em pdf
Endomarketing.tv Favicon

Conheça a Progic

TV Corporativa Progic - Visite nosso site

Materiais Gratuitos

Kits de Endomarketing - Download Gratuito
Ebooks - Download Gratuito
Ferramentas - Download Gratuito

Em Destaque

Calendário de CI 2024
Ebook - 99 Ideias de Conteúdos para a TV Corporativa

Receba as novidades

Inscreva-se em nossa Newsletter

Tudo Sobre:

Ouça o Progicast

Progicast

Nos Acompanhe

Telegram

Escrito por Danieli Closs

Comunicadora, especialista em marketing digital e usa do poder das palavras para se conectar com as pessoas. Feminista ativista, inconformada e questionadora, busca diariamente impactar o mundo positivamente, também através do trabalho.
4.7 3 Votos
Gostou deste artigo?
Inscreva-se
Notify of
guest
1 Comentário
Mais votados
Mais novos Mais velhos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários