Por Higor Lima

Ouça o Progicast na íntegra, é só dar o play 😉


Antigamente quando a gente falava sobre sustentabilidade, era muito comum ter o termo ligado apenas ao ato de reciclar papel ou de separar o lixo corretamente, por exemplo.

Mas hoje, esse conceito de sustentabilidade evoluiu e está transformando não apenas o indivíduo, mas também o propósito das empresas do mundo todo.

Se antes a ideia era “vamos ajudar a natureza para parecer legais aos consumidores”, atualmente a preocupação com o meio ambiente é genuína e faz parte da cultura das organizações.

Segundo pesquisa realizada pela consultoria McKinsey e Company Global, o número de empresas que tratam a sustentabilidade como prioridade aumentou para 13% em 2014 com relação aos 5% de 2012.

Pensar sustentável é um diferencial de negócio e uma oportunidade para aumentar os lucros. Essa é a conclusão do portal de pesquisa Opinion Box, que mostrou que 54% dos consumidores dão preferência para marcas reconhecidas por cuidar do meio ambiente.

Por isso, sustentabilidade nas empresas é o tema do nosso quarto Progicast, que entrevistou a jornalista e idealizadora do canal Desavesso, Maria Fernanda Teixeira.

Sustentabilidade nas Empresas – Confira alguns trechos da conversa!

Progic – Como podemos definir sustentabilidade?

Maria Fernanda – “A sustentabilidade surgiu de um conceito que buscasse integrar o uso sustentável dos bens, para que a gente tivesse esses bens para as próximas gerações. Então a ideia é justamente essa: cuidar de itens que possam ser usados na geração atual mas que as próximas também possam consumir.”

Progic – Por que é tão estratégico as empresas pensarem de forma sustentável?

Maria Fernanda – “Não é só para parecer bonito, mas justamente para ser responsável e sustentável. A gente vive em um planeta e só tem ele [..] então está surgindo uma consciência em respeito a essas questões. A segunda questão que tem muito potencial dentro das empresas é ela conseguir se colocar no mercado de uma maneira responsável para os outros. Eu vejo muitas empresas pensando sustentável por objetivo de facilitar a vida dos consumidores. E o consumidor que sabe que tem uma empresa que ele pode contar, que é responsável e que facilita a vida dele, o que mais que ele vai querer né?!”.

Progic – É possível pequenas empresas também trabalharem com propósitos sustentáveis?

Maria Fernanda – “É muito possível e necessário! A empresa não pode ficar esperando crescer para pensar nessas questões. Eu vejo a sustentabilidade como uma mudança de hábitos muito pontuais, por exemplo: usar ecobag ou canudo sustentável. […] Isso é importante porque as pessoas vão gerar um impacto, e se todo mundo mudar um pouquinho ela [a empresa] vai gerar um impacto muito grande”.


Escute o Progicast também no Spotify!

Sobre a convidada: Maria Fernanda Teixeira

sustentabilidade nas empresas - maria fernanda teixeira

Formada em Jornalismo, Maria Fernanda Teixeira é uma das idealizadoras da empresa Desavesso, uma empresa que tem foco na difusão de conteúdo sobre moda consciente.

Com um canal no Youtube, Maria Fernanda, junto com Nicoly França, abordam temas como estilo próprio, consumo consciente, slow fashion, autoconhecimento, autoestima e empoderamento. O objetivo do projeto é fazer com que as pessoas invistam no seu estilo próprio, se conheçam mais e, assim, consumam de forma mais consciente, buscando alternativas sustentáveis para consumir moda.

LinkedIn: Maria Fernanda Teixeira


Confira também nosso artigo com ideias de ações de endomarketing para a Semana do Meio Ambiente, com um kit gratuito de materiais para a comunicação de sua empresa:

CTA-semana-do-meio-abiente


Endomarketing.tv Favicon

Conheça a Progic

TV Corporativa Progic - Visite nosso site

Materiais Gratuitos

Kits de Endomarketing - Download Gratuito
Ebooks - Download Gratuito
Ferramentas - Download Gratuito

Em Destaque

Calendário de CI 2024
Ebook - 99 Ideias de Conteúdos para a TV Corporativa

Receba as novidades

Inscreva-se em nossa Newsletter

Tudo Sobre:

Ouça o Progicast

Progicast

Nos Acompanhe

Telegram

Escrito por Higor Lima

Misture o interesse por histórias com a vontade de conhecer culturas diferentes. Acrescente uma boa dose de aventura e uma pitada de emoção. Leve ao forno até se formar em Jornalismo e terminar a pós graduação em MBA Marketing. Sirva com alegria, disposição e um axé ao fundo.
0 0 Votos
Gostou deste artigo?
Inscreva-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários